ANA ROSA
 
 O nome de batismo é Ana Rosa Guy Galego. Nasceu em Promissão, Estado de S. Paulo, descendente das tradicionais; famílias circenses Pimenta e Galego. Estreou no circo do seu avô Capitão Juvenal Pimenta, com apenas quinze dias, na peça O mundo não me quis, no papel de um recém-nascido que é abandonado na porta de um convento.
Aos quatro anos, o primeiro papel com falas na peça Lágrimas de Homem, e, daí para frente, todos os papéis infantis do repertório do Pavilhão Teatro Novo Horizonte.
Estudou balé e se especializou em dança típica espanhola. Aos dezesseis anos estréia em Companhia de Revistas como primeira bailarina na Cia. Dedé Santana. Ainda como bailarina e vedete trabalhou com Geiza Boscoli, J. Maia, Fernando D'Avila e Colé.
Em l964, é convidada por Cassiano Gabus Mendes para estrelar a primeira novela diária da TV Tupi, Alma cigana, de Manoel Muños Ricco e adaptação de Ivani Ribeiro. Lá, fez 27 novelas, de 1964 a 1980, destacando-se Beto Rocfeller de Bráulio Pedroso, Nino, o italianinho, de Geraldo Vietri, Mulheres de Areia, O profeta, de Ivani Ribeiro.
Na TVS, de 1900 a 1983, protagonizou Destino, Conflito, Justiça de Deus e Vida roubada, escritas por Maritsza Garrido e adaptadas por Creyton Sarzi.
Na TV Manchete, de 1984 a 1990, Santa Marta Fabril e Antonio Maria, de Geraldo Vietri e Filhos do sol, de Walcir Carrasco.
Na TV Globo, de 1990 a 1999, Riacho doce, adaptação de Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzon, O dono do mundo, de Gilberto Braga, Despedida de solteiro, de Walter Negrão, O mapa da mina, de Cassiano Gabus Mendes, Fera Radical, Rei do Gado, Benedito Rui Barbosa, Corpo Dourado, de Walter Negrão e Suave Veneno, de Aguinaldo Silva.
Trabalhos mais destacados em TEATRO: Camas redondas, casais quadrados, de Ray Conney e John Chapman - 1978/79. A calça, trad. de Millôr Fernandes - 1980. A nonna de Roberto Cossa - 1981. O analista de Bagé, de Luiz Fernando Veríssimo - 1983/84. Dona Rosita a solteira, de Garcia Lorca. Fez parte do elenco permanente do teatro Ziembinskt  de Walmor Chagas - 1987/89.