“O PEQUENINO GRÃO DE AREIA”

musical infantil de João Falcão

 

VENCEDOR DE 2 CATEGORIAS DO PRÊMIO ZILKA SALLABERRY DE TEATRO INFANTIL 2006:

 

Melhor Espetáculo e Melhor Texto (João Falcão)

 

Foi também indicado para: Melhor Direção (Marcelo Mello e Gisela de Castro), Melhor Cenário (Sérgio Marimba) e Melhor Iluminação (Renato Machado).

 

O Pequenino Grão de Areia, musical infanto-juvenil de João Falcão, estreou dia 22 de abril de 2006 no Centro Cultural Telemar sob direção de Marcelo Mello e Gisela de Castro. Este projeto foi contemplado em 2005 pelo Prêmio do Edital Funarte-Petrobras e em 2006 contou com o patrocínio do Grupo Telemar. Em agosto de 2006 iniciou temporada de 7 meses no Teatro Clara Nunes. Para 2007 a peça conta com o patrocínio do Opportunity e esteve em cartaz no Teatro da UFF em Niterói, onde somou 92 apresentações ininterruptas, com mais de 11.000 espectadores.

O espetáculo ganhou ainda o Prêmio da Caravana Funarte-Petrobras de Circulação Nacional e fará parte da 7a Mostra SESC-CBTIJ de Teatro Para Crianças.

 

A nova temporada acontece no Teatro Antonio Fagundes, que passa a ter sua programação feita pelo CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, com o projeto CBTIJ em Ação, cuja preocupação maior é ter espetáculos de qualidade em seu repertório.

 

Serviço

 

ESTRÉIA: 31 de março de 2007

TEMPORADA: Até 29 de abril de 2007

LOCAL: Teatro Antonio Fagundes - Av. Ayrton Senna, 2541 A (CEC - Barra da Tijuca) RJ

Telefone: (21) 2432-4000

HORÁRIO: sábados e domingos às 17:30h             

DURAÇÃO: 50 minutos

INGRESSOS: R$ 20,00 (meia entrada para estudantes e idosos)

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre                      

CAPACIDADE: 419 espectadores

 

Sobre o projeto

 

O texto e as músicas são de João Falcão e a direção musical e os arranjos são de Ricco Vianna. No elenco estão André Arteche, Ari Guimas, Bárbara Borgga, Daniela Fontan, Gustavo Klein, Luana Martau, Marcos Nauer, Morena Cattoni e Rose Lima.

 

O texto de João Falcão é inspirado numa fábula de origem popular que conta o surgimento das estrelas-do-mar. A famosa lenda virou sucesso na voz de Dalva de Oliveira em 1951, quando gravou a marcha-rancho Estrela do Mar, de Paulo Soledade e Marino Pinto: “Um pequenino grão de areia / Que era um pobre sonhador / Olhando o céu viu uma estrela / Imaginou coisas de amor...”

 

O Pequenino Grão de Areia é atemporal, porque fala de valores como solidariedade, coragem, superação dos limites, respeito à diversidade e a importância de se acreditar nos sonhos. O texto interessa e diverte crianças de todas as idades e também os adultos pelo seu humor e agilidade, além das belas músicas originais de João Falcão, resgatadas nesta montagem.

Sinopse

Um grãozinho de areia da praia se apaixona por uma estrela no céu e acredita ser correspondido! Todos os personagens – que representam os elementos da natureza e têm características humanas – acham que essa paixão é impossível, mas o amor e a perseverança do grão são tão grandes que ele se aventura até o mais fundo do fundo do mar para encontrar seu amor. Porque no fundo, no mais fundo do fundo, ninguém pode impedir um grande amor.

 

 Ficha Técnica

 

Texto e Músicas

João Falcão

 

Direção

Marcelo Mello

 

Co-Direção

Gisela de Castro

 

Elenco

André Arteche / Sonhador (Ator da série AMAZÔNIA - TV GLOBO)

Ari Guimas / Grão de Circo 1, Nuvem 3 e Velho Grão

Bárbara Borgga / Grão Raivoso, Guardião das Terras e Baronete

Daniela Fontan / Grão Chorão, Próxima 2 e Guardião dos Ares

Gustavo Klein / Grão de Circo 2, Nuvem 1 e Guarda

Luana Martau / Onda

Marcos Nauer / Grão Doutor, Nuvem 2, Grão Barão e Guardião da Águas

Morena Cattoni / Grão Que Dói, Grão Comilão e Guardião do Fogo

Rose Lima / Grão Que Ri e Próxima 1 (Atriz da novela BICHO DO MATO e LUZ DO SOL - RECORD)

 

Direção Musical e Arranjos

Ricco Viana

 

Músicos

Ricco Viana e Rick de la Torre

 

Cenografia

Sergio Marimba

 

Figurino

Mauro Leite

 

Iluminação

Renato Machado

 

Direção de Movimento

Duda Maia

 

Preparação Corporal

Paulo Denizot

 

Preparação Vocal

Agnes Moço

 

Assistente de Preparação Vocal

Chiara Santoro

 

Assistente de Figurino

Alexandre Cunha

 

Assistentes de Cenografia

Carolina Poppe, Ester Cotrim e Julia Melo

 

Direção de Produção

Gisela de Castro e Julio Augusto

 

Produção Executiva

Julio Augusto e Ari Guimas

 

Administração

Julio Augusto

 

Programação Visual e Produção Gráfica

Ricardo Bogéa

 

Ilustrações do programa

Carla Rosa

 

Digitalização e coloração dos quadrinhos

Jorge Guidacci

 

Fotos

Marcio Iudice

 

Realização

Zucca Produções

 

Assessoria de Imprensa

João Pontes & Stella Stephany

 

 
Zucca Produções
 

Em 2006, além de O Pequenino Grão de Areia, de João Falcão, a produtora realizou ArTORQUATO, de Antonio Quinet, sobre Torquato Neto, no Centro Cultural dos Correios, o Festival Dança Criança no Teatro Nelson Rodrigues e a continuação da temporada de Greve de Sexo, de Aristófanes, com tradução de Millôr Fernandes, no Teatro Grego da UFRJ / Urca.

Em 2005 a Zucca produziu os espetáculos ELSE, da Cia Akrópolis, no Teatro Sérgio Porto; Lady Lázaro, da cia Os Dezequilibrados, no Espaço SESC em Copacabana e no Teatro Café Pequeno; e estreou Greve de Sexo, no Teatro Grego da UFRJ / Urca.

Em 2006, 2005 e 2004 produziu o espetáculo TV TEMAS, do grupo Na Rede Pelo Lado de Fora, com várias apresentações no Teatro do Jockey, na Sala Baden Powell, no Teatro Odisséia, na Casa da Gávea, no Espaço Cultural Sérgio Porto e Teatro dos Quatro.

Em 2003 produziu Brutal, de Mário Bortolotto e O Mentiroso, de Carlo Goldoni, ambos no Teatro Miguel Falabella no Norte Shopping.