O PAN É UMA FESTA!

Adoro os tempos de Jogos Pan-americanos!
Eles podem não ser bons para os atletas, pois as chances de recuperação são poucas; mas para o público são ótimos, pois tudo se resolve em quinze dias.
A monotonia dos canais abertos dá lugar a um caos salutar, que faz até quem não gosta de esportes se mexer, saindo da catatonia. Não dá tempo de enjoar!
Outro fator positivo no Pan é que ele mostra que a América não é só os EUA, embora eles não se toquem disso, ruins em Geografia que são. Alguns até nos confundem com o Congo!
Ver Cuba sempre bem colocada, apesar de todos os seus problemas e limitações, é outra diversão. Isso nos mostra que temos muito a aprender com os conterrâneos de Fidel, no âmbito do esporte. O mesmo vale para as áreas da medicina e da educação. Por isso, alguns ainda acham que o modelo político adotado lá seria útil por aqui. Creio que não, a não ser pelo "paredão"...
Voltando ao Pan: também é interessante a variedade de modalidades reunidas. Muitos descobrem que existem outros esportes além do futebol, e que temos bons atletas em quase todos eles, apesar das quase sempre más condições de treinamento e das ajudas de custo pífias. Isso mostra que muitos de nossos atletas continuam a ser amadores, no sentido da paixão, enquanto a maioria de nossos dirigentes também o é, só que no sentido profissional.
Mas, apesar da má gestão e dos feudos, temos alguns centros de excelência e projetos esportivos de alcance social que revelam novos talentos em profusão, que têm a enorme responsabilidade de mostrar aos jovens brasileiros alternativas de vida diferentes das oferecidas pela performance incompetente ou corrupta de maus políticos.
Para variar, já falam em investigar o estouro no orçamento das obras... Ao menos há o consolo de que os equipamentos esportivos estão disponíveis, ampliarão e darão melhores condições para a prática desportiva. Se já temos expectativas de superar a quantidade de medalhas obtidas em Santo Domingo, dá até para sonhar com um segundo lugar na próxima edição dos jogos! Se conseguirmos acabar com a corrupção no Brasil, então... Será que nossos atiradores olímpicos, lançadores de dardo, esgrimistas e lutadores dariam conta desse desafio olímpico? Imaginem: acabar com a corrupção em 15 dias! Pelo andar da "carruagem de fogo", vai ser pouco.
Mas não, isso é uma tarefa da sociedade, que tem que treinar mais a democracia e expulsar "dirigentes", "treinadores" e "atletas" que só têm nos dado o título de país mais corrupto!
Mas o Pan é uma festa! E mesmo que nossos atletas frustrem nossas esperanças de medalhas (não creio) não faz sentido cobrá-los. Eu, por exemplo, não conseguiria fazer melhor do que eles em nenhuma modalidade! Talvez com um pouco de treino, uns 20 quilos e 25 anos menos, patrocínio...

Adilson Luiz Gonçalves

« Voltar