Christina M. Herrmann  

Christina M. Herrmann é poeta, webdesigner. Carioca, vive atualmente na Alemanha. Comunidades no orkut: "Café Filosófico das Quatro", "Sociedade dos Pássaros-Poetas" ambos de entrevista e "Orkultural" em parceria com Blocos Online.
Blog: <http://www.chrish.weblogger.terra.com.br>. Página pessoal no Orkut : <http://www.orkut.com/profile.aspx?uid=3958990305271197129>

Coluna 15 - 1 ª quinzena de abril
próxima coluna: 24/4

O Carnaval passou e chegou o feriado de Páscoa com seu significado religioso, mas que por muitos é comemorado não somente por este motivo. É sobre isso que trata a crônica “Páscoa” da Profª Solange Firmino.

Outra crônica interessante que trazemos a vocês nesta quinzena é “ Insegurança Pública ” de André Luís Soares, coletada na comunidade Café Filosófico "Das Quatro", do tópico “Artigos e Crônicas”.

Continuem acompanhando nossas indicações de novas comunidades, poemas, eventos e demais dicas orkulturais extraídas do portal Orkut.com .

E até a próxima quinzena, amigos!


C O M U N I D A D E S

Psicologia da Comunicação
Comunidade dedicada a discutir nossas práticas comunicacionais sob a ótica da psicologia. Vale conversa sobre interlocuções do dia-a-dia até as reflexões e críticas sobre a mídia!
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=10941616


Desfigura
“O instinto de Francis Bacon em cena”
A genialidade do pintor irlandês Francis Bacon (1909-1992), conhecido por retratar em diversas vezes sua homossexualidade em pinturas eróticas, chega aos palcos do Rio de Janeiro no espetáculo teatral DesFigura. Escrita por Pierre Charras e dirigida por Regina Miranda, a peça aborda a vida e a obra de Bacon que costumava dizer, entre outras coisas, que sua “grande aventura é constantemente ver surgir algo desconhecido num mesmo rosto”. O enredo mostra um Bacon que buscava na pintura a forma de expressar seu sofrimento e que transitava entre a vida burguesa, mas que preferia freqüentar clubes, cassinos e bares gays. 
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11025056


Sebos do Brasil
Esta comunidade pretende deixar entretenimento e cultura mais perto de todos, tentando colocar o maior número de endereços de sebos de todos os estados do Brasil, assim você poderá ver qual o mais perto da sua casa. Coloque aqui também os endereços dos sebos que você conhece
Entre e se divirta...
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=10860450

 

 

P O E M A   D A   Q U I N Z E N A

Em meio à noite obscura 19/03/2006 07:57

grilhões
atando tendões
sem falsas ilusões
finos fios de algodão
impedem a contundente ação
o coração palpita nos ramos balouçantes
com a brisa suave e morna
das tardes morenas de verão nos trópicos
corpo embanzeado
não responde às alfinetadas incômodas
do espírito inquieto que busca
novas fadas-madrinhas que realizem
sonhos invertidos nas noites de luar
fantasias
estranhas magias
de bruxas adormecidas
que não preparam mais poções
que abandonaram a alquimia
pelos cantos obscuros da densa floresta
dos emaranhados de cipós e arbustos espinhosos
da existência púrpura e absurda
que nos submete a chibatadas
os dedos estendidos
buscam as cordas intangíveis
da guitarra cigana
que trazemos como herança de sangue
sangue que separa
mas que derramado por terra
em meio ao pranto quente e à desesperança amarelada
une os homens todos
no mesmo vermelho da vitória
entrecortada por derrotas esporádicas
que não contaram pontos
ao cruzarmos o pórtico da glória
ao final do caminho
que não trilhamos
pisoteados que fomos
por desvairada multidão furiosa
de vitoriosos combatentes anacrônicos
que desdenharam de um sonho maior
triunfaremos
iniciamos agora a longa jornada
opção incorporada às nossas raízes
e alcançaremos o luminoso campo das estrelas
em meio à noite obscura
que nos impuseram há séculos

Walter Núñez Martínez

 

 

V A I    A C O N T E C E R

FREPOP no Instituto Americano do Lins – SP
25 de Julho de 2006
Estamos preparando o IV Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista (IV FREPOP) - I Internacional - associado ao FÓRUM SOCIAL
MUNDIAL (FSM). Queremos nos inserir no grande debate produzido pelo FSM de Porto Alegre, mas nos especializando, como já estamos fazendo há
3 anos, no tema da Educação Popular. Será na cidade de Lins (SP), de 25 a 28 de julho de 2006. A partir deste ano, o fórum passa a ser organizado
pela ONG "Fórum de Educação Popular" (FREPOP) e conta com o apoio da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação (FPTE) - Centro Universitário
de Lins (UNILINS); do Instituto Americano de Lins da Igreja Metodista (IALIM); do Instituto de Tecnologia Social (ITS); da Universidade Estadual
Paulista (UNESP); da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); e do Instituto Cultiva (Belo Horizonte), entre outras organizações. O tema
central do evento será: "Educação Popular, Participação e Controle Social e Direitos Constitucionais – Um outro Mundo é Possível“.
Venham participar conosco
Sale Elias de Castro

Congresso Paulo Freire
12 a 15 de Setembro /2006
Estamos (PUC SP) montando grupo para participar do V Congresso Paulo Freire - de 12 a 15 de setembro em Valencia-Espanha. Patrocinado pelo
Instituto Paulo Freire de Valencia e Universitat de Valencia. Inscriçao de Trabalhos ate maio
Maiores informaçoes inache@uol.com.br ou nachefreitas@hotmail.com
Isabel Nache

 


O   Q U E   V O C Ê    I N D I C A ?
 

Locomoc e Millipilli 25/03/2006 21:58
A peça Locomoc e Millipilli está em cartaz em Porto Alegre no Teatro Renascença - Av. Erico Veríssimo 307
Sábados e Domingos às 16 horas
Vencedora do Prêmio Tibicuera de Teatro 2005: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator coadjuvante, Melhor atriz coadjuvante, Melhor Cenário e Melhor Figurino.
Para adultos e crianças!!!
Luciana Éboli

Doação de Livros usados 14/02/2006 04:35
Olá... vou fundar uma biblioteca comunitária na Comunidade Rubens Vaz no Complexo da Maré (Rio de Janeiro)... se vc ou alguém que vc conheça tiver livros, revistas ou revistas em quadrinhos e que queira doar... por favor entre em contato comigo!
Aline:alineletrasufrj@yahoo.com.br
Obrigada.
Aline de Andrade


O   Q U E   V O C Ê   E N C O N T R O U   N O   O R K U T ?

Minha Professora da 1ª série 20/02/2006 13:16
Também relutei por não saber o que era..depois fui encontrando pessoas que não via há muito tempo!! Inclusive minha professora do primeiro ano primário!! Muito legal!!
Carla Patricia

 

Com ele faço meu tempo!!! 15/03/2006 10:15
Resisti no início, acreditava ser mais um passa tempo , ou um novo meio de bater papo. Hoje tenho recebido informações valiosas e ainda posso as vezes deixar recados aos meus valiosos amigos...e reencontrei amigos de infância.confesso que estou viciada em orkut e ainda indico a novos amigos no intuito de vê-las utilizando tbm...foi um presente!!!de um grande amigo!!!
Debora Ferreira

 

 

C R Ô N I C A S

Páscoa

Solange Firmino

Marcamos o ritmo dos dias pelas horas, datas e celebrações. Damos sentido e significados aos fatos para serem lembrados e, principalmente, comemorados. A Igreja tem definido muitas dessas celebrações, como a Semana Santa, mas não conheço ninguém, inclusive eu, que vá celebrá-la na Igreja. Espero mesmo ficar em casa pelo menos dois dias a mais com o feriadão do funcionalismo público.

No sentido da Páscoa não falamos, mas esperamos muito pelo chocolate, bacalhau e feriadão. Aliás, a cada ano como menos chocolate, a não ser que eu mesma compre. Há alguns anos, eu saía das escolas onde trabalhava com bolsas de presentinhos doces recebidos dos alunos. No último ano nem lembro se ganhei uma bala.

Não sei quem compra tantos produtos anunciados, afinal os comerciantes vivem se gabando do lucro das vendas e que a cada ano aumentam seus estoques de ovos e barras de chocolate, mas não recebo - nem compro - quase nada disso.

Não sei do preço do bacalhau, mas dizem que custa caro. Não compro porque não sei fazer nem quero aprender. Quem sabe um dia aproveite os pacotes de feriadão e vá comer direto na Noruega, onde deve ser mais gostoso e tem a fabulosa vista dos fiordes.

Se no último Natal comi pizza, na Páscoa devo comer lasanha.
Sei que não contribuo em nada para que as festividades tenham seus símbolos reavivados. E não posso culpar as religiões, pois não sei se elas têm cuidado disso com os fiéis.
Acho que salvam o feriadão da Igreja as montagens que contam a Paixão de Jesus Cristo. Claro que elas devem chamar a atenção porque são feitas por artistas famosos.

O calendário desse ano está cheio de feriados e feriadões. Até circula na internet um resumo dos enforcamentos (Tiradentes é depois da Páscoa, mas falo do outro tipo de enforcamento) que nos aguarda, inclusive com os feriados que não se juntam todos os anos, como o da Copa do Mundo e das Eleições. E em nenhum deles, principalmente os religiosos, os significados originais são lembrados e exaltados pela maioria da população.

Em tempo: Páscoa, para os cristãos, é a lembrança da ressurreição de Jesus Cristo, da sua passagem da morte para a vida. Para os judeus, a pessach , passagem, representa o êxodo dos hebreus do Egito, onde eram escravizados.

E parece que essa história de coelhinho da páscoa nada tem a ver com as histórias religiosas, mas foi um símbolo inventado por causa da fertilidade dos coelhos. Mas eles não colocam ovos, tadinhos.
Falando em ovo, meu preferido é o prestígio. Se for em barra, caju com passas.
E bom feriado.

 

Insegurança Pública

André Luís Soares

Segunda-feira, cinco da manhã. Torrencial, a chuva castigava Vila Velha, como se as águas quisessem lavar a corrupção da cidade.

Homem de 50 anos, funcionário da antiga oficina mecânica, José se dirigia à parada, onde pegaria o ônibus até Vitória. Chefe de família classe média baixa, com mulher e dois filhos, recebia mensalmente quatro salários mínimos. Não era muito. Dava para alimentar a prole e pagar o aluguel. Somado ao que a ‘patroa' juntava fazendo salgados, a vida não chegava a ser de miséria, embora o corpo já reclamasse o cansaço da lida diária. Fazia tempos não andava a pé ou em veículo que não fosse próprio. Há pouco mais de três anos adquirira, com sacrifício que se estendeu a toda a família, um automóvel usado, em vinte e quatro longas prestações. No entanto, seu carro, modelo 92, fora roubado uma semana antes. ‘– Droga – pensou – Tantas privações para comprar aquele carro... e já havia até pago o IPVA'. Quase conformado e sem opções, prosseguiu seu caminhada sob a chuva.

Andava com medo pelas ruas. Desde que adquirira seu ‘possante' não havia refletivo sobre a condição dos pedestres. Agora que a eles se misturava, sentia-se inseguro. O jornal de domingo havia publicado um sem-número de matérias a respeito da violência no Estado. Após perder ser roubado, José passara a se interessar pelas noticias. Daí que, tendo devorado o periódico, as tragédias todas agora fervilhavam em sua cabeça, como se saídas de um filme, no qual os atores, protagonistas e coadjuvantes, tinham todos, por único papel ameaçá-lo. Em cada transeunte que lhe cruzava o caminho enxergava um malfeitor, comentado em alguma noticia. Se alguém lhe fitava o rosto mais demoradamente, chegava ao pânico.

 

Divagava assim, perdido seus temores quando, ao dobrar a esquina, a surpresa: uma voz oscilante, alternando entre grave e agudo, o chamara: ‘– Moço!'. José vira o rosto. Percebe que a fala vem de um entre quatro jovens que se encontram a uns trinta metros. Do pouco que pode ver, eram altos, morenos, entre 18 e 25 anos. Perfil comum aos criminosos descritos nas páginas policiais. Tal constatação aumentou seu medo às estrelas. Decidiu não parar. O local de pegar o ônibus não deveria estar longe. Apertou o passo. Pra seu espanto, novamente a voz, agora mais próxima e alta: ‘– Tio! Espera ai!'. Decididamente não iria esperar. Correu, dobrou outra esquina.

Deparou-se com a parada de ônibus lotada de pessoas encharcadas. Quase todas desprotegidas, cruzando os braços sobre o peito. Encolhidas em parcos agasalhos. Feliz, agradeceu aos santos e enfiou-se em meio aos demais. Na pressa, empurrou a idosa, pisou no homem de óculos e, com o calcanhar, manchou de lama a barra da calça da jovem, que lhe lançou olhar de condenação. José nem quis saber. Finalmente a salvo, balançou os cabelos, respingando outros à sua volta. Espalmou a roupa e, seguro, levantou a cabeça. Quase morreu. Os quatros estavam ali, à sua frente, igualmente molhados. Olhares fixos nele. A respiração ofegante indicava que também correram. José não podia crer na ousadia dos rapazes.

Sentido-se relativamente protegido pelos que estavam ao redor, falou denotando uma coragem que não lhe era própria: ‘– O que foi? O que querem de mim afinal?' A resposta foi tímida: ‘– Nada moço, o senhor deixou cair a carteira algumas ruas atrás. Íamos devolver, mas o senhor saiu correndo. ‘Tá aqui ó! Vê se tá tudo certinho'. Acanhado, José pegou o objeto, abriu e conferiu. Tudo ali, cartões, talão e dinheiro: duzentos reais. Pra não ficar com consciência pesada, resolveu dar ‘deizão' aos meninos. Afinal – pensou satisfeito – são gente boa. Sem dó, meteu a mão na carteira e, nota em punho, levantou a vista. Nova surpresa: tinham ido embora.

 

 

COMUNIDADES PARCEIRAS DA COLUNA ORKULTURAL

Orkultural:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4952440
Café Filosófico "Das Quatro":
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1190640
Sociedade dos Pássaros-Poetas:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2419882
Filosofia da Arte:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2033033
Filosofia para Não-Filósofos:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=64968
Rubem Alves:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=54986
Música Clássica:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5906753
Christina Magalhães Herrmann:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1982546
USINA - Grupo de [es]Tudos:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1211806
Pensamento e Cinema:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=398894
Sade: Est/Ética&Política:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=362383
Elias Canetti:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=597913
Pierre Klossowski:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=935185
Discutindo Literatura:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3332336
Oswaldo França Junior:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8806590
Ésquilo:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1453550
What a Wonderful World:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3055886
Jim Warren
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5273874
Cultura sem politicagem, já
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8710631
Ron Muek - Escultor
http://www.orkut.com/community.aspx?cmm=8662864

Voltar