Concursos literários

Só divulgamos concursos com inscrições gratuitas (nenhum concurso pago ou cujo prêmio seja publicação cooperativada)
Blocos reserva-se o direito de não publicar os concursos que, anteriormente, não enviaram o resultado dos certames divulgados através desse portal (veja relação clicando, abaixo, em concursos que não nos enviaram resultado)

Por favor, ao copiar algum concurso desta página em  seu site cultural, cite a fonte de pesquisa: Blocos
ATENÇÃO: Colocamos na íntegra os dados que recebemos; no entanto, apenas transmitimos informações. Quaisquer dúvidas, sugerimos que entrem em contato direto com a organização do concurso respectivo. E, se não recebemos o resultado dos mesmos, nada podemos fazer diante dessa descortesia e desrespeito; apenas podemos relacionar os certames (vide link abaixo).

           Resultado de concursos: 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008  2007  2006 2005
0 Concursos que não nos enviaram resultado, e que, por isso, não serão mais divulgados no portal
Regulamentos Permanentes:

 

Até julho 2016

PRÊMIO NACIONAL CEPE DE LITERATURA - A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) inicia no dia 1º de março as inscrições para o Prêmio Nacional Cepe de Literatura, já em sua segunda edição. O concurso tem premiação total de  R$ 80 mil, divididos entre as quatro categorias contempladas:  romance, contos, poesia e literatura infantojuvenil.  A consulta ao edital já pode ser feita através do site da Companhia ( http://www.cepe.com.br ), na área de Licitações.  As inscrições seguem até o dia 15 de julho. Os candidatos, brasileiros residentes no país ou exterior, bem como estrangeiros naturalizados, só poderão inscrever uma obra em uma das categorias. Os obras deverão ser inéditas e escritas em português. Em sua primeira edição, no ano passado, o Prêmio Nacional Cepe de Literatura contou com  579 inscrições, com participação de autores de todos os estados, além de brasileiros residentes em outros países, como Portugal, Chile, Estados Unidos e Holanda. Clique no link ( http://goo.gl/Gbtp7u )   e vá direto à página onde estão o edital e documentos exigidos.
Notícia enviada por Roziane Fernandes

PRÊMIO LITERÁRIO DE LOGOSOFIA 2016 - Organização: Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana (R. General Chagas Santos, 590 - B. Saúde - São Paulo/SP - CEP 04146-051 Tel: (11) 5584-6648).Objetivo: estimular a reflexão sobre aspectos importantes da vida dos professores e de seus alunos, apresentando novos conceitos que podem ter grandes projeções na vida e na arte de ensinar e aprender. Concurso aberto à participação de todos os professores do Brasil, que tenham diploma de licenciatura, mestrado ou doutorado ou que estejam vinculados a uma instituição de ensino, de qualquer área. A Fundação Logosófica é uma instituição jurídica de direito privado, com finalidades exclusivamente educativas e culturais. Criada em 1930, em Córdoba, na Argentina, por Carlos Bernardo González Pecotche, começou suas atividades no Brasil em 1935. A Instituição promove em 2016 mais um Prêmio Literário, desta vez voltado para professores. O objetivo principal desse Concurso é apresentar para os educadores os conceitos logosóficos sobre o ser humano, sobre a vida e uma nova forma de ensinar e aprender, trazendo elementos transformadores e revolucionários para uma nova docência. Estas questões são aprofundadas no livro “O Mecanismo da Vida Consciente”. Esse livro apresenta o humanismo em sua concepção essencial: “O ser racional e consciente que realiza em si próprio as excelências de sua condição de humano e de seu conteúdo espiritual na base de uma incessante superação”. O período de inscrição é de 01 de fevereiro de 2016 até 31 de julho de 2016. Para participar basta ler o livro em questão, escrever um artigo de uma página e então concorrer a vários prêmios, sendo que o primeiro lugar ganhará um carro 0 km. Gostaríamos de contar com a participação de todos os professores. Colocamo-nos à disposição para quaisquer informações adicionais e esclarecimentos. Atenciosamente, Gláucia Pereira Setor de Cursos e Divulgação da Fundação Logosófica Informações / download gratuito do livro: http://www.premioliterario.logosofia.org.br. O regulamento na íntegra encontra-se em: http://www.premioliterario.logosofia.org.br/regulamento
Contatos por e-mail: Csp-saude-div@logosofia.org.br ou pelos sites:
http://www.logosofia.org.br   -  http://www.colegiologosofico.com.br  -  http://www.editoralogosofica.com.br
Notícia enviada por Marcela Vendramini

 

Até agosto 2016

CONCURSO JOSÉ FABIANO - 200 TROVAS SOBRE BANHEIRO - Art. 1º - DO CONCURSO:  O concurso José Fabiano  1ª Antologia 200 Trovas Sobre Banheiro, idealizado, promovido e organizado pelo escritor Antonio Cabral Filho, tem a palavra  banheiro apenas como tema central, podendo versar sobre quaisquer assuntos correlatos. Art. 2º - DAS INSCRIÇÕES: Poderão se inscrever somente autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes no Brasil, com apenas (2) trovas por participante. § 1º - A inscrição é gratuita. Será aceita no período de 15 de março a 15 de agosto de 2016, com o envio das trovas em Time New Romain tamanho 14, espaço simples e resumo biográfico em cinco linhas digitados no corpo do e-mail  antologiabrasiliterario@gmail.com, dirigido à  1ª Antologia 100 Trovas Sobre Banheiro, Org. Antonio Cabral Filho. § 2º - As trovas, escritas em língua portuguesa, devem ter: a) obrigatoriamente, métrica setessilábica; b) rima, que poderá ser abab, abba ou aabb; c) os necessários sinais de pontuação; d ) letras maiúscula, somente, no início das frases que compõem os versos. Art. 3º - DA COMISSÃO JULGADORA: A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões e conferirá notas de  0,1 a  10 cujo resultado será irreversível. As trovas classificadas,  até o limite de cem (100) autores, participarão da 1ª Antologia 200 Trovas Sobre Banheiro, cabendo,  aos autores a responsabilidade quanto à autoria e inscrição do texto. Art. 4º - DA 1ª ANTOLOGIA 200 TROVAS SOBRE BANHEIRO: A 1ª Antologia 200 Trovas Sobre Banheiro terá 100 páginas destinadas às trovas classificadas, o equivalente a uma (1) página por autor, totalizando cem (100) autores, antecedidas de dez (10) páginas a cargo da Comissão Julgadora, resultando em um livro de 110 páginas, em formato e-book (livro digital) que será entregue, via e-mail, aos participantes. A todos, que se interessarem, estará disponível gratuitamente via internet. Será publicado no blog: ANTOLOGIA BRASIL LITERÁRIO http://antologiabrasilliterario.blogspot.com.br/ Ficará a cargo dos autores a livre divulgação em outros espaços. Art. 5º - DAS RESPONSABILIDADES: O promotor do concurso informa que o ato de inscrição significa aceitação das normas, acima expostas, e a consequente liberação da obra para integrar este certame. A divulgação dos resultados será publicada no blog ANTOLOGIA BRASIL LITERARIO, de propriedade do promotor do evento, até 15 de setembro de 2016, seguida da publicação e envio do livro aos autores, conforme Art. 4º . Parágrafo 1º - Todos os inscritos terão os trabalhos publicados, um em cada postagem, no blog do concurso. Parágrafo 2º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Notícia enviada por Antonio Cabral Filho



Nota: Divulgamos apenas os os concursos gratuitos, de preferência enviados diretamente para nós, porém há vários outros em: http://concursos-literarios.blogspot.com.br/ , a quem agradecemos a colaboração.

Página atualizada em 23 de junho de 2016

« Voltar