A melhor das intenções

Um casal sai para jantar. O garçom traz dois files de peixes numa mesma travessa. Os dois olham para a travessa apreensivos. Um filé é maior do que o outro. A esposa faz um sinal para que o marido pegue o peixe primeiro. Sem pestanejar, o marido espeta o peixe maior e coloca em seu prato. A esposa não se contém e resmunga:

- Mas que falta de educação, você pegou logo o peixe maior!

- E qual você teria pegado? - pergunta o marido

- O menor, é claro! - responde a esposa.

- Pois então, eu peguei o maior, deu na mesma!

Todo comportamento tem um motivo oculto e positivo (do ponto de vista de quem o pratica). Reconhecer este fato pode ser a solução para a maioria dos seus problemas de relacionamentos.

Desde brigas conjugais até problemas no trabalho, com filhos, etc. Que peixe você quer? Por que?

É mais fácil interagir com o outro quando você sabe o que o outro pensa, sente e quer. E para descobrir, nada melhor do que uma pergunta direta e franca.

Observe esta verdade no seu dia a dia "todo comportamento tem sempre a melhor das intenções (do ponto de vista de quem o pratica)".

Quando você entende isto, você passa a entender também que toda pessoa tem vontade própria. Esta compreensão é muito útil, pois se as pessoas sempre querem algo (particular), uma vez que você descobre o que elas querem, e deixa claro o que você quer, o próximo passo é encontrar uma forma de satisfazer ambas as partes.

Ou seja, quando o seu marido (ou sua mulher) pegar o peixe maior, antes de achar que ele (a ) fez isto só para desagradá-lo (a), ou porque é mal educado(a), pergunte direta e francamente por que ele(a) quer o peixe maior.

Talvez ele (a ) esteja apenas com muita fome e imagina que você continua de regine . Por outro lado, você não foi até o restaurante por causa do peixe. Sendo assim, deixe que ele (a ) coma os dois peixes e reponha as energias. Assim que sair do restaurante, leve seu marido (sua mulher) satisfeito(a) e revitalizado(a) para dançar, que, afinal, é o que você realmente quer.

Marcelo Ferrari

« Voltar