logotipo

Os 25 mais

     Uma companhia de televisão americana (A&E), depois de várias consultas entre especialistas e telespectadores,  fez, no fim do ano, uma listagem das CEM PESSOAS MAIS INFLUENTES DO MILÊNIO que acabou agora. O fator dominante no milênio foi o crescimento da Europa (Ocidente). A lista foi dividida em duas partes: a primeira, com os 25 nomes mais importantes; e a segunda com os outros 75.
     Não aparece nenhum brasileiro.em nenhuma das duas listas. Na lista dos 75 aparece um único latino-americano, Simão Bolívar, e dois portugueses, Vasco da Gama e Fernão de Magalhães. Entre os 75 estão quatro escritores [Joyce, Jane Austen, Marco Polo, Dante] e cinco filósofos [Kant, Bacon, Voltaire, Rousseau e Descartes].
     Os 25 primeiros nomes - e a razão para sua escolha - são, EM ORDEM DECRESCENTE: John Watt (máquina a vapor, Revolução Industrial ]; São Tomás de Aquino [convivência da razão e fé]; Lincoln [preservação da União americana, base dos EUA hoje]; Gengis Khan [maior império terrestre]; George Washington [criou USA e a idéia da transferência não violenta do poder]; Adam Smith [teórico do capitalismo]; Miguel Angelo [artista]; John Locke [filósofo, fundamentador da idéia de governo democrático); Gandhi [aplicação da tese da desobediência civil, não violenta]; Adolf Hitler [provocou o fim da supremacia européia]; Thomas Jefferson [filósofo, Declaração de Independência e Constituição Americana, aplicação prática das idéias iluministas]; Thomas Edison [inventor: fonógrafo, bateria, lâmpada elétrica, máquina cinematográfica]; Louis Pasteur [teoria da vacina, descoberta da importância das bactérias]; Sigmund Freud [psicanálise, sexualidade como controle do ser humano]; Leonardo da Vinci [inventor da idéia da arte na época moderna]; Galileo Galilei [desenvolveu a astronomia moderna]; Nicolau Copérnico [descentralização da Terra]; Albert Einstein [teoria da relatividade, ciência nuclear]; Karl Marx [luta de classes]; Cristóvão Colombo [descoberta da América, escravidão, destruição de civilizações]; William Shakespeare (criou os modelos gerais do ser humano pelos quais pensamos hoje em dia]; Charles Darwin [evolução, adaptação ao ambiente como preservação]; Martinho Lutero [só pela fé se chega à salvação, o indivíduo em contacto direto com a
divindade]; Isaac Newton [fundador da ciência moderna e de sua centralidade para o ser humano, revolucionou a Matemática, a Física, a Cosmologia]; Gutenberg [passagem do oral para o escrito, individualismo, distribuição da informação permitindo a passagem do poder da elite para a classe média].
     Algum comentário?
     Feliz Ano Novo!
                                                                          Marlene Andrade Martins
 

LISTA DO MILÊNIO

Esta é a lista do programa especial da A&E, emissora norte-americana de televisão, das cem figuras de mais influência no milênio que acabou agora. Identifiquei alguns nomes menos conhecidos, pela área de seu interesse. Durante a apresentacão, foram ouvidas algumas vozes discordantes, que chamaram a atenção para a presença de pessoas vivas, pessoas de interesse limitado para alguns grupos apenas e a grande concentração de nomes ligados apenas à cultura popular do século XX. Alguém defendeu estas inclusões, dizendo que eles são apenas símbolos de outras figuras que, em outras épocas, tiveram a mesma influência, mas ficaram esquecidas por não participarem da cultura de elite.

1. Gutenberg, João
2. Newton, Isaac
3. Lutero, Martinho
4. Darwin, Charles
5. Shakespeare, William
6. Colombo, Cristóvão
7. Marx, Karl
8. Einstein, Albert
9. Copérnico, Nicolau
10. Galileo Galilei
11. Da Vinci, Leonardo
12. Freud, Sigmund
13. Pasteur, Louis
14. Edison, Thomas
15. Jefferson, Thomas
16. Hitler, Adolfo
17. Gandhi, Mahatma
18. Locke, John
19. Michelangelo
20. Smith, Adam
21. Washington, George
22. Khan, Genghis
23. Lincoln, Abraham
24. Aquinas, St. Thomas
25. Watt, James

26. Mozart, Wolfgang Amadeus
27. Bonaparte, Napoleão
28. Bach, Johann  Sebastian
29. Ford, Henry
30. Beethoven, Ludwig Von
31. Watson & Crick [DNA]
32. Descartes, René
33. King, Martin Luther  Jr.
34. Rousseau, Jean-Jacques
35. Lenin, Vladimir
36. Fleming, Alexander
37. Voltaire
38. Bacon, Francis
39. Alighieri, Dante
40. Wright, Irmãos
41. Gates, Bill
42. Mendel, Gregor
43. Mao, Zedong
44. Bell, Alexandre Graham
45. Guilherme o Conquistador
46. Machiavelli, Nicolau
47. Babbage, Charles [computação]
48. Wollstonecraft, Mary
49. Gorbachev, Miguel
50. Sanger, Margaret [controle de natalidade]
51. Jenner, Eduardo
52. Churchill, Winston
53. Curie, Maria
54. Polo, Marco
55. Magalhães, Fernaão de
56. Stanton, Elizabeth
57. Presley, Elvis
58. Joana d'Arc
59. Kant, Immanuel
60. Roosevelt, Franklin  D.
61. Faraday, Michael
62. Disney, Walt
63. Austen, Jane
64. Picasso, Pablo
65. Heisenberg, Werner
66. Griffith, D.W.
67. Zworykin, Vladimir [televisão]
68. Franklin, Benjamin
69. Harvey, William
70. Papa Gregory Vll
71. Tubman, Harriet [anti-escravagismo]
72. Bolivar, Simão
73. Princesa Diana
74. Fermi, Enrico
75. Pincus, Gregory [pílula anti-concepcional]
76. Os Beatles
77. Hobbes, Thomas
78. Isabel I (da Espanha)
79. Stalin, José
80. Elizabeth I
81. Mandela, Nelson
82. Bohr, Neils
83. Pedro o  Grande da Rússia
84. Marconi, Guglielmo
85. Reagan, Ronald
86. Joyce, James
87. Carson, Rachel [ecologia]
88. Oppenheimer, Robert J.
89. Anthony, Susan B.
90. Daguerre, Louis [fotografia]
91  Spielberg, Steven
92. Nightingale, Florence [Cruz Vermelha]
93. Roosevelt, Eleanor
94. Paciente Zero (AIDS)
95. Chaplin, Charlie
96. Caruso, Enrico
97. Salk, Jonas
98. Armstrong, Louis
99. Da Gama, Vasco
100. Suleiman I [maior sultão do Império Otomano, sec. XVI]

Explicação da A&E: mais de 360 especialistas (jornalistas, eruditos, líderes políticos, etc) foram consultados, bem assim como telespectadores que mandaram seus votos. A pergunta era: quais foram as pessoas (homens e mulheres), nos últimos mil anos,  que mais tiveram importância na criação do mundo como ele é hoje. Um comitê formado pela emissora fez a revisão das respostas e compilou o resultado final. Um grupo de especialistas, representativo de um grande número de áreas, foi formado para assessorar este seleção. Entre muitos outros, participaram personalidades como: Kofi Annan, Hillary Clinton, Harold Evans, Henry Kissinger, Steven Spielberg, C. Everett Koop, Itzhak Perlman, Richard Holbrooke, H. Norman Schwarzkopf, Wendy Wasserstein e Robin Williams.

Pela transcrição, Marlene Andrade Martins

« Voltar