Gif da crucificação © Urhacy Faustino

 

 

 

 

 

 

 

PÁSCOA

            Mais uma vez, estamos vivendo o espírito da Páscoa, um dos mais alegres momentos religiosos, em especial, por festejarmos a Ressurreição do Filho de Deus.
            A Páscoa tem sentido de libertação, “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará” (João, 8:32); de ressurreição e de renovação.
Comemoramos a Páscoa, tradicionalmente, no primeiro domingo depois da lua cheia do equinócio de março.
            O dia da Páscoa é comemorado com a certeza da vida que em Cristo adquire novo significado e nova dimensão; e é celebrado através de símbolos:  vida, luz e a alegria de viver, que apresentam significados específicos. Os principais são: o cordeiro representa a libertação; o girassol, a busca da luz da verdade; o pão e o vinho, o corpo  e o sangue de Cristo; a colomba pascal, a paz; o sino, pelo som alegre e festivo, anuncia a ressurreição de Cristo; o círio pascal, o renascimento; o coelho, a fertilidade; e o ovo, o símbolo da nova vida.
            De todos os símbolos, a história mais interessante para mim, e a mais esperada pelas crianças, é a do “ovo”; conforme a lenda, os persas acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante, tornando assim os ovos sagrados. Para os pagãos os ovos tinham o sentido de nova vida, por isso os presenteavam aos amigos, desejando-lhes boa sorte.
            Ainda, diz a lenda que os ovos eram cozidos e pintados com as cores da primavera;  bentos,  eram doados pela Igreja aos fiéis, na celebração da Páscoa.
            Com o passar dos anos, os ovos das aves foram substituídos por ovos de chocolate, por causa da quaresma; e pelo surgimento da indústria de chocolate, na Inglaterra, em 1830.
            Hoje, o dia da Páscoa é colorido como a primavera e tem o brilho do sol, mesmo que para nós aconteça no início do outono. Encontramos ovos de chocolates de todos os tamanhos e cores, fazendo a alegria  das crianças  e dos adultos.
            Diz Hélio Pedroso que “O significado desta data religiosa é tão rico de mensagens, que encantou todas as culturas”.
            Na poesia, encontramos em Pedro Du Bois:

“... luz denuncia..
amizade, ternura, amor...
... palavras...
sinais multiplicados de entendimentos
“avisos luminosos da nossa esperança”.

Tânia Du Bois

« Voltar