receitas
Borscht

Lave e cozinhe beterrabas inteiras até ficarem macias; espere esfriar, descasque, bata no liquidificador com a água que sobrou e mais uma colher de chá de misso para cada duas beterrabas; acrescente mais água se for necessário. Gele. Sirva em taças, com uma colherada de creme de leite fresco por cima.
 

Bebida crioula

Junte o suco de 1 abacaxi e o de 1/2 limão. Filtre, gele e sirva sobre uma base de gelo picado e mel. Coloque na hora de servir 1 raminho de hortelã para enfeitar (a receita original, das Antilhas, leva também 1/2 litro de leite de vaca e, em vez de mel, açúcar).
 

Café de cevada

Feito de cevada torrada e moída. Parece com café mesmo, menos perfumado, mas igualmente amargo e estiulante para o coração, bom para o sistema nervoso e baço. Siga a receita do pacote e aumenta ou diminua a quantidade de pó conforme o gosto. E use coador de pano, pois os filtros de papel não deixam este café passar.
 

Chamam de chocolate (bebida quente)

Cozinhe 1 xícara de aveia com 10 de água, em fogo brando, durante no mínimo 30 minutos; se puder, deixe até 2 horas. Bata no liquidificador e acrescente mais água se o creme estiver grosso demais. Se preferir, bata a aveia com parte da água antes de por no fogo. Está pronto o leite. Para cada copo de leite, junte agora 1 colher de chá de cacau em pó e  3 de melado, malte de cereais ou marple sirup.  Uma pitadinha de sal e outra de canela em pó. Para dar um toque especial ao sabor, ponha um punhado de castanhas de caju no fundo do liquidificador na bora de bater, e vá vertendo o líquido aos poucos. Se não tiver castanhas, misture `colher de café de manteiga para cada 2 copos.
 

Ponche de melancia

Misture bem os seguintes ingredientes: 1 xícara de mel de melancia, 2 de água, 2 de suco fresco de maçã, 1 de suco de abacaxi, 1/4 xícara de suco de limão, 1/4 de suco de uva cocentrado, uma banana d'água (nanina) amassada e 1/2 xícara de damascos secos picadinhos. Sirva com pedra de limão.
 

A hora do chá:

Banchá = digestivo, remineralizante. Com ameixa umeboshi para acidez e gazes; com gengibre e gotas de shoyu para congestionamento das vias respiratórias. Toste as folhas antes de usar

Dente-de-leão = para fígado, coração, circulação, limpa o sangue e facilita o trabalho dos rins

Habu = desinfeta os rins, intestinos, limpa a pele; bom também para região gênito-urinária, tipo corrimentos e acidez; no começo de gripes e resfriados

Artemísia = ajuda a relaxar, atuando no sistema neurovegetativo. Ajuda a menstruação a descer e é vermífugo

Alpiste, alface ou casca de maçã = calmante

Raíz de lótus = dissolve o muco das vias respiratórias e indestinos

Chá Mu= ajuda nos excessos de álcool, drogas e a;úcar. Para isto, deve ser tomado quente e sem mel.

Chá de araruta com shoyu = conserta diarréias, alimenta, baixa febres e acaba com a corisa dos resfriados.