CULPA DE NIEMEYER

Sim! Oscar Niemeyer é culpado de muitas coisas. Culpa que permanecerá por muitos anos, sem se perder nas areias do tempo, até porque a areia era uma de suas matérias-primas indispensáveis.

Culpado e réu confesso, com provas por toda parte!

Foi ele quem imaginou e esboçou com traços minimalistas, ícones urbanos e os espalhou por cidades, estados e países.

Alguém duvida disso?

Foi ele quem trouxe a sensualidade à arquitetura brasileira, incorporando-lhe as curvas femininas mais brejeiras.

Junto com Lúcio Costa, "modernizaram" a paisagem urbana! E, unidos à Burle Marx, criaram um novo conceito de cidade, admirada por todos os que a conhecem: Brasília!

Sua culpa foi tão evidente, que a humanidade a desapropriou para si, incorporando-a a seu patrimônio.

Do pilotis ao "Plano-Piloto", pilotaram o Modernismo muito além do que seu mestre, Corbusier poderia imaginar, talvez por terem um país inteiro para construir e o incentivo de quem tinha a pressa de ver "cinquenta anos em cinco"...

Niemeyer, não contente em registrar seus planos em papel e mostrá-los sem medo a quem pedisse ou quisesse, ainda cooptou outros para ajudá-lo a realizá-los.

Arquitetou sonhos impossíveis para oferecê-los, como desafios ladinos, a quem pudesse concretizá-los: “A arquitetura exprimirá sempre o progresso técnico e social do país em que é realizada".

A engenharia brasileira aceitou seus desafios e buscou soluções técnicas inéditas, tão inovadoras quando o arrojo de seus traços.

Quantas noites de sono ele não deve ter tirado de seus calculistas? Quantas enxaquecas ele não deve ter provocado? Será que era proposital, para arrumar clientes para seu irmão neurologista, Paulo?

Ladeado por cúmplices tão visionários quanto ele; "provocado" por governantes; abstratamente apaixonado pelo concreto, ao ponto de desafiar a Física sem nenhum pudor, Niemeyer, deixou marcas de sua "culpa criativa" onde pode, exigindo que ela ficasse bem visível.

Sua única contradição era se dizer ateu, tendo projetado alguns dos mais emblemáticos templos do Século XX, com formas tão surpreendentes quanto polêmicas.

É... A arte está acima de qualquer preconceito ou discurso. E não existe coisa mais divinamente humana do que a arte!

No entanto, a maior de suas culpas foi ter sido pródigo não apenas em ideias, mas também em dias: 104 anos e ainda queria projetar mais!

Niemeyer, por fim, foi culpado por contrariar os que o respeitavam e partir para outros projetos... O que será que ele vai "arquitetar" agora?

Provavelmente não terá dificuldades para executar. Afinal, dizem que o céu está cheio de engenheiros...

Niemeyer é culpado de tudo isso! Só não o culpem, jamais, pelo que corruptos têm feito entre as nem sempre quatro paredes e sob os imensos e abertos vãos que ele projetou...

Adilson Luiz Gonçalves

« Voltar