INFORMAÇÕES INTERESSANTES:

        O maior gato  que se conhece é o gato-selvagem com 1,20 m. de comprimento.

        O gato-domesticado provavelmente originou-se do gato da Líbia ou do gato-das-estepes. Do Egito teria passado à Europa pelos países do Oriente Próximo. A partir do século IV, os romanos o empregaram no lugar das fuinhas, para caçar ratos.

        O  fato de que gato tem sete vidas, por cair de telhados ou lugares altos e na maioria das vezes sair até ileso, é devido  à possibilidade que ele tem de corrigir  a posição do corpo durante a queda.
 
 

Gatos estrangeiros: gato do Cabo da Boa Esperança (deve ser o gato-coroa...), gato da Espanha, o gato da Birmânia, o gato-angorá, o gato-chinês, o gato da ilha de Man, o gato-siamês, que se destaca dos outros gatos pelo miado e por sua antipatia pelos outros gatos. Acredita-se que também a fêmea tem o ciclo ovulatório diferente do das gatas de outras raças. Existe um peixe chamado gato-do-mar que vive nos mares do norte, chamado assim devido à dentadura, que rasga com facilidade a dura casca das presas, e também as redes de pescadores.

 
O gato sobe na mesa e resolve desfilar sobre o computador enquanto o dono está na cozinha fazendo um lance depois de algumas horas de trabalho. O bicho anda sem muita paciência e esbarra nas teclas. Apaga o trabalho e volta para seu lugar. Por cerca de 40 reais, o problema é resolvido. O

programa PawSense (http://www.bitboost.com/paw-sense/index.html) funciona como alarme antigatos. À primeira patada, o programa trava todas as teclas e emite sinas sonoros parea mostrar ao bichano que lugar de gato é longe do computador.  (Revista Veja, 9 de fevereiro de 2000)

    Denuncie qualquer tipo de crueldade com os animais. A SUIPA é uma entidade sem  fins lucrativos que objetiva a proteção e a defesa animal. Possui um abrigo, com mais de 2.000 animais, e um ambulatório, que atende também gratuitamente aos animais de pessoas carentes. Conheça o site da Suipa: http://www.suipa.com e, se puder, ajude a obra, tornando-se sócio da Sociedade, que também aceita doação de objetos.  Av. Suburbana 1801-  20973-010 - Rio de Janeiro - RJ.  Tel.: (021) 261-9954 / (021) 581-0529. E-mail: info@suipa.org.br  Sobre a SUIPA, que muitas vezes recebe animaizinhos que acabam morrendo de saudade dos seus donos, que os abandonam por nãopoderem mais conservá-los por causa de regimentos internos de prédios queproíbem animais, Cora Rónai escreveu em "O Globo" uma bela crônica, no caderno de Informática — "Mundo cão (e gato)", de 16/06/97 —  perguntando: "quer dizer que se o casal se mudasse para um condomínio onde não aceitam crianças, deixaria os filhos na Funabem?!"

Próximas páginas:
234, 5, 6, 7



gatomenu