VIAGEM A GRÉCIA - PARTE I

Eu ia ficar pouco tempo e me interessava mais a Grécia clássica e não as ilhas (apesar de amar as fotos das principais ilhas), optei pelos santuários. Eu visitei as ilhas de Egina, Poros e Hydra -  depois falo sobre elas.
De Atenas para Santorini, Mikonos, etc, fica longe, você passa o dia inteiro navegando e aproveita pouco tempo lá.
Então acho que para visitar as ilhas mais conhecidas é necessário que se faça uma viagem só para elas.
Você já viu no mapa as distâncias? Não dá pra visitar tudo de bom da Grécia em  uma viagem de 10 dias.
Há agências lá que fazem passeios para as ilhas que você quiser e por quanto tempo quiser.
Também fazem pacotes para os santuários. Você pode escolher só Delfos (a 180km de Atenas), só Micenas ou  só Esparta...
Eu não fui a Esparta.
Em Atenas, contactei a Renaissance Tours, com a Aparecida, uma paulista que estava lá há 15 anos, foi muito simpática e resolveu tudo pra mim, mas sai mais caro.
Você pode fazer tudo sozinha, sem pacotes, desde que fale inglês e se vire pela cidade.
Mas eu estava sozinha e tive medo, achei mais seguro viajar pela agência.
E deu tudo muito certo.
Em Atenas, os principais lugares para visitar (fiz sozinha, com um mapa na mão) são a Acrópole, onde tem o Odeon de Herodes Áticos, o Teatro de Dioniso (segunda foto), o Parlamento, a Tumba do Soldado Desconhecido (onde tem aquela famosa troca de guarda), os edifícios clássicos da Universidade, a Academia de Letras e a Biblioteca Nacional, ass Praça Omonia e Syntagma, o primeiro Parlamento, o Estádio Panatenaikos, o Arco de Adriano, o magnífico templo de Zeus Olímpico e alguns museus interessantes.
O Museu da Acrópole é fantástico! E a vista para a Ágora é maravilhosa.
Fiquei fascinada com a Ágora Romana, que fui dois dias e era um local de déjà vu pra mim.

Em Atenas, não deu pra ir no Kerameikos, o cemitério belíssimo e no Monte Likabetos/Likavitos, onde tem uma vista boa de Atenas.
Procure descobrir.
De Atenas também dá pra ir no Templo de Poseidon, no Cabo Sunion, com o maravilhoso pôr-do-sol, mas também não fui.
De Atenas, saí num Ônibus de turismo com guia em espanhol, num tour de 5 dias pelo chamado Circuito Clássico.
Eu peguei um com extensão até Meteora, que eu não poderia deixar de conhecer.
Saímos de manhã, passando por lugares muito legais na estrada em direção ao Peloponeso
Atenas fica na região chamada Ática. Você pode ver no mapa as 3 divisões da Grécia.
A guia, além de professora de arqueologia era apaixonada por mitologia.  Eu ficava babando com ela.
Se eu não fosse eu, queria ser como ela...
Passamos no Canal de Corinto (foto abaixo), que é belíssimo.
Pena que não fomos às ruínas do templo de Apolo em Corinto, mas você pode ir.

Seguimos para Epidauro, onde tem o teatro famoso pela acústica e  fica o Museu de Asclépio (pai da medicina).
Micenas
é fantástica, com suas ruínas ciclópicas e pré-históricas e as tumbas circulares (de Agamêmnon?), veja exemplos abaixo:

Paramos à noite na cidade de Nafplio/Náuplia, que é linda!  Parece uma cidadezinha italiana (foi fundanda por venezianos).
Tem um forte com quase 1000 degraus, mas não deu tempo de ir porque fiquei catando telefone pra ligar e perdi a noção da hora.
Estava incluído o jantar, em horário determinado.
As pessoas que estavam comigo saíram pra comer pizza à noite e foi muito legal, conheci uma espanhola com os pais, até hoje somos amigas. Aliás, foi uma viagem ótima, me enturmei com a maioria, principalmente 3 senhoras uruguaias, um casal da galiza com dois filhos adolescentes, um casal de médicos argentinos que tinham estudado em Campinas... muito legal

[Náuplia, com a Fortaleza atrás]

De Náuplia fomos em direção a Olímpia , com seus estádios lindos e as ruínas dos templos de Zeus e Hera, onde aconteceram os primeiros jogos e tem um Museu fantástico...
A foto abaixo é do "estádio" onde se realizaram os primeiro jogos.
No caminho para lá passamos por Trípoli.
Só pra lembrar, os caminhos são fantástiscos, aquelas montanhas lindas, as planícies fantásticas.
Dormimos em Olímpia à noite.  Fiquei num hotel com jantar e  tomei a melhor sopa do mundo.

Normalmente nesses pacotes têm sempre a refeição noturna.
Mas temos que nos virar no almoço e normalmente param em locais "marcados" e são caras as refeições...
Mas eu adorei as iguarias parecidas com as árabes (a última dominação lá foi a turca, então...).
Em Olímpia, passeando à noite sozinha e catando pedras (trouxe pedras de cada lugar), senti uns cheiros maravilhosos de flores que nunca mais senti.

De Olímpia para Delfos  precisamos atravessar o Antirio numa balsa (no Porto de Patras) e é fantástico, dos dois lados,
temos as fortalezas venezianas onde teve a famosa batalha de Lepanto - e paisagens belíssimas pra tirar foto, afinal, você estará no Golfo de Corinto!
Antes de pegar a balsa  dá tempo de visitar a catedral de Santo André, que fica em frente.
O ônibus vai margeando o Golfo e você parecerá às vezes  indo do Rio para Paraty, pela Rio-Santos.
No meio do caminho, paramos numa praia linda chamada Galaxidi, foto abaixo:

Depois que atravessa o Antirio você já está na Grécia Continental.
Veja na foto abaixo, a chegada ao porto, depois que saímos do Peloponeso e atravessamos o Antirio de ferry, lembra?
As fortalezas foram construídas pelos venezianos e terminadas pelos turcos.
Agora estamos na Grécia Continental.
As praias e curvas do Golfo de Corinto lembram a Rio-Santos.
Percorrer esse caminho foi fabuloso  porque fui numa excursão com argentinos e espanhóis, e já estávamos há  2 dias juntos e quase todos amigos.

As montanhas pelo caminho, antes de chegar ao Monte Parnaso, em  Delfos:

Em Delfos, que surpresa, o meu quarto tinha vista para o Parnaso e deu tempo de ir ao museu e voltar pra ver o pôr-do-sol magnífico.
Delfos fica na encosta do monte, com vários níveis e escadas de uma rua para outra, fantástico!
A foto menor abaixo mostra uma das esquinas da rua principal.

Na foto abaixo,  o famoso Teatro no santuário  fincado nas montanhas (chamadas Fedríades, de onde saíam os vapores responsáveis pelo transe das pitonisas - tenho uma reportagem dizendo que acharam realmente uns vapores estranhos nessas rochas...).

Muitas pessoas não iam muito adiante, pois para chegar ao ginásio tem que subir muito,  claro que eu fui!
Veja um pouco das escadarias na foto abaixo, à direita.

E a viagem continua, tem mais!