Do Papel à Internet

No ano 105 d.C. houve um fato que revolucionou a história da humanidade, segundo o escritor Michael H. Hart em sua obra "As 100 Maiores Personalidades da História".

Naquele ano, um chinês deu de presente amostras de sua descoberta ao imperador e que até hoje é de vital importância para a vida humana.

Aquele chinês cortou vários bambus, lavou e moeu em seguida, transformando em polpa.

Colocou numa tina para ferver condensando a polpa de bambu, manufaturando-a como folha um tanto quanto fina, prensou-a e pôs para secar.

Pronto, inventou o papel. Esse chinês era chamado TS'AI LUN. Um eunuco que em virtude de sua invenção caiu nas graças do imperador HO TI que o agraciou com título de nobreza, transformando-o num homem rico.

O Papel substituiu o pergaminho e o papiro, por ser mais prático e barato na fabricação, levando a China à era de prosperidade além do Ocidente.

As invenções da bússola, da pólvora e da impressão por blocos levaram a China durante o século XIII, a prosperar mais que a Europa.

O papel tornou-se o espelho d'alma do povo chinês. Era o reflexo da cultura chinesa.

Posteriormente na Europa, durante o século XV, o alemão JOHANN GUTENBERG inventou uma técnica de impressão de material escrito com rapidez e precisão e a cultura européia desenvolveu-se a passos largos.

O papel assumiu sua importância na história da humanidade, difundindo em larga escala informação, cultura e conhecimento.

Livros, jornais, manifestos revolucionaram o mundo, e o homem nunca mais foi o mesmo.

Já no século 20, TIM BERNERS-LEE estabeleceu em 1994 a linguagem HTML com normas comuns para a Internet, definindo o sistema WWW ou World Wide Web.

Qualquer informação, em tempo recorde, hoje pode ser encontrada em Páginas na Internet que podem ser acessadas através de computadores instalados em residências, empresas, shoppings, cyber cafés etc.

Nada tira o romantismo e a satisfação da pesquisa dos escritos tradicionais, ou a leitura diária de jornais impressos, ou ainda a volúpia de ter nas mãos livros que nos levam a viagens através do amor, da aventura ou mesmo da propagação do conhecimento científico.

O livro é imortal.

Porém, é inegável que a Internet está revolucionando a comunicação. As companhias aéreas estão sentindo esse efeito sobre seus números de passageiros transportados.

Hoje não é mais necessário que executivos locomovam-se fisicamente para participarem de reuniões do outro lado do planeta, podem realizá-las através de comunicação audiovisual, sem saírem de suas salas.

Operações médicas podem ser assistidas por alunos de faculdades de medicina através de Webcam, sem que estejam presentes em centros cirúrgicos.

Documentos, declarações de vontades etc, já não mais precisam ser remetidos por via tradicional, podem ser enviados por mensagens eletrônicas, chegando instantaneamente no computador do destinatário.

Sem sombra de dúvida, a Internet está para a divulgação do conhecimento, como o papel esteve para a escrita e a impressão mecânica para a divulgação da cultura e da informação.

A partir da Internet, as descobertas de TS'AI LUN e JOHANN GUTENBERG se encontram no futuro sequer imaginado por Júlio Verne, que para obter alguma informação não precisará dar a volta ao mundo em oitenta dias, mas apenas apertar a tecla ENTER.

E lá vamos nós.

Douglas Mondo

« Voltar