OBJETIVO

Trata-se de uma iniciativa que pretende reunir os poetas brasileiros mais representativos de todos os tempos: dos quinhentistas aos internautas, dando um significativo e extenso panorama da poesia feita em nosso país,  durante estes cinco séculos de Descobrimento.
O projeto se dispõe a colocar em uma antologia cerca de 400 poetas vivos e mortos, reunindo passado e presente literários brasileiros, indispensável ao pesquisador, ao educador, aos alunos, ao historiador, ao literato, escritores e aos amantes da poesia.
Para realizar tal objetivo, fizemos extensa pesquisa para escolher, com rigor crítico e através de dados pessoais, os poetas que mais contribuíram para o panorama poético nacional, muitos deles também jornalistas, professores, diplomatas,  biblioteconomistas, etc.
Podemos resumir nosso método de trabalho da seguinte maneira: catalogamos cada poeta de acordo com sua época e, conseqüentemente, com a escola ou movimento literário aos quais pertence: quinhentismo, arcadismo, romantismo, parnasianismo, simbolismo, modernismo (protomodernismo, e pós-modernismo), vanguardas, concretismo, geração 70 e poetas deste final de século, ou seja, a poesia atual, rica de manifestações poéticas, inclusive multimídias – poesia holográfica, visual, computer  poetry, sonora, etc.
Cada escola ou movimento tem, como introdução, uma breve apreciação de um participante, expert ou professor de literatura, que lhe dará as explicações e os contornos teóricos necessários para a localização e melhor compreensão da poesia dentro de seu contexto histórico-social.
Além de preencher a lacuna dos livros didáticos escolares, que não analisam nem compilam os novos movimentos poéticos nacionais, este volume ainda será de grande utilidade na área de literatura comparada, pelos dados e informações que conterá. Cada poeta terá um resumo de seus dados biobibliográficos e a transcrição de uma poesia.
Este projeto será lançado nas comemorações do ano 2000, pela Editora Blocos, do Rio de Janeiro, junto aos festejos dos quinhentos anos de Descobrimento.
“Brasil – 500 Anos de Poesia” mostrará a exuberância de nossa mais nobre matéria-prima: a criatividade de nossa gente, constituindo-se em uma grande homenagem e uma profunda prova de amor à nossa Terra, e aos seus poetas.

 

CONCEPÇÃO, PESQUISA E EDITORA

A pesquisa está a cargo de Leila Míccolis, escritora carioca de cinema, teatro e televisão, poeta com cerca de trinta livros de publicados, vinte e três em poesia, tendo seu livro mais recente “Sangue Cenográfico”, Ed. Blocos, 1998, prefácios de quarto renomados intelecutais brasileiros: Ignácio de Loyolla Brandão, Heloísa Buarque de Hollanda, Gilberto Mendonça Telles e Nélida Piñon (ex-Presidente da Academia Brasileira de Letras). Tem poemas traduzidos para o inglês, francês e espanhol, constando de obras em Portugal, Estados Unidos, México, Espanha, Angola, Sua obra poética é citada e analisada por escritores como: Affonso Romano de Sant’Anna (Ed. Vozes/1978), Glauco Mattoso (Ed. Brasiliense/1981),  Jair Ferreira dos Santos (idem/1986), Assis Brasil (Ed. Imago/FBN/UMC, 1998) e está no Banco de Dados Informatizados do Banco Itaú – Módulo Literatura Brasileira, Setor Poesia (categoria: “Tendências Contemporâneas”), selecionada ao lado dos nomes mais significativos da atualidade. Em 1977, foi publicada  pelos “Cadernos Poesia Brasileira” - vol. 4, “Poesia Contemporânea”, editado pela mesma instituição, onde constam apenas 15 poetas mais importantes da literatura brasileira atual. Na área de pesquisa, fez também parte do corpo redacional da Enciclopédia da Literatura Brasileira, 2 vol., editada pelo Ministério da Educação/OLAC, RJ, 1990.

A concepção gráfica é de responsabilidade de Urhacy Faustino, paulista, romancista e autor de literatura infantil (Ed. Moderna, com livro já na 8ª edição), poeta, com oito livros de poesia já editados, artista plástico, com diversas exposições no Rio de Janeiro, webmaster da revista eletrônica do mesmo nome: Blocos, site literário brasileiro, mais premiado pela qualidade de seu design exclusivo, feito por ele próprio. A home page de Blocos tem prêmios internacionais de diversos países: Itália, França, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suécia, etc., totalizando 70 prêmios até a presente data. Com cerca de 1.200 poetas brasileiros contemporâneos on line. É também o diretor executivo e o programador gráfico da Editora Blocos, que, com o Catálogo da Produção Poética impressa nos anos 90, obteve prêmio da  IWA – Internacional Writers and Artistes Associations/U.S.A.  (“The Best Catalog of Poetry”- 1996).

A Blocos – Editora, Consultoria, Assessoria, Produções Artísticas, Ltda., empresa, incumbida de publicar a obra “Brasil - 500 Anos de Poesia”, é de propriedade de Urhacy Faustino e Leila Míccolis. A firma tem 10 anos de atuação no mercado, diversos prêmios pela qualidade de seus livros e ousadia de suas iniciativas. Sua linha editorial é voltada principalmente para a poesia brasileira, tendo mais de 100 livros nesta área, e de sua lista de autores já constam grandes nomes como Hygia Ferreira (professora que descobriu livro de poemas de Euclides da Cunha), Ney Reis, Celso Gutfreind, Gilberto Mendonça Telles, Eunice Arruda, Políbio Alves, Clélia Romano, Hugo Pontes, Sebastião Nunes, Philadelpho Menezes, Álvaro de Sá, Fernando Py, Alice Ruiz, entre outros. Pela Internet, mantém a Livraria Virtual, onde podem ser vista a qualidade gráfica de seu trabalho editorial.

FICHA TÉCNICA
APOIO TÉCNICO   - PluriCorp S.A.
REALIZAÇÃO   - Poesia & Atos
DIREÇÃO DE APOIO TÉCNICO - Sandra Butcher
Vladimir Rioli
EDITORA    - Blocos Editora
CONCEPÇÃO   - Urhacy Faustino
PESQUISA    - Leila Míccolis
DIREÇÃO DE NÚCLEO  - Assef Kfouri

PRODUÇÃO EXECUTIVA  - Bia Venturini

 

NOSSA EMPRESA

 

A Pluricorp S.A, já com dez anos de atuação no mercado, presta serviços de consultoria e assessoria especializada(engenharia financeira e societária), tanto a empresas industriais e comerciais, como a instituições financeiras.

Organizada em seis núcleos de atividades, a PluriCorp S.A pode assim oferecer seus serviços dentro dos padrões técnicos que esse tipo de consultoria requer, harmonizando celeridade de procedimentos com qualidade e eficiência.

Com uma equipe técnica de coordenadores e consultores especializados, os núcleos contemplam modelagens personalizadas, voltadas para implementar projetos, nos mais variados mercados, considerada não só a peculiaridade de cada um deles, mas também a conjuntura de cada estruturação.

Dentro desse conceito de modelagens personalizadas, a PluriCorp S.A oferece os seguintes núcleos de trabalho: Núcleo de Mercado de Capitais, Núcleo de Gestão Contratada, Núcleo de Gestão de Passivos, Núcleo de Autogestão, Núcleo de Gestão Imobiliária e Núcleo de Marketing Cultural.

O Núcleo de Marketing Cultural tem como objetivos: captar recursos junto a empresas privadas e/ou estatais, para investimento em projetos de arte e cultura, com base nas leis federais, estaduais e municipais de incentivo fiscal; criar projetos com recursos próprios ou obtidos via mecenato, patrocínio, parceria ou incentivo fiscal; administrar recursos de projetos incentivados ou patrocinados; editar e publicar livros e cds, sobretudo de literatura; produzir e/ou organizar  eventos de arte e cultura.

O INVESTIMENTO EM CULTURA

 

Os incentivos que o governo oferece a empresas que investem em projetos culturais vêm confirmar, entre nós, a forte tendência internacional no mundo dos negócios: a crescente opção pelo marketing cultural.

A legislação federal de incentivo à cultura(Leis Rouanet e do Audiovisual) tem dado grande estímulo à produção cultural e artística no país, facilitando a parceria entre produtores e empresas.

O projeto “Adote um Escritor”, ao abrigo da Lei Rouanet, permitirá que o investidor deduza 4% de seu imposto de renda.

DIVULGAÇÃO

 

• Forte ação de assessoria de imprensa, na cidade de São Paulo, com 60 dias de antecedência ao lançamento;
• Coquetel de lançamento do livro em noite de autógrafos;
• Divulgação do livro pela internet em site próprio e por intermédio de envio de  e-mail para tres mil endereços eletrônicos;
• Divulgação do lançamento em todos os jornais do interior do estado de São Paulo, via mala direta;
• Distribuição do livro para bibliotecas públicas e entidades públicas das áreas de educação e cultura.

RETORNO DE INVESTIMENTO

 

• Isenção de 4% do imposto de renda;
• logomarca institucional e/ou de produto, com destaque de chancela de apresentação, em toda ação gráfica do trabalho;
• citação do patrocinador em toda a ação de assessoria de imprensa, sempre que possível;
• peça promocional, fornecida pelo patrocinador, oferecida no coquetel de  lançamento e que será anexada ao press-kit de imprensa;
• banner com logomarca institucional e/ou de produto, com destaque de chancela  de apresentação na página de abertura do site;
• 1.500 livros para o patrocinador.

VALOR DO INVESTIMENTO

PRODUÇÃO LIVRO:                                  R$   112.400,00
DIVULGAÇÃO :                                           R$     30.400,00
ADMINISTRAÇÃO DO PROJETO:            R$     22.010,00
CAPTAÇÃO:                                                R$     21.700,00
IMPOSTOS:                                                 R$     17.784,63

TOTAL:                                                         R$   244.294,63

 

CONTATO COMERCIAL:     PluriCorp S/A - Núcleo de Marketing Cultural
                                                   Av. Paulista, 2439 - 10º andar
                                                   Tel.: (011) 3060-9700 / 3060-9490

início do projeto
 

« Voltar