CURSO ON LINE
DE CARPINTARIA POÉTICA



TURMAS  INDIVIDUAIS ON LINE

O curso individual pode ser feito através de duas modalidades (ambas através de e-mail):

Primeira modalidade
CURSO COMPLETO DE TEORIA E PRÁTICA DE CARPINTARIA POÉTICA


Análise crítica de 30 poemas (sem levar em conta o tamanho dos mesmos), máximo 5 poemas por aula, com avaliações, sugestões e indicações justificadas de alterações, caso necessário. Integram esta modalidade oito apostilas sobre teoria e técnicas poéticas, as quais serão enviadas de início, lidas e comentadas, por ser material de grande importância e interesse para quem quer conhecer diversas técnicas de elaboração poética e a contextuação delas no panorama da poesia nacional. Mesmo que não haja interesse em analisá-las, o participante ficará de posse de um belo material de consulta.

Aula 1 - Poesia rimada e metrificada.
Aula 2 - Poesia moderna: licença poética e erros. Poesia pós-moderna: Vanguardista, Pós-vanguardista, Poesia da Geração 70: desconstrução e a questão geracional (geração de 45, 60, 70, 80, etc.) e a Transvanguarda.
Aula 3 - Poesia épica. Poesia em primeira pessoa: poesia lírica o “eu lírico” e a poesia confessional e o poema-perfil. Poesia erótica e Poesia pornô. A autocensura.
Aula 4 - Poesia minimalista: haicai, tankas, poema-minuto e concisão, trova, quadras, microtrova, dístico e breve, poetrix e terceto, poesia em camiseta, em outdoor, em performances.

Aula 5 - Poesia por encomenda (temáticas e circunstanciais), paródia e paráfrase, de humor. A ironia poética. Como surgem as idéias. O plágio e o registro de idéias .
Aula 6 - A Poesia e sua interatividade com outros gêneros literários, com o cinema, com a televisão e com o teatro: Noções preliminares: Poesia e confluências: a) com outros gêneros literários: a fábula (literatura infantil); a prosa poética; a poesia de cordel e sua trama novelesca. b) com o cinema: (cena, fotografia, montagem narrativa); c) com teledramaturgia: a story-line, a verossimilhança, o plot, a intenção da cena, o tempo dramatúrgico e a relação com o poema minuto; d) com o teatro: questões relativas ao gênero teatro poético.
Aula 7 – O que é estética e algumas estéticas poéticas brasileiras do século XVI ao XIX: o quinhentismo, o arcadismo (setecentismo ou neoclassicismo), o romantismo, o realismo-naturalismo e o parnasianismo. Dois movimentos que merecem revisão: o Decadentismo (o teatro da palavra) e o Modernismo, questões envolvendo ambos.
Aula 8 – Preparação para a parte prática: Carpintaria Poética, a partir da ideia, durante o processo criativo, e o depois. Bibliografia.

Valor do investimento: R$ 750,00, à vista (sem desconto e sem parcelamento).


Segunda modalidade
PRÁTICA DE CARPINTARIA POÉTICA

Análise crítica de 20 poemas, máximo 4 poemas por aula, e as respostas, com avaliações, sugestões e indicações justificadas de alterações, caso necessário. As apostilas teóricas não integram esta modalidade de curso, restrito exclusivamente à prática.

Valor do investimento: R$ 500,00, à vista (sem desconto e sem parcelamento)

O depósito deverá ser efetuado por transferência bancária (os dados serão enviados aos interessados).

ATENÇÃO: Não haverá devolução da importância paga, nas hipóteses do participante desistir ou abandonar o curso.

   Contatos:
blocos@blocosonline.com.br