SACIEDADE DOS POETAS VIVOS DIGITAL - VOL. 8

ILMA FONTES - Psiquiatra e Legista, trocou a Medicina por Jornalismo, Cinema e Ativismo Cultural. Seu curriculum tem diversas páginas de prêmios e atividades em diversas áreas. Aqui transcrevemos um resumo mínimo. Livros: “Melhor de Três – Roteiros para Cinema”/1987 e “A Fúria da Raça” – Roteiro para Seriado de TV (1997). Escreveu, produziu e dirigiu junto com Yoya Wurch os filmes: “Arcanos (O Jogo)” (1980) e “O Beijo” (1980). Produtora, roteirista e diretora do curta “A Taieira” (1986), do seriado de TV “A Última Semana de Lampião” (1986). Dirigiu o Departamento de Produção da TV Educativa de Sergipe (1984/1987), onde fez inúmeros documentários e direção de cinco programas semanais: TeleSaudade, Primeira Chamada, Som-Vídeo, Aperipê Especial e Forró no Asfalto, além de produzir e dirigir todos os vts institucionais da TV Aperipê – Canal 2; Prêmio Anchieta de Teatro – Festival Nacional de São Mateus/ES – “A Fina-Flor”, em parceria com Yoya Wurch, com quem roteirizou o filme “Minha Vida em Suas Mãos” – longa-metragem filmado e lançado no Rio/2001, produzido e protagonizado por Maria Zilda Betlhem. Presidente do Conselho Municipal de Cultura (1995), Presidente da Funcaju (1996), Vice-Presidente do Conselho Municipal de Cultura (1997), Membro do Conselho Estadual de Cultura (2001-2005), Membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (2003-2004). Prêmio ASI de Direção de Teatro/1995 com a peça “As Criadas”, de Jean Genet. Prêmio Arlequim de Mármore/UFS/1995, Direção de “As Criadas”; Sócia fundadora e Vice-Presidente da AMART – Associação Amigos da Arte, Fundadora/Editora do Jornal O Capital (que circula desde 1991), e que foi considerado “The Best of the World Journal Cultural” pelo IWA/EUA/1995. Senadora da Cultura pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina - Seção Brasil/SP, diplomada em 11 de maio de 2004.
E-mail: ocapital@infonet.com.br

Página individual de poesia em Blocos Online


      Emoções baratas

Bilhete de amiga

Oração para todas as mulheres do mundo

     

      Confidência de Aracajuana

SuperEgo

Declaração dos Direitos Universais da Mulher

 

Emoções Baratas

Sabe meu bem, eu não tenho nada contra quem.
a questão é não negar. não medir. nunca.
hoje ou depois de ontem, o dia é o seguinte.
seqüências. conseqüências. hipotenusas ilusões.
você tanto pode dizer sim como não.
sim, mas não me peça que eu saiba.
sorvo o meu desespero a qualquer semelhança.
e não me diga que você também não dança.
convenhamos: conivências, conveniências.
são as essências de tais insatisfações.

Insight. ensaio uma forma de falar de amor.
a velha palavra gasta: amor.
eu te homo. e me dá um branco total.
não sei. leia na bula. se borbulhar engula.
uma loucura, sim, ainda há cura.
na procura, no fundo das profundezas.
“é na subida que se sente o ronco do motor”.
mas não pense que é vantagem chegar aonde estou.
estou por qualquer. pense e tenha.
se esfregue nessa lâmpada de Aladim.
caia em si. caia em mim.
mas por favor, não caia na minha.
se não enxergar essa espinha
que me atravessa o peito
como um defeito que não tem jeito.

o dever de rever sem revanche
avalanche de dizer: me jante
como a terra, sedenta de sangue,
me sugue, me sangre, me estanque
wellcome aos caminhos infinitos dos meus mangues.

Glória Horta

Ilma Fontes

 
Voltar à capa da Saciedade dos Poetas Vivos