As coisas são como são. ( Buda)

Gosto muito desta frase, dizem que foi Buda quem disse.
Pois é...  Como é mesmo que elas (as coisas) são? Como as coisas são para você? São como lhe disseram que deveria ser? Certamente as coisas mudam,  e você  também?
Andando pelo mundo veremos coisas diferentes do que sabemos ser... ou de como nos que  disseram deveria ser! 
Por exemplo:
Você mulher acha que tem alguma problema ir na padaria de bermuda e camiseta de meia manga?
Pois é, na Índia os tornozelos e ombros são as partes mais sensuais do corpo de uma mulher!
Encarar pessoas nas ruas é considerado uma forma de humilhação.
A vaca é um animal sagrado, o trânsito é sempre desviado caso uma delas resolva deitar-se na rua, ou ficam businado até ela resolver sair.
Olhar nos olhos de um homem e sorrir representa um convite para o sexo.
Se você fuma, nada mais natural que pegar um cigarro de seu amigo se o seu acabou. Mas entre os tibetanos fumar o cigarro do outro significa que você estaá querendo ter poder sobre ele, ou sente-se superior socialmente.
Mostrar a língua para as pessoas, em algumas tribos, é um ato de cumprimento.
Professores e educadores na asia em geral, mas principalmente na China e Tibet podem punir duramente seus educandos, e estesficam agradecidos por terem a oportunidade de serem corrigidos.
Assoar o nariz na rua ou cuspir são sinais de higiene, significa que está tirando algo sujo de dentro do corpo.
Sair de pijama na rua é chic.
Deixar de beber todo o conteúdo do cálice num brinde é sinal de grave ofensa.
Coréia do Sul: Nunca converse com as mãos nos bolsos ou para trás. Isso é considerado um ato grosseiro, no Japão nunca presenteie um japonês com relógios, eles simbolizam a morte.
Ao receber um cartão de visitas, segure-o na mão. Colocar no bolso ou escrever sobre ele, é sinal de grosseria.
Indonésia e Tailândia, casais não devem se beijar em público.
Na Tailândia, meninos podem ser meninas e meninas podem ser meninos! Não tem nada de estranho nisso para a sociedade Thai. Outro dia estávamos vendo umas fotos no facebook de uma amiga da minha filha. E perguntei quem é este rapaz, a menina respondeu: — Esta é a namorada da minha amiga! 
Na foto um casal de adolescentes inofensivos (as) como todos naturalmente devem ser... que não está causando nenhum constrangimento a familia ou a quem seja. Minha filha explicou ela é tongirl, menina  que é criada como menino, pois  desde muito cedo demonstra atitudes masculinas, tem sua opção respeitada e acolhida, meninos são ladyboy.
Outro dia no hospital houve uma cerimônia com representantes da familia real  e todas as honras que a situação exige. Qual não foi minha surpresa ao ver que o representante da cerimônia era um ladyboy, uma sumidade no meio profissional e acadêmico local.
Na Tailândia existem banheiros públicos para o terceiro sexo. Para que não sejam vítimas do preconceito de estrangeiros desavisados.
Larvas, abelhas e grilos fritos são aperitivos na Tailândia, na Coréia sopa de cachorro é considerada energética, inclusive servida em hospitais!!!!!
Como as coisas são para você?
Tudo isto me levou a pensar sobre os limites que nos impoem e impomos reproduzindo  regras sociais!
Grande abraço querido estranho...

Lilian Vasconcelos (*)

__________
N. E.:
A autora vive atualmente na Tailândia

 

« Voltar