TODA CASA TEM QUATRO CANTOS

          Enfim sós. Cada qual para o seu lado.
          Ao contrário do que possam imaginar os já separados, foi uma cirurgia indolor. Dividiram-se – cada qual para o seu lado – sem corte!... O Fonseca iria para um apartamentozinho que lhes servia de renda nas mais altas estações, Eudóxia continuaria a morar no mesmo palco onde representaram luas-de-mel. Pouca dor – ao contrário do que possam imaginar os separados.
          Nenhum ranço de repulsa, tudo muito asséptico, tão asséptico quanto as bocas dos pacientes do Dr. Fonseca, após indolor e longo tratamento dentário. Eudóxia ri sem arte – repete o rir – e volta a rir sem arte. Que colarzinho de pérolas!... Custar-lha-ia uma fortuna aquele riso se o Fonseca não fosse seu marido. Marido? Ex-marido, claro!.... Fonseca era dentista de mão-cheia.

– Melhor assim.

          Nem livros nem discos “cada qual para o seu canto”. Gosto é gosto. É tarde, muito tarde – duas da manhã, quase. Tardíssimo para Fonseca seguir na direção do litoral. Amanhã, há estrada. O apartamentozinho de lá também está a seu gosto. Os livros e os discos de lá são tão bons ou melhores dos que os daqui. Gosto é gosto. Poderás se acidentar! Muito tarde. Os gostos de Fonseca e Eudóxia são os mesmos, quase milimetrados. Fica no palco! Dormiremos de costas um pro outro! Fica no palco!

– Melhor assim.

          Escovar os dentes é o penúltimo ato da noite. Mas, para que escovarem os dentes se estão, enfim, cada qual para o seu lado? Por pouco Fonseca não se apieda de Eudóxia. Seus consecutivos “melhores assim” eram – ao mesmo tempo – tão irritantes e tão resignados!... Para quê? De costas, desnecessárias são as pastas dentifrícias!

– Melhor assim.

          Hálitos exalam. O mesmo hálito que os fez cometer o primeiríssimo dos pecados: casar por casar!... Juntos, acostumaram-se. De costas, todo casal é inseparável. Gostar dos mesmos discos e livros de pouco vale se não houver uma vontade incontrolável de fazer com que a racionalidade das máscaras caiam. É necessário um beijo, mesmo quando com mau hálito, e muito prazer, de um bom gosto inenarrável, ao lambuzarem-se frente e frente.

– Melhor assim.

          Acordaram estorricados. Mamões papaia, pães cacetinho e manteiga de garrafa. Eudóxia ainda o ajudou a por as malas no carro. E Floriano seguiu para o mesmo apartamentozinho que lhes servia de renda nas altas estações.
          Enfim sós. Cada qual para o seu lado.

Djalma Filho

« Voltar