Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.

Coluna 49

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot

Olá queridos leitores,

Esta coluna será grande, pois são tantos assuntos importantes e interessantes que fico em dificuldade para selecionar. E ainda precisei deixar textos e mensagens para a próxima semana.

O principal pedido desta é uma chamada urgente para o projeto de lei que está sendo votado no Rio - fiquei sabendo em cima da hora e não pude fazer muita coisa a não ser mandar e-mails para os deputados pedindo bom-senso. O PL 254 tem artigos bons, mas há dois – o 18 e o 27 que são altamente prejudiciais pois envolvem eutanásia e quantidade máxima obrigatória de animais em casa.

Não podemos retroceder e voltar a sacrificar animais! E o direito á liberdade? temos o direito de ter quantos amigos quisermos, desde que com responsabilidade.

Nesta coluna também uma matéria super interessante da Fátima Borges sobre Morcegos e um ótimo texto do escritor Ronaldo Torres que mostra como musiquinhas infantis, conhecidas e aparentemente inocentes, podem estar ensinando a crueldade contra os animais.

Como sempre, um pedido de ajuda e um e-mail do assassino da Preta – eu não tive a menor pena, e vocês? tirem suas próprias conclusões, se ele foi sincero ou não.

Abraços caninos, felinos, etc.

 

Projeto de Lei... Absurdo

Pessoal é urgente !

Foi votado o projeto de lei 254/2003, do deputado estadual Antonio Pedregal do Rio de Janeiro, que o obriga o recolhimento de cães e gatos de rua e limita para 10 o número de animais em residência. A pessoa que tiver mais de 10 animais vira comerciante e tem que pagar para ter os animais.

Vejam o absurdo, nós que salvamos animais doentes das ruas teremos que pagar por isto!

Estes dois artigos, 18 e 27,   irão causar o sofrimento e morte de milhares de animais.

Não deixem de mandar e-mails para o autor deste projeto de lei e para outros deputados falando destes artigos que não podem ser aprovados.

O PL 254 tem artigos bons, que acho até valido serem aprovados, mas os artigos 18 e 27 não porque são altamente prejudiciais.

E-MAILS

Autor do Projeto de Lei 254/03

Antônio Pedregal

antoniopedregal@alerj.rj.gov.br

 Outros deputados:

adroaldopeixotogarani@alerj.rj.gov.br, acarisiribeiro@alerj.rj.gov.br, albertobrizola@alerj.rj.gov.br, andrecorrea@alerj.rj.gov.br, armandojose@alerj.rj.gov.br, andredopv@alerj.rj.gov.br, alessandrocalazans@alerj.rj.gov.br, aureliomarques@alerj.rj.gov.br, alessandromolon@alerj.rj.gov.br, alessandromolon@alerj.rj.gov.br, atilanunes@alerj.rj.gov.br, aparecidagama@alerj.rj.gov.br, andreiazito@alerj.rj.gov.br, alicetamborindeguy@alerj.rj.gov.br, claudeci@alerj.rj.gov.br, cornelioribeiro@alerj.rj.gov.br, carlosminc@alerj.rj.gov.br, cidadiogo@alerj.rj.gov.br, caetanoamado@alerj.rj.gov.br, cidinhacampos@ alerj.rj.gov.br, comtebittencourt@ alerj.rj.gov.br, coroneljairo@alerj.rj.gov.br, geraldorodrigues@alerj.rj.gov.br, edinofonseca@alerj.rj.gov.br, elypatricio@alerj.rj.gov.br, edsonalbertassi@alerj.rj.gov.br, edmilsonvalentim@alerj.rj.gov.br, elianaribeiro@alerj.rj.gov.br, ednarodrigues@alerj.rj.gov.br, paulomelo@alerj.rj.gov.br, pedroaugusto@alerj.rj.gov.br, paulopinheiro@alerj.rj.gov.br,  pedrofernandes@alerj.rj.gov.br, pauloramos@alerj.rj.gov.br, fabiosilva@alerj.rj.gov.br, flaviobolsonaro@alerj.rj.gov.br, georgettevidor@alerj.rj.gov.br, gracapereira@alerj.rj.gov.br, gilbertosilva@alerj.rj.gov.br, gilbertopalmares@alerj.rj.gov.br, geraldomoreira@alerj.rj.gov.br

Suposto e-mail do assassino da Preta

Visite: www.opontozero.blogger.com.br
From: sandrameneghettisader

Quero muito me explicar e pedir perdão a todos 20/4/2005 12:27

Olá a todos.

Sou o Alberto que vocês tem torturado tanto nos últimos dias. Fiquei sabendo do massacre que ocorria no orkut e vim me defender, não tem mais por que se esconder pois vocês já sabem tudo sobre mim, até o que não devia saber.

Antes de tudo quero pedir desculpas a vocês, dizer que estou arrependido e que foi um acidente, não era pra Preta morrer, pensamos que ela ia acompanhar o carro.

Também gostaria de pedir para que vocês me perdoassem , pelo menos em vossos corações, podem continuar me humilhando no meu scrap, se esse é o preço pelo que fiz aceito, mas me perdoem , isso é tudo que quero.

Vocês não tem noção do que estou passando, tive que praticamente fugir de minha cidade e estou aqui sozinho, sem ninguém e o pior é que minha família está com medo lá em Pelotas.

Por isso, humildemente peço a vocês, não façam nada de mal a minha familia, a morte de um cachorro de rua não pode levar a morte de pessoas de bem.

Bah, se pelo menos fosse o cachorro de um de vocês, mas não era, era só um cão de rua.

E eu estou muito arrependido e estou atrasando minha vida, nem na faculdade posso ir mais e nem sei se vou poder transferir pra cá pois vocês divulgaram meus dados.

Minha vida acabou, estou em depressão, queria que alguém me ajudasse.

Por favor, me perdoe.


Matéria sobre Morcegos da Fátima Borges:

MORCEGOS:

Fantásticos aliados da natureza!

Considerados feios e esquisitos, estes mamíferos voadores, com grande capacidade para ingerir toneladas de insetos anualmente, contribuem consideravelmente para a redução de venenos químicos utilizados nas plantações, além de serem maravilhosos regeneradores de florestas, matas e cerrados degradados pelos humanos. É sabido que uma grande variedade de plantas dependem única e exclusivamente dos morcegos para não desaparecerem completamente. Eles chegam a transportar aproximadamente 500 sementes de plantas e essas dispersões de sementes são responsáveis por 95% da recomposição de nossas florestas!

Existem mais de novecentas e cinquenta espécies de morcegos no mundo e só 138 estão no Rio de Janeiro.

Muitas lendas e crendices acerca dos morcegos levam as pessoas a acreditarem que este animal é tão perigoso quanto o Conde Drácula, o que é uma injustiça! Na verdade, o maior problema com os morcegos é a falta de informação sobre os mesmos que ocasiona medo, preconceito e matanças indiscriminadas, levando até a extinção de algumas espécies.

Os morcegos são vitais para o nosso ecossistema, são os únicos mamíferos voadores, não são cegos como muitos acreditam, são considerados um dos animais mais limpos da natureza e muito resistentes à doenças.

Apenas utilizando sons de ultra alta freqüência, os morcegos são capazes de detectar obstáculos mais finos que um fio de cabelo no escuro. Esse sistema sofisticado, chamado de ECOLOCALIZAÇÃO, tem sido motivo de muitos estudos científicos. Até os morcegos hematófagos se revelaram aliados para o homem, pois sua saliva possui um anti-coagulante tão fabuloso que poderá ajudar a salvar vidas de pessoas com doenças do coração.

Seus esconderijos naturais são as copas de árvores, folhagens, troncos e fendas de rochas, embora possam ser encontrados em sótãos, porões, telhados , garagens, etc. São animais silvestres e por isso mesmo protegidos pela LEI DE CRIMES AMBIENTAIS 9605/98 ART. 32, portanto não podem ser caçados e/ou mortos.

ALGUMAS ESPÉCIES DE MORCEGOS:

FRUGÍVOROS: se alimentam de frutas, espalhando sementes durante seus vôos , são os responsáveis diretos pela regeneração das florestas tropicais, Mata Atlântica, Cerrados, etc..;

INSETÍVOROS: alimentam-se de várias espécies de insetos, por isso, tem um papel importante no controle de algumas pragas agrícolas, sendo considerados inseticidas naturais por controlarem a proliferação de insetos;

NECTARÍVOROS OU POLINÍVOROS: se alimentam de néctar, de pólen e partes florais, sendo por isso responsáveis pela preservação de nossas florestas;

FOLÍVOROS; se alimentam de folhas;

CARNÍVOROS : caçam pequenos animais vertebrados para sobreviver;

RANÍVOROS: comem rãs, embora nenhuma espécie se alimente exclusivamente de anfíbios;

PISCÍVOROS: alimentam-se de pequenos peixes pescando-os dentro d'água usando sua fantástica ECOLIZAÇÃO durante a pescaria;

HEMATÓFAGOS: estes, alimentam-se exclusivamente do sangue de vertebrados, há apenas três espécies no mundo, uma ataca aves e mamíferos e a outra ataca só aves, raramente atacam humanos.

E, assim, espero ter contribuído para mostrar que os morcegos são nossos grandes aliados e não inimigos !

É claro que ninguém deverá pegar um morcego vivo , pois para se defender, ele poderá morder a pessoa e aí sim, poderá trazer perigo para a saúde , porém se algum acidente acontecer, no caso de mordida ou mesmo de um arranhão por morcego, a pessoa deverá lavar o local com bastante água e sabão e procurar imediatamente orientação médica na unidade de saúde mais próxima de sua casa. É importante não matar e nem jogar fora o animal para que ele também seja examinado, isso pode ser muito importante para a sua comunidade e para você próprio, mas não é comum um morcego atacar humanos, é mais fácil ele ter medo de você do que você dele, por isso, deixe o animal em paz, ambos ganharão imensamente com isso!

Por: Fátima Borges Pereira – Vice-presidente da ong DAAJ- Defesa Animal e Ambiental com Apoio Jurídico.

Fontes:
www.morcegolivre.hpg.ig.com.br
www.bioqmed-ufrj.br/ciencia/morcegos.htm

 


Texto gentilmente cedido pelo escritor Ronaldo Torres

POR QUE [NÃO] DEVEMOS ATIRAR O PAU NO GATO?

A minha esposa é uma educadora adepta dos ensinamentos de Paulo Freyre e tem uma visão um tanto sofisticada das metodologias básicas de ensino. No ano passado, orientando o nosso filho Vinícius em suas tarefas escolares, na época com seis anos e estudando a primeira série do Ensino Fundamental, ficou revoltada com a caça ao gato proposto na tarefa. Imediatamente pegou o telefone e ligou para a coordenadora pedagógica da escola, em protesto contra o texto apresentado, que era, nada mais nada menos, do que a cantiga de roda “Atirei o pau no gato”, cujos versos instigam as crianças a cometer malvadeza contra os bichanos.

Ora, como se educar uma criança sem que ela sinta respeito e responsabilidade pelos animais? Por que se atirar o pau no gato assim, sem mais nem menos, vez que os gatos são animais totalmente inofensivos, dóceis e carentes de afeto?

Por que atirar o pau no gato e ainda se espantar por que o mesmo não morreu? São cantigas de roda desse mote dos tempos medievais, em que o homem não tinha referência para moldar um refinamento do seu caráter e vivia em eterna luta para se livrar da violência do meio exterior, o que ainda se tenta absurdamente se aplicar nas comunidades escolares, posto que é inqualificável e inadmissível nos dias de hoje em que o homem atingiu um grau superior de evolução e tem a sua personalidade desenvolvida por meio de modelos educacionais cientificamente estudados, cujos processos foram satisfatoriamente avaliados na sua aplicabilidade nos primeiros anos da sua infância e juventude.

Devemos ensinar aos nossos filhos, desde pequenos, o valor de se viver em harmonia com os animais e a natureza em si e que, com eles, formamos o ciclo da vida, o triângulo da concórdia mais importante para a sobrevivência do próprio planeta Terra. É através do respeito praticado aos animais e, por extensão, à natureza, que o menino de hoje vira homem amanhã sabendo respeitar e valorizar a vida.

O homem é fruto do meio em que ele se cria. Se as crianças são estimuladas a cometer barbaridades contra seres inocentes e inofensivos, certamente serão adultos violentos, pois, em vez de freio para a perversidade latente, tiveram incentivos para a crueldade petulante. E depois os pais levam as mãos à cabeça e choram indignados se perguntando onde foi que erraram.

O pau que atiraram no gato, voltou-se contra eles.

E dona Chica se admirou com o berro dorido que o pai deu. Formou uma roda e cantou uma paródia para os meninos:

Não atire o pau no ga-to-to
Que o ga-to-to
Não fez na-da-da.

Dona Chi-ca-ca
Admirou-se-se
Como o gato, como o gato
É camarada!



Email enviado pela lista de proteção animal... vamos ajudar?

Amigos,
repasso este pedido de ajuda porque conheço a pessoa e a situação, que é verdadeira e merece nossa contribuição.
Uma protetora muito humilde de Jacarepaguá, Margarete, está com um grande número de cães em tratamento. Ela nunca desiste diante de nenhuma doença ou acidente que acontece com os cães e gatos em sua vizinhança. Já vi ocasião em que ela própria deixou de comer ou de se tratar para pagar remédios, cirurgia ou ração para os mais infelizes dos cães abandonados que ela encontra na rua ou que é abandonado pelos donos.

Agora ela está completamente sem ração para muitos cães em tratamento. Pede ajuda.
Quem puder doar ração, ela disse que vai buscar. Se possível, a Kanina, que não costuma dar diarréia em cães já debilitados. Para contactá-la, tem o tel dela, 21-3350-4663. Se ela não estiver, basta deixar o recado com Mariléa, no telefone 21-2446-6156.

Se alguém preferir doar dinheiro, qualquer quantia, pode depositar na conta da Margarete,  Banco do Brasil agência 049316, cc/11288-7.
Obrigada,
Angela



Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras