Christina M. Herrmann  

Christina M. Herrmann é poeta, webdesigner. Carioca, vive atualmente na Alemanha. Comunidades no orkut: "Café Filosófico das Quatro", "Sociedade dos Pássaros-Poetas" (ambos de entrevista) e "Orkultural" em parceria com Blocos Online.
Blog: <http://www.chrish.weblogger.terra.com.br>. Página pessoal no Orkut : <http://www.orkut.com/profile.aspx?uid=3958990305271197129>

Coluna 06 - 2 ª quinzena de novembro
(próxima coluna: 8/12)

Mais uma quinzena se passou e um mundo de coisas aconteceu em nosso "universo orkultural“. Trazemos com prazer a vocês mais um pouco dessa mistura interessante de informação, cultura e entretenimento.

O I Concurso de Poesias “Das Quatro” na comunidade “Café Filosófico Das Quatro“ (patrocinador do concurso) chegou ao seu fim com um saldo bastante positivo e uniu esforços dos organizadores de quatro comunidades para realizar o evento. Além do “Café Filosófico Das Quatro” (mais conhecido como “CF4“), participaram também a Sociedade dos Poetas Novos, Parceiros de Prosa e Poesia e a Sociedade dos Pássaros-Poetas. A partir de um júri composto por cinco pessoas envolvidas com as comunidades organizadoras, foram premiados poemas do 1° ao 5° lugar com pacotes de diversos livros virtuais (e-Books) de clássicos da literatura brasileira e mundial.

Publicaremos adiante os poemas que se destacaram em primeiro, segundo e terceiro lugares.

Em "Acontece em Comunidades“ trazemos um pouco do que “se fala“ nas comunidade parceiras a coluna Orkultural e nossa comunidade homônima em parceria com Blocos.

Leiam também os comentários de literatura da Prof. Solange Firmino em “O que você está lendo?“

Agradecemos todo o carinho demonstrado pelos leitores desta coluna, aos participantes da comunidade Orkultural e demais proprietários e membros das comunidades que fazem nossa coluna valer a pena.

E até a próxima edição!

 

C O M U N I D A D E S D A Q U I N Z E N A:

Comunidade: Pensamento e Cinema

"Uma psicanálise das artes plásticas consideraria talvez a prática do embalsamamento como um fato fundamental de sua gênese. Na origem da pintura e da escultura, descobriria o 'complexo' da múmia. A religião egipcia, toda ela orientada contra a morte, subordinava a sobrevivência à perenidade material do corpo. Com isso satisfazia uma necessidade fundamental da psicologia humana: a defesa contra o tempo. A morte não é senão a vitória do tempo. Fixar artificialmente as aparências carnais do ser é salvá-lo da correnteza da duração: aprumá-lo para a vida. (...) O cinema vem a ser a consecução no tempo da objetividade fotográfica. O filme não se contenta mais em conservar para nós o objeto lacrado no instante, como no âmbar o corpo intacto dos insetos de uma era extinta, ele livra a arte barroca de sua catalepsia convulsiva. Pela primeira vez, a imagem das coisas é também a imagem da duração delas, como que uma múmia em mutação." André Bazin, 1945.
Categoria: Artes e Entretenimento.
[A proposta desta comunidade é a de desenvolver novos olhares na relação filme-espectador.]

 

Comunidade: USINA – Grupo de [es]Tudos

Usina - Grupo de [es]Tudos é uma insistência no pensamento e na ação micropolíticos. Foi presencial de 93 a 95, em longas reuniões em minha casa, nos domingos à tarde. Líamos filosofia, poesia, textos de teatro, ouvíamos música, víamos filmes e fazíamos projetos de intervenção micropolítica na cidade. Em 2001, tornou-se virtual, no grupos.com, e continua lá (usina.grupodetudos@grupos.com.br). Agora é também orkutiano. A proposta? Fazermos de nossos laços uma usina de conhecimento. Velhos e novos "usinas", bem-vindos.
Categoria: História e Ciências

 

Comunidade: Literatura do Anônimo

Uma forma de responder a questão do culto à personalidade na literatura e uma brincadeira com aquela suspeita que às vezes nos ronda: tal crítica é favorável ao texto ou a quem o escreveu?
Agora sem mais delongas e vamos ao modus operandi:
você posta seu texto e não se identifica, outros integrantes da comunidade comentam esse texto (obrigatoriamente identificando-se) e vamos trocar carinhos, não farpas!Ou seja, vamos manter o nível mesmo quando não gostamos do texto, sim?

Categoria: Artes e Entretenimento

 

 

P O E M A S D A Q U I N Z E N A

Os três primeiros colocados com seus respectivos poemas do I Concurso de Poesias “Das Quatro“, incluindo empates:

1° Lugar :
CONTRASTES - Christiane Donatto

Entre o branco e o preto
Prefiro o preto,
Que não é nada
E ao mesmo tempo
Todo imensidão

Entre o dia e a noite
Escolho a noite
Que em céu profundo
Desvenda outras estrelas
Em constelação

Entre o Sol e a Lua
Almejo a Lua
Que seduz e encanta
E não representa solidão

Entre o claro e o escuro
Quero o escuro
Que com suas corujas e morcegos
Encantam-me com toda paixão

Entre a luz e as trevas
Fico com as trevas
Que disfarça
E esconde toda imperfeição

Entre Eu e Você
Suspiro você
Que a cada dia bebe minh'alma
E come meu coração

Entre a vida e a morte
Entendo a morte
Que a cada dia se faz mais próxima
Como símbolo de precisão

 

2° Lugar:
DRUMMONDIANA - Carlos Arthur

A um amor nascido num acidente de estrada

Uma flor nasceu no asfalto
da estrada
no canteiro da falta de obra
e da insegurança.

A flor deu fruto
o fruto deu semente
a semente criou raiz
caule, galhos e folhas.

Que venham os frutos desta árvore!

Doce flor,
ilumine-nos com seu girassol
perfume-nos com tua rosa
alegre-nos com tua sempre-viva
acolha os beijos deste pássaro

e lembre-se sempre de nós
com teu miosótis.

 

2° Lugar:
CHUVA DE VERÃO - Marianna Costa

Chuva desaba
E lava
Meu rosto

Escorrem rimas
Molhadas pelo corpo

Água da chuva
Água da fonte
Gotas na fronte

Molham o rosto
Molham o corpo
Entornam a alma

Gota
A
Gota.

 

3° Lugar:
NA MESA, CRISTINA! - Luciana Pessanha Pires

Na mesa
Uma manta colorida
Os olhares verdes
Imensos
De Cristina
Na mesa
O guardanapo
As lembranças
Os olhares tristes
De Cristina
Na mesa todos os brindes
Os amores
Os sambas
Na mesa
Todas as presenças
As dores
Os quase risos
As danças
Os rios, correntezas
Na mesa,
Cristina!

 

 

V A I   A C O N T E C E R

 

Análise de Filme com Ricardo Rizek
Data: sábado, 10 de dezembro de 2005
Hora: 16:30
Local: Vila Madalena
Cidade: São Paulo
Detalhes: Neste sábado (10/12), o professor Ricardo Rizek irá fazer uma análise do filme, Drácula de Bram Stoker, em sessão de 4 horas no AZO – espaço cultural. Para garantir sua vaga, mande um e-mail para azo.filme@hotmail.com e responderemos com o convite e todas as informações.
Não percam.

Por: Marcello Ribeiro

 

II Concurso de Tango Poesia
Data:quinta-feira, 15 de dezembro de 2005
Hora:12:00
Local: Rio de janeiro

Cidade: Rio de Janeiro
Detalhes: II Concurso Tango Poesia
Inscrições até 15 dezembro.
Poesia de no máximo 30 linhas, digitada/datilografada em Tam.A4, com 4 cópias com o tema tango, constando só o pseudônimo; em envelope menor e lacrado, acompanhando a poesia, dados do participante, endereço e tel. para contato e breve curriculo de 05 linhas.
Premiação: Troféu e workshop de dança (primeiro lugar),Publicação dos três primeiros lugares, sem ônus, na segunda antologia "Tango Poesia", camisetas, CD e premiação especial para o melhor intérprete. Certificados serão entregues para todos os selecionados. Entrega da premiação no auditório do Consulado da Argentina, em dia e hora a serem marcados, com um coquetel para os presentes. Enviar para:
IBT, Rua da Passagem, 172 - 2.º piso, Botafogo /RJ - CEP: 22290-030; SEERJ(Sind. dos Escritores do Estado do RJ), Rua Heitor Beltrão, 353 Tijuca/RJ CEP: 20550-000; Rio Tango, Rua Padre Miguelinho, 93 Santa Tereza / RJ - CEP: 20240-140; E-mail: riotango@uol.com.br. Tel. Info: 9768-0857 / 9344-0291/ 2596-2938
Por:  Regina Sant'Anna

 

P E S Q U I S A : ”O QUE VOCÊ ENCONTROU NO ORKUT?“

07/10/2005 15:00
Também recebi diversos convites antes de aceitar entrar. E realmente achei ótimo. Gosto do modo como a página é elaborada, com possibilidades de apresentação pessoal de próprio punho (dedos hehe), depoimentos de conhecidos, foto de rosto, arquivos de fotos...
Avaliando bem, é muito mais fácil fazer um amigo virtual através do Orkut, do que um amigo real no cotidiano. Quando nos deparamos com um perfil no Orkut, já temos diversas informações que nos aproximam ou afastam da pessoa. No dia-a-dia temos que descobrir com o tempo e a experiência.
A questão da comunicação por escrito também me agrada muito.
Por fim, as comunidades são listas de discussão modernizadas e mais humanizadas, pois temos acesso instantâneo ao perfil dos participantes.
Não tive ainda nenhuma decepção no Orkut.
Abraços...

Por: Alvani

 

Amigos, informação 08/10/2005 12:58
Foram alguns convites até decidir "entrar". Para minha surpresa, gostei demais. Encontrei vários amigos da época da faculdade, professores e continuo encontrando gente conhecida por aqui. Como faz pouco tempo, ainda não fiz novas amizades, mas encontrei várias comunidades que tem tudo a ver comigo (como esta!)e tenho adorado participar, discutir, ampliar os conhecimentos. Valeu demais, aos amigos ainda resistentes tenho incentivado: entra que você não vai mais querer sair!

Por: Maria

 

 

A C O N T E C E N D O   E M   C O M U N I D A D E

 

No ”Orkultural“:

O QUE VOCÊ INDICA?

Para os mineiros ... 02/11/2005 15:11
Indico o show de Madeleine Peyroux pra vc que é amante do blues ou jazz. Dia 25 no Chevrollet Hall em única apresentação.
Imperdível !!! :0)

Vale mais uma?? :-) 02/11/2005 15:16
Indico a comunidade "Discutindo Literatura". É bem recente, mas tem servido de veículo para debates bem interessantes.
Show de bola!!! :0)

Por: Luciana

 

Orquestra de Mulheres de São Paulo 05/11/2005 10:04
com participação de Margareth Menezes na praça do Terreiro de Jesus em Salvador, a partir das 20 horas...

Por: Ivone

 

19/11/2005 20:28
eu indico o livro: “Assim Falou Zaratustra”, do grande mestre Nietzsche, para ouvir o CD "Varias variáveis” do engenheiros, para assistir o filme “Clube da Luta”

Por: Andre

 

No ”Café Filosófico Das Quatro“:

Ser erudito é ser sábio? 17/11/2005 04:40
Muitas pessoas colocam a sabedoria ao lado da erudição. Certas pessoas que conseguem recitar todas as máximas de Confúcio sem nunca terem sido criadoras de valores ou idéias acabam passando por sábias. Qual a opinião de vocês sobre a relação sabedoria/erudição?

Por: Janara

 

Isso é complicado... É relativo... 17/11/2005 04:55
O acúmulo de conhecimento leva, às vezes, à erudição porque o manancial de referências "para tudo" aumenta extraordinariamente. Mas a erudição não é, certamente, sintoma de sabedoria!! Uma coisa é o conhecer, outra é o transcender o conhecer.

Por: Paulo

 

Paulo 17/11/2005 05:01
Concordo com você, ser sábio transcende, a sabedoria vem do autoconhecimento e da reflexão acerca dos acontecimentos diários, é um ruminar de experiências vividas e assimiladas.
Um arquivo de informações pode não ter utilidade nenhuma diante de uma situação prática, se a pessoa não tiver sabedoria para usar tudo o que sabe, tirar um proveito para vida.

Por: Katia Silene

 

Na ”O Legado Clássico“:

Platão e o conhecimento inato 15/12/2004 04:52
Platão dizia que conhecer é recordar verdades que já existem em nós - teoria que pode ser atestada sempre que nos deixamos guiar pela voz do inconsciente.
Esse "inatismo" diz que aprendemos devido a um processo natural de descobertas, capaz de desentranhar conhecimentos e idéias que se encontram latentes em nosso mundo interior.
Você acredita no conhecimento inato?

Por: Solange

 

em parte... 15/12/2004 19:11
Eu acredito na teoria do inconsciente coletivo e mesmo na *possibilidade* de algum conhecimento inconsciente e geneticamente passado, mas nem tudo está lá. Acho que não há como a maior parte do conhecimento chegar até nós, a não ser através do aprendizado que desse modo, não seria uma redescoberta, e sim, um primeiro contato mesmo.

Por: Alex

 

 

L I T E R A T U R A - S O L A N G E   F I R M I N O

O que você está ouvindo?

Não, esse título não é uma brincadeira com o nome da comunidade anunciada na coluna Orkultural de 8 de novembro, “O que você está lendo?“. Também não é sobre uma comunidade de música.

Alguém já fez essa pergunta a você querendo saber que livro você está ouvindo? O livro para ser ouvido não é novidade. Há poucos anos, podia-se aprender inglês ouvindo fita cassete ou ouvir histórias infantis em disquinhos coloridos. E já tem tempo também que são disponibilizados arquivos em áudio para deficientes visuais.

O que é novidade é a popularidade que o livro para ser ouvido vem ganhando com o tempo e atualmente há editoras e páginas na internet especializadas na venda desses chamados áudio-livros.

Aproveitando as tecnologias atuais de compactação de arquivos, o áudio-livro, em formato mp3, ocupa até 12 vezes menos memória que outros formatos. E ainda há a garantia de um som limpo, bem diferente das fitas e minidiscos.

Há um sistema de download com código específico criado para cada cliente e cada livro. Com o código, o cliente pode fazer o download, isto é, baixar o arquivo de áudio, onde e quando preferir. Há também a possibilidade de gravar os arquivos em CD ou copiar para os dispositivos de áudio portáteis pra ouvir quando quiser.

A grande idéia para vender o livro é que você pode “ler” enquanto faz outras coisas, diferente do livro convencional. Afinal, é bem difícil ler um livro enquanto está dirigindo, lavando louça ou levando o cachorro pra passear, não é?

Em uma propaganda, lê-se o seguinte: “...é possível completar a sua cultura geral, aprender uma técnica particular, estudar um assunto específico, se divertir ou simplesmente sonhar escutando uma história. “ Há disponíveis livros de auto-ajuda, filosofia, história, aprendizado de línguas estrangeiras e muitos outros gêneros, atingindo o grande público.

Rubem Alves disse, em uma entrevista sobre o lançamento de sua obra em áudio, que “nossos ouvidos também são Instrumentos para ler o mundo.” Conta também que recebeu carta de uma deficiente visual sugerindo a venda de seus livros em formato digitalizados, podendo assim chegar a mais pessoas.

Claro que não a todas as pessoas, pois tem sempre aquelas que não gostam das novidades, que não usam máquinas digitais, celulares e outras coisas que os avanços tecnológicos proporcionam.

Tudo bem, o livro de papel não está ameaçado de ser substituído pelo livro eletrônico, e não podemos negar a utilidade do áudio-livro.

Depois de ler isso, será que você vai correndo ser o primeiro a abrir a comunidade “Que livro você está ouvindo?”

 

COMUNIDADES PARCEIRAS DA COLUNA ORKULTURAL

Orkultural:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4952440
Café Filosófico "Das Quatro":
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1190640
Sociedade dos Pássaros-Poetas:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2419882
Filosofia da Arte:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2033033
Filosofia para Não-Filósofos:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=64968
Rubem Alves:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=54986
O Legado Clássico:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=740284
Manoel de Barros:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=847355
Ensaio sobre a Cegueira:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1022543
Pensamento Livre:
http://www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=1843580
Falando de Filmes e Livros:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4098568
Música Clássica:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5906753
Christina Magalhães Herrmann:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1982546
USINA - Grupo de [es]Tudos
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1211806
Pensamento e Cinema
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=398894
Elias Canetti:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=597913
Pierre Klossowski:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=935185

Voltar