Não Somos Hispânicos
Somos Brasileiros e Lusófonos

Na edição do dia quatro de junho/2006 do The Miami Herald (Broward & State) foi publicado um artigo com o título: Multi-ethnic Brazilians Defy Easy Categorization (Brasileiros de Etnias Diferentes Desafia Uma Categorização Ordinária) . O artigo na verdade mostra a fustração de brasileiros vivendo nos Estados Unidos em relação suas indentidades culturais e lingüíticas perante ao ponto de vista americano. Brasileiros em geral são muito orgulhosos da cultura brasileira e da língua portuguesa. Para os americanos que são péssimos em Geografia (falo de cadeira, pois, ensino Geografia numa faculdade americana) e muitas vezes colocam todo mundo na mesma panela. Preguiça ou falta de respeito ? Acho que os dois! No entanto brasileiros e brasileiras no exterior precisam aprender a defender nossas origems, língua e cultura. Muitos sabem que são brasileiros, porém, não sabem que são lusófonos. Lusófono é um termo usado para definir uma pessoa que fala a língua portuguesa e tem sua cultura baseada em Portugal. Não se esqueça que nossa cultura é brasileira, mas, tem suas bases em Portugal. Hispânico é um termo usado para quem fala a lingua espanhola e tem sua cultura ligada a Espanha.

Em outra edição do The Miami Herald o jornal publicou um outro artigo colocando os brasileiros como hispânicos na lista de imigrantes no Sul da Flórida. Achei uma ingnorâcia total e mandei uma carta ao editor, no entanto, ele nunca publicou a mesma e nunca respondeu à minha crítica. Na minha carta ao editor eu fiz uma sugestão pedindo eles que usasse o termo ibero-americanos, pois, não ofenderia a nenhum dos grupos mencionados na lista. Fiquei surpreso que eles nunca me contataram em relação ao artigo publicado na edição do dia quatro de junho/2006. O artigo está bem escrito, porém, falta informações importantes como a Comunidade de Língua Portuguesa (comunidade lusófona) que une todos os países que falam o idioma de Camões (Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola, Porto e Príncipe, Moçambique e agora Timor Leste). O termo lusófono nunca foi mencionado no artigo. Quando mencionam que o Brasil é uma mistura de europeus, indígenas e africanos se esqueceram de mencionar os japoneses que de fato fazem parte do maravilhoso mosaico racial brasileiro.

Finalizando o artigo é muito bom, todavia, poderia ser ainda melhor se informações mais completas fossem incluídas dentro do mesmo. Que bom que nossa comunidade está acordando para defender nossa cultural e nossa língua. Viva o Brasil e a nossa maravilhosa língua portuguesa!

Edmar Bernardes DaSilva (*)

______________

(*) Professor, escritor, jornalista e Doutorando em Educação na Florida Atlantic University, nos Estados Unidos