PREFÁCIO

A Saciedade dos Poetas Vivos Digital – vol. 3, lançada simultaneamente com o vol. 2, tem, como todas as anteriores, a característica de reunir dezessete poetas vivos, das mais diversas tendências, sem preconceito contra qualquer proposta estética, pois todas se complementam e enriquecem a nossa literatura. É assim que você encontrará, aqui, do soneto ao poema visual, fazendo com que você navegue por diversos matizes e nuances da fala poética, em uma delicosa alternância de passos e compassos rítmicos. No entanto, convém nos determos um pouco mais nessa exuberância estilística x visão de conjunto.

Uma das caracteísticas marcantes da pós-modernidade é o debate em torno de assuntos que, outrora, eram pouco usuais (ainda mais em poesia) por serem considerados tabus ou reservados, de foro íntimo; hoje, há o confronto de diversas vozes, para tirarmos nossas próprias conclusões, depois de ouvir esse concerto polifônico. A sociedade pós-moderna, desconfiando de toda verdade absoluta, rejeita imposições autoritárias e essa convivência democrática, essa diversidade de falas e de propostas estéticas é marca registrada de um questionar consciente, constante e libertário.

Assim sendo, não se veja nas temáticas da Saciedade dos Poetas Vivos Digital um mero dado aleatório: é através dela que respeitamos essa polifonia de vozes, sem esgarçar fragmentariamente a obra enquanto um todo. Dentro da multiplicidade de tendências a proposta temática é o elo estrutural entre todos os textos, transmitindo unidade à obra. Por outro lado, diversas cabeças pensantes refletindo sobre um único tema, proporcionam uma visão abrangente do mesmo, mobilizando o leitor para múltiplos aspectos da mesma questão, refletindo sobre os mais variados ângulos dela. O tema deste volume é Corpos, um vasto assunto, que abrange desde os corpos celestes até o corpo social, sem esquecer, obviamente, do corpo individual e telúrico, com toda a infinidade de sensações, necessidades e prazeres.

A partir do volume 2, resolvemos fazer convites especialíssimos. Desta feita, contamos com a participação de dois poetas internacionalmente consagrados, abrilhantando a antologia: Affonso Romano de Sant'Anna e Gilberto Mendonça Teles, grandes poetas e pensadores teóricos (professores de literatura), que se mantém intensamente antenados com a poesia contemporânea, e que nos ajudam melhor a compreendê-la através de suas brilhantes obras.

Você pode até ter suas predileções, gostar mais de um autor do que de outro, mas provavelmente, ao final, concordará conosco que cada um dos poetas que participam desta Antologia tem muito a contribuir com sua palavra para o debate da atualidade, e que todos visam, cada qual a seu modo, um maior e mais profundo entendimento do pensamento humano.

Urhacy Faustino e Leila Míccolis
EDITORES

Lançamento Oficial: 17/18 de janeiro de 2007


Créditos:

Capa: Vande Rotta Gomide
Título: Eduardo Feijó Netto Machado
Seleção de autores e de textos: Leila Míccolis
Webmaster: Urhacy Faustino
Apoio cultural e Divulgação: CaravanaCult (Christina Herrmann e Clauky Saba)

Cathia de Almeida
Voltar à capa da Saciedade dos Poetas Vivos

Affonso Romano de Sant'Anna

Melhor visualização com tela cheia

Mande seu comentário por e-mail, disponibilizaremos alguns