PREFÁCIO

O tema do volume 4 da Saciedade dos Poetas Vivos Digital, "Entre quatro paredes"– sugestão de Urhacy Faustino –, talvez tenha sido o mais amplo de todos, até agora, porque entre as quatro paredes está a casa e as relações familiares: os cômodos (quarto, sala, cozinha), os objetos (televisão, geladeira, escrivaninha), os animais de estimação, as pessoas (pais, filhos, amantes), os sentimentos (cansaço, rotina desgaste, amor). As pessoas e os seus cotidianos. Seus sonhos e pesadelos. Seus medos e frustrações, seus humores, suas construções e desmoronamentos diários. Quisemos aproveitar o volume ser o quarto, para estendê-lo não apenas aos quartos de dormir, mas a todas as suas dependências. Se formos ampliar ainda mais o conceito, encontramos a pátria e o próprio planeta Terra como habitat-casa-berço-lar, onde o "homem poeticamente habita", no verso de Hölderling. "A linguagem é a casa do ser, nós chegamos a ele pela atividade contínua de andar por essa casa" — escreve o filósofo alemão Heidegger.

Por ser tão amplo e ao mesmo tempo tão pessoal, é tema de complexa articulação. Cremos, porém, ter conseguido reunir dezessete abordagens interessantes e variadas sobre o assunto, algumas mais polêmicas e impactantes, como as de Fernando Paganatto e Patrícia Evans, outras mais líricas como as de Ana Wilinski, Gisele de Carvalho e Silvia Paiva; há ainda a existencial de Maria da Graça de Almeida, a filosófica de Gerson Ney França, a multifária de Chris Herrmann, a clássica de Condorcet Aranha, a crítica de Cármen Rocha, a ontológica de Márcia Sanchez Luz, a instigante de Fabbio Cortez, a metafórica de Marlene de Andrade Martins, a lúcida de Rizolete Fernandes. A surpresa deste volume digital ficou por conta da participação, no último instante, de Leila Míccolis, em substituição a um excelente poeta cuja remessa não se ateve, porém, infelizmente, dentro do contexto da temática proposta.

Como convidados especiais, abrilhantando nosso projeto, contamos nesse quarto volume com um dos maiores poetas vivos da poesia brasileira, o acadêmico Lêdo Ivo, que é inclusive do Conselho Administrador de Blocos Online, e com Suzana Vargas, nome também consagrado nacional e internacionalmente..

A casa, seus habitantes e seus fantasmas, entre e sinta-se à vontade. Este é mais um projeto com o selo de qualidade Blocos, o qual temos orgulho e prazer em oferecer ao nosso público leitor.

Urhacy Faustino e Leila Míccolis
EDITORES

Lançamento Oficial: 22/23 de abril de 2007


Créditos:

Capa: Vande Rotta Gomide
Título: Eduardo Feijó Netto Machado
Seleção de autores e de textos: Leila Míccolis
Webmaster: Urhacy Faustino
Apoio cultural e Divulgação: CaravanaCult (Christina Herrmann e Clauky Saba)

Cathia de Almeida
Voltar à capa da Saciedade dos Poetas Vivos

Ana Wilinski

Melhor visualização com tela cheia

Mande seu comentário por e-mail, disponibilizaremos alguns