"NOZARTE EM BLOCOS", POR RICARDO ALFAYA

Ricardo Alfaya, Rio de Janeiro, 08.08.1953, formado em Direito e Jornalismo, é poeta, contista, cronista, articulista, ensaísta e editor do
Nozarte Informativo Impresso e Eletrônico. Blogue: http://nozarte.blig.ig.com.br

Coluna de 21/12
(próxima coluna: 21/1/2005)

MOMENTO LÍTERO CULTURAL

1) Desta vez vamos falar um pouco sobre uma página que desde 15 de agosto de 1991 vem resistindo, publicando literatura em geral. Trata-se da Lítero-Cultural, inserida no jornal do Alto Madeira, de Porto Velho-RO, editada por Selmo Vasconcellos.

2) A ocasião é extremamente propícia, pois a página recebeu este ano o Prêmio Capital Nacional 2004 de Divulgação Cultural, conferido pelo Jornal O Capital, de Ilma Fontes, Aracaju-SE, ao qual já nos referimos em colunas anteriores. Além disso, o Selmo nos enviou por estes dias suculenta remessa, com uma dúzia de exemplares, repletos de poesias, resenhas, notícias e imagens.

3) Temos, por exemplo, na edição de 15 de outubro uma matéria ilustrada com foto a respeito de Eduardo Waack (1964), outro veterano batalhador, que por sua vez edita O Boêmio, publicação que, desde Matão-SP, há muito teima na literatura. Nela, descubro que O Boêmio iniciou suas atividades em 1991 e que Eduardo, como eu, chegou a ser funcionário do Banco do Brasil.

4) Ler a Lítero-Cultural é sempre rever amigos. Lá está agora, na edição de 29 de outubro, o poeta Irineu Volpato, numa foto em que autografa um livro. Ao lado, vários poemas do autor, como este:

chuvinhou de noite longa...
cato caminho de mato
bulido perfumes manhã
mais cantoredo de pássaros...
ventinho maroto late
lambuzando meus olhos de onde

6) E na edição de 08 de outubro de 2004, foto de Rosemary Lopes Pereira, editora de O Radar de Apucarana-PR, ao piano. Uma surpresa, há tantos anos me correspondo com Rosemary, desconhecia esse talento para a execução de um dos instrumentos que mais aprecio ouvir.

7) O número de 22 de outubro traz belo poema do francês Paul Gourget (1918), em tradução de Teresinka Pereira. A matéria é ilustrada por simpática foto do poeta, recebendo o prêmio “Taça de Prata”. Aprecio a leveza e o tom reflexivo da poesia francesa contemporânea que me tem chegado. A de Paul Gourget segue essa linha. Vamos conferir?

PERSPECTIVAS

Que mais me falta dizer
depois do fluir de tantos dias,
senão juramentos que voam
ou tristezas que o coração suspira?
Nas recordações, eu respiro
todos os perfumes do tempo que se foi,
e, se bem que no âmago se esconde,
o gosto da dor ainda me inspira.
Deveria evocar sem cessar
o passado? Mais vale, sem perder
de vista minhas paletas abandonadas,
extrair das fontes do humano,
em cores preferidas à minha mão,
novas sinfonias ofertadas!

(Paul Courget, trad. Teresinka Pereira)

8) Na página de 03 de setembro de 2004, encontro seis poemas curtos de Tobias Pinheiro, escritor vinculado a diversas entidades culturais, como a ABI, Associação Brasileira de Imprensa, e a UBE, União Brasileira de Escritores. Ilustrada por uma foto do autor, descem os poemas em forma de coluna, desde o alto da página. Para pensar:

FELICIDADE

À procura da felicidade,
percorrerás o mundo,
inultimente.
E continuarás na busca,
porque seria monotonia
possuí-la e desilusão
deixar de procurá-la.

(Tobias Pinheiro)

9) Por sua vez, a edição de 20 de agosto de 2004 traz consistente matéria sobre Alcides Buss, falando de seu livro recentemente lançado “Cadernos da Noite” e relacionando as principais obras publicadas do Autor. Ao lado, resenhas ilustradas das obras de “Mortalha da China”, de Caio Porfírio Carneiro, e de “Dezessete Contos Premiados (em primeiro lugar)”, do médico e contista carioca Pedro Diniz de Araújo Franco.

10) Poderíamos ficar ainda um longo tempo falando dos nomes e das obras relacionados nestes exemplares de Lítero-Cultural. Astrid Cabral, Anderson Braga Horta, Reynaldo Valinho Alvarez, Márcia Guimarães, Djanira Pio, Neide Archanjo, Sammis Reachers, Glenda Maier, Márcia Leite, Raquel Naveira, Márcio Catunda, Sérgio Gerônimo, Leila Míccolis e tantos e tantos outros são nomes que nelas aparecem em variadas circunstâncias. Contato: vasconcellos@enter-net.com.br

« Voltar