receitas 

Batatas recheadas com creme de queijo e ervas

Ingredientes
4 batatas grandes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de cream cheese
2 colheres (sopa) de salsinha crespa picada
5 folhas de sálvia picadas
2 colheres (sopa) de endro fresco
100 g de azeitonas pretas bem pequenas
sal a gosto

Modo de fazer
Lave as batatas, escove-as, retire os pontos escuros e fure-as com um garfo. Pincele as batatas com o azeite de oliva, embrulhe em papel-alumínio e disponha-as em uma assadeira. Leve-as ao forno médio por 2 horas, ou até as batatas ficarem macias. Retire as batatas do forno, corte-as ao meio, retire parte da polpa com uma colher pequena e coloque-a em uma tigela. Amasse bem a polpa, junte o cream cheese, as ervas e o sal e misture até ficar homogêneo. Recheie as batatas com o creme de queijo e distribua as azeitonas. Se preferir, salpique um pouco mais de ervas e decore com gomos de tomate-cereja. Sirva a seguir.
Dica:
Para diminuir o tempo de cozimento das batatas assadas, ferva-as por 15 minutos. Em seguida, escorra e pincele toda a superfície com azeite de oliva. Embrulhe-as em papel-alumínio e asse em forno quente. Experimente com outros recheios de sua preferência.

Fonte da receita acima: Revista Água na Boca


Risoto de tomate seco, rúcula e mussarela

Ingredientes:
1 maço pequeno de rúcula picada
100 g de tomates secos em pedaços
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 xícara (café) de vinho branco seco
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
380 g de arroz carnaroli (ou arbóreo) sem lavar
1 e 1/2 litro de caldo de legumes
150 g de mussarela cortada em cubos
caldo de legumes (de preferência natural ***)
3 litros de água fria
80 g de cenoura em padaços
50 g de alho-poró em rodelas
1 maço de ervas aromáticas
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela, refogue a rúcula e o tomate seco no azeite. Junte um pouco do vinho branco, deixe evaporar e reserve. Doure a cebola em metade da manteiga, acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o restante do vinho branco e deixe evaporar em fogo alto. Junte, aos poucos, o caldo de legumes quase em ponto de fervura e cozinhe por 17 minutos, mexendo de vez em quando. À medida que o arroz for secando, coloque mais caldo. Retire do fogo e junte a rúcula, o tomate seco, o restante da manteiga e a mussarela. Misture bem e sirva.
*** Para o caldo de de legumes: Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo. Quando ferver, reduza o fogo, tampe a panela e deixe até o caldo reduzir pela metade. Retire do fogo, passe por uma peneira.  


 

*** O Molho Branco de Ana Téjo

Mesmo que você não siga esta receita, tenho certeza de que vai deliciar-se com sua leitura:

Fonte: http://www.bolsademulher.com/familia/materia/molho_branco/5751/1

Poucas coisas são tão práticas e versáteis quanto um molho branco. Quando bem feito, um molho branco honesto, acrescido de uns poucos ingredientes espertos pode virar molho para massas, panquecas, peixes, frango e até servir de base para uma infinidade de sopas.

Infelizmente, parece haver algum mistério ancestral guardando os segredos desse molho tão simples. Uma espécie de "Código Da Vinci" do molho. Resultado: milhões de mulheres dinâmicas, inteligentes e poderosas tremem nas bases quando o assunto é molho branco. Tremiam. Porque aqui, nas próximas linhas, vamos desmistificar de uma vez por todas tudo o que há por trás de um molho branco bem sucedido. Quem viver, verá.

O quê?
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 litro de leite quente
1 cubo de caldo de galinha
Pimenta do reino moída na hora

Como?
Derreta a manteiga em uma panela. Nem ouse pensar na possibilidade de usar margarina. Quem usa margarina não vai para o céu e nem merece fazer molho branco! Pegue já o carro, o ônibus ou o submarino e vá ao supermercado comprar uma barra de manteiga. Custa menos de R$ 2,50 e é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.

Pois bem. Quando a MANTEIGA começar a espumar na panela (a derradeira ameaça: margarina não espuma. Você nunca saberá o ponto certo e vai começar errando a receita a partir daqui. Se quiser fazer com margarina, problema seu. Mas aí, será o SEU molho branco e não o meu. Se ficar ruim, não quero nem saber!), jogue a farinha de trigo de uma vez na panela e mexa vigorosamente, como se sua vida dependesse disso.

Vai ser um prazer quase sexual observar a massinha de modelar que você mesmo fez com manteiga e farinha ir amolecendo aos pouquinhos

Esse momento é meio traumático porque vai se formar uma bola na panela, com textura de massa de modelar. Não se desespere. É assim mesmo. Mexa até formar uma linda bola de massinha e então, com a segurança dos que sabem o que estão fazendo, coloque o leite AOS POUCOS. Por que o leite deve ser quente? Para facilitar a sua vida. O leite quente diminui consideravelmente as chances de o molho branco encaroçar. O segredo é colocá-lo AOS POUCOS e ir mexendo com uma colher de pau até incorporá-lo de cada vez. Vai ser um prazer quase sexual observar a massinha de modelar que você mesmo fez com manteiga e farinha ir amolecendo aos pouquinhos, se transformando num creme homogêneo e aveludado.

Se por acaso você achar que essa história de leite quente é frescura e o seu molho branco encaroçar, não se desespere. Minha avó tinha um truque infalível que consistia em mexer o molho branco no sentido inverso do original. Explico: se você for canhota como eu, mexerá seu molho no sentido anti-horário. Se ele empelotar, mexa um pouco no sentido horário. Se for destro, faça o contrário. Por improvável que pareça, dá certo, mas se você for do tipo pragmático que não acredita em crendices de vovó, tire o molho empelotado da panela, bata no liquidificador e volte pra panela. Se tiver um mixer , tanto melhor porque suja menos. Enfie o mixer direto no molho, bata e pronto.

Voltando ao molho: não há medida certa de leite. Vá colocando até seu molho ficar com a consistência que você quer (mais espesso ou mais ralo). Quando estiver do seu jeito, salgue com sal ou com caldo de galinha. Parêntese: eu, pessoalmente, não sou grande apreciadora de caldo de galinha em cubinhos, mas curvo-me ao fato de que ninguém merece, em pleno século XXI, passar três horas cozinhando uma carcaça de galinha com sálvia e tomilho para fazer o caldo, comme il fault . O caldo de cubinho é prático. Muito prático. Se quiser, use. Eu mesma uso de vez em quando, mas fica só entre nós. Pronto. Acabou. Difícil assim.

Variantes, conselhos e ameaças:
Tem gente que faz molho branco com amido de milho em vez de farinha de trigo. Sobre essa escória da humanidade, não vou nem comentar. O troço fica com consistência de gelatina, meio transparente - é bizarro! Quem faz molho branco com amido de milho comete um pecado ainda maior do que fazê-lo com margarina. E eu não ando com gente desse tipo!

Quando estiver bem prático no molho branco, você estará pronto para inovar. Aí, aproveite caldos de coisas boas que cozinharam (como um frango, por exemplo, ou a água daquele palmito que você abriu outro dia) e, em vez do leite, use o caldo, sempre quente, para fazer o molho. Isso abrirá um mundo de novas possibilidades na sua vida, você nunca mais jogará nada fora e verá, como diria Lavoisier, que tudo se transforma.

Bom molho!


Abobrinha recheada com queijos

Ingredientes
1 1/2 kg. abobrinhas pequenas
150 gr. queijo Cottage
150 gr. queijo ricota
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de torradas integrais esmigalhadas
1 dente de alho
400 gr. tomates maduro
1 colher de caldo de legumes (de prerferência natural)
3 colheres de água
1 colher de sopa de cebolinha picada bem fina
raspas de limão
sal e pimenta do reino (a gosto)

Modo de fazer
Lave as abobrinhas e corte a tampa no alto de cada uma. Cozinhe no vapor por 10 minutos. Escorra e deixe esfriar. Depois, escave-as com uma colher, deixando 5 mm. de espessura da casca. Amasse os queijos com as torradas esmigalhadas, as raspas de limão, a pimenta do reino. Recheie as abobrinhas com a mistura. Mergulhe os tomates em água verfente por 5 segundos, tire a pele, as sementes e corte em pedaços. Coloque-os na frigideira antiaderente com o caldo de legumes, o alho, as três colheres de água. Arrume as abobrinhas recheadas na frigideira, cubra e deixe cozinhar por 20 minutos.


4 receitas com aveia

1 - Salgado de aveia

Ingredientes:
2 xícaras de aveia
60 gramas de fermento biológico
1 colher rasa de sal
1/2 x ícara de chá de óleo
2 x ícaras de leite
orégano e gergelim (opcional)

Modo de fazer:
Bater no liquidificador os ingredientes acima. Colocar em uma vasilha e juntar com 2 xí caras de aveia (opcional: se quiser aumentar as fibras juntar 1 xí cara de gé rmen de trigo). Juntar farinha até ficar massa enxuta mas úmida, deixar crescer por 20 minutos. Abrir com rolo a massa, cortar quadrados, colocar porção do recheio, dobrar em triângulo Escolher recheio com mussarela, requeijão, carne vegetal, carne miúda de soja, etc. Colocar em forma untada com ól eo, deixar crescer uns 30 minutos, pincelar gema, se preferir salpicar orégano ou gergelim ou aveia. Assar forno quente pré-aquecido.


2 - Bolinho de sobra de arroz com aveia


Ingredientes:
Sobra de arroz cozido
1 ovo
Tempero a gosto
Cebola
Salsa
1 xícara de aveia em flocos
1 xícara de farinha

Modo de fazer:
Modelar com colher. Fritar. Escorrer em papel toalha.

 

3 - Batatas gratinadas com aveia

Ingredientes
250 gr. batata inglesa
1 xícara de caldo de legumes (de preferência caseiro)
2 colheres de sopa de aveia
250 gr. queijo parmesão (ralado na hora) ou mussarela
orégano
sal

Modo de fazer:
Cozinhar batatas sem deixar amolecer muito. Juntar 1 xícara de caldo do legumes. Ferver, juntar a aveia e deixar engrossar o molho. Colocar em refratário untado com óleo a camada de batata cortada em rodelas não muito finas. Cobrir com o molho e salpicar o queijo, o orégano e mais um pouco da aveia. Deixar no forno quente por 20 minutos.




4 - Cebola crocante com aveia

Ingredientes:
1 cebola grande cortada em rodelas grossas
   • Para empanar
1/2 xícara de chá de água
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de aveia
Tempero a gosto: orégano, cheiro verde, etc.

Modo de fazer:
Misturar os ingredientes para empanar até ficar uma massinha feito creme. Passar as rodelas de cebola na massinha. Fritar em óleo quente, colocar sobre papel toalha pra tirar o excedente do óleo (essa massinha é ótima pra empanar berinjela, abobrinha cortada bem fina, legumes cozidos ao dente como vagem, cenoura, etc., porque ela mantém tudo crocante por mais tempo).


Farofa de talos de agrião com farinha de milho

Ingredientes:
talos de 1 maço de agrião;
1 cebola média picada;
2 tomates maduros e firmes;
4 azeitonas verdes picadas;
2 colheres de sopa de salsinha picada;
1 colher de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de óleo de girassol;
2 xícaras de chá de farinha de milho;
1 colher de chá de sal;
½ colher de café de pimenta dedo-de-moça

Modo de fazer:
Recolha os talos, lave, higienize , escorra, pique em pedacinhos e reserve. Refogue a cebola no óleo e na manteiga, acrescente o tomate, a azeitona, a salsinha e a pimenta. Acrescente os talos, refogue mais 2 minutos em fogo baixo. Adicione a farinha e o sal, mexendo rapidamente por meio minuto. Desligue e sirva em seguida.

Assado de batata com cascas de chuchu

Ingredientes
1 ½ kg. de batatas com casca;
Cascas de 2 chuchus;
1 xícara de chá de creme de leite;
1 colher de sobremesa de shoyu;
1 colher de chá de óleo;
1 colher de café de sal;
2 colheres de sobremesa de queijo parmesão ralado;
2 colheres de sopa de salsa picada.

Modo de fazer:
Cozinhe numa panela as batatas inteiras e com a casca. Esfrie, corte-as em rodelas grossas e reserve. Cozinhe as cascas do chuchu e corte-as em tiras bem finas. Junte o creme de leite, o shoyu, o sal, a salsa, o alho e 1 colher de queijo. Misture tudo muito bem e reserve. Numa forma refratária untada com margarina, coloque uma camada de batatas, um pouco de crème de leite e, por cima, as cascas do chuchu, bem distribuídas. Finalize colocando a última camada de batatas, o restante do creme e polvilhe com a outra colher de queijo ralado. Leve ao forno médio, previamente aquecido, por 30 minutos. Sirva em seguida.
Com a polpa do chuchu, refogue e sirva-a com o prato.

 

Falso Tempurá

Ingredientes:
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de água gelada
1 colher de sopa de maisena
2 colheres de café de fermento em pó
1 colher de café de sal
   • Receio
1 dente de alho
½ tomate picado
½ cebola pequena picada
1 colher de sopa de talos de salsa
2 colheres de sopa de talos de brócolis
1 pires de repolho picado
sal a gosto

Modo de fazer
Refogue os ingredientes do recheio até ficar bem seco e reserve. Misture todos os ingredientes da massa, colocando por último o fermento. Acrescente o recheio à massa, misturando bem. Frite em óleo bem quente e escorra em papel absorvente.