A Inconfidência

Tiradentes, como o próprio nome diz - O Mártir da Independência. Sempre há um escolhido, para servir de exemplo aos outros, essa é a regra. Jesus Cristo também foi o escolhido. Mas, quando um ideal é verdadeiro, não importa o que se faça para destruí-lo, ele permanecerá firme e forte como uma rocha sempre, não importa o  tempo. São muitos os exemplos, basta olhar a história.
 
Tiradentes pertencia a um grupo de homens que acreditava na independência e liberdade de um país chamado Brasil. Talvez naquele momento ele não fosse o principal líder do movimento, mas sim um dos seus integrantes.  A oposição precisava parar o movimento e para tanto havia necessidade de um Cristo, para servir de exemplo. Assim com o auxílio de um falso amigo - igual a muitos que encontramos nos dias atuais - Tiradentes acabou preso.
 
Mas, somente ser preso não era o suficiente, havia a necessidade de algo marcante, assustador e que por sua agressividade demonstrasse com quem estava a força e o poder, de forma a intimidar quaisquer outros membros do movimento dos Inconfidentes  a continuar.
 
Seguindo esse raciocínio, Tiradentes após ter sido preso foi enforcado, no entanto isso era algo muito banal, comum, havia necessidade de algo mais, por isso foi esquartejado e partes do seu corpo distribuído pelas ruas da Cidade. Isso teve repercussão, todos comentaram. Realmente o fato chamou a atenção.
 
No entanto, como tudo que é verdadeiro, o desejo de independência permaneceu latente e o Brasil, finalmente conseguiu se libertar de Portugal pouco depois. Aqui não importa datas, importa sim saber que o importante é se ter um objetivo, nele acreditar e lutar, sem jamais desistir, na certeza que chegará a hora dele ser alcançado.
 
Com a independência, uma parte do objetivo foi alcançada, porém outros desafios surgiram entre os quais a própria luta relacionada à corrupção e ao endividamento externo. Luta vivenciada até os dias atuais. No entanto,  com o advento da globalização, com o crescimento e diversificação dos meios de comunicação, a informação passou a ser mais democratizada. Cabendo ao Leitor, saber interpretá-la, analisá-la e concluir, atentando para o fato de que ainda há muitos Joaquim Silvério dos Reis camuflados, seja como político, governante, empresário, trabalhador, etc...
 
Fica assim a todos a mensagem deixada por Tiradentes, cuja morte não foi em vão e ao contrário do desejado não acabou com o movimento mais o fortificou, estando parte dele em cada um de nós até os dias atuais:
 
Persistir Sempre, desistir Jamais. Estar sempre atento, acompanhar o noticiário, analisá-lo, interpreta-lo, desenvolver senso crítico de forma a não se deixar enganar pelos Joaquim   Silvério dos Reis que proliferam por todos os cantos. Dessa forma, continuar a luta iniciada há tantos anos, que tantos progressos já conquistou, mas que ainda tem muitos desafios a superar.
 
Avante Brasil!

Rosiris Guerra Inglese

« Voltar