logotipo

BLOCOS RECOMENDA:

A poética da noite em Vinícius de Moraes
168 páginas - R$ 20,00
Editora Scortecci

Pelo sumário tem-se uma idéia da abrangência da obra: Na trilha de Vinícius: Os trabalhos sobre a obra de Vinícius, Vinícius e a Noite, Da impossibilidade à possível perda; A temática da noite: as origens míticas, a noite e a cosmogonia, a noite e a teogonia. A Noite e a poesia: A entoação poética d'A Máscara da noite, a Noite na dinâmica humana, a dis-posição do homem na noite. A noite e suas raízes: A Noite e o Sonho, a Noite e a Morte, a Noite e a Angústia.



A autora:

A autora é licendiada em Letras Português/Literatura pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiroe Meste em Ciência da Literatura - Poética, pela UFRJ - Universidade Federal do Rio De Janeiro. Publicou um livro de poemas Momentos e Memória (2000). É funcionária aposentada do Banco do Brasil e ocupa a cadeira nº 5 como membro efetivo da Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil.


Texto da orelha (trecho)

Este livro abre caminhos ao leitor da obra de Vinícius de Moraes. O que entender aqui por Poética? Certamente não trata de reogras ou modelos, mas de mostrar o fazer poético de Vinícius em seu vigor. E por que a Noite? Entre as numerosas faces de sua m[ultipla obra, essa ainda não tinha sido destacada, nem tematizada. Inúmeros poemas enfatizam o tema Noite, o ponto inicial foi o poema "A Máscara da Noite". Por que máscara da noite: A leitura da obra nesse horizonte surgiu de um processo natural. A máscara é usada para ocultar algo. A noite tem ligação com os mitos de origem. Essas mudanças proporcionaram aprofundar o pensamento na poesia e perceber a ligação com o mito, motivo de uma densa reflexão sobre o sentido da existência.

Prefácio (trecho)

São muitas as facetas que Elenice visualiza e ilumina. Descobrimos na leitura dialogal de sua fala muitas possibilidades de crescimento. O leitor não encontra dificuldade de conversar com seu texto. Numa expressão singular, simples, procura incessantemente a clareza, a fluência e o tom convincente, sem pedantismos teminológicos ou reflexões rebuscadas. É fluir da voz veludosa num mimetismo, difícil de realizar, do que a própria noite é: singular, aconchegante. acolhedora. E de tal maneira presente e plena que a noite se torna uma amiga desejada.
Manuel Antonio de Castro

 

Opinião

Este ensaio aborda a obra de Vinídius de Moraes por um ângulo raro: a poética da noite. Vinícius adorava a noite e toda a sua efervescência, encontro com pessoas, bares e conversas. Porém esta obra não trata da fala da noite, mas, principalmente, do seu silêncio de que a poesia de Vinícius está plena de significados, da escuta, e da noite íntima que ilumina a outra, quando todas as luzes da cidade finalmente se apagam. Um texto surpreendente e revelador, leitura indispensável para quem entende poesia como possibilidade de reflexão.
Leila Míccolis

 

« Voltar