RETROSPECTIVA 2011

DOE PALAVRAS - O Hospital Mário Penna em Belo Horizonte que cuida de doentes de câncer, lançou um projeto sensacional que se chama "DOE PALAVRAS". Fácil, rápido e todos podem doar um pouquinho.Você acessa o site http://www.doepalavras.com.br/, escreve uma mensagem de otimismo, curta (como no Twitter), e sua mensagem aparece no telão para os  pacientes que estão fazendo o tratamento. O envio pode ser feito no próprio site ou no Twitter, com a hastag #doepalavras.

REVISTA ESCRITA AGORA EM BLOG - Desde outubro de 2010 que a heróica revista Escrita do não menos heróico escritor Wladyr Nader está na Internet, através de um blog em: http://escritablog.blogspot.com - Imperdível! Quem quiser saber mais sobre a trajetória da publicação impressa, que fez história entre as "pequenas grandes publicações alternativas", clique aqui

NOTA DE FALECIMENTO - Morreu ontem, 1/2/2011, do rompimento de um aneurisma na artéria aorta, o jornalista e poeta Reynaldo Jardim, nascido em São Paulo, em 13/12/1926 e residente no DF. Como jornalista, foi redator das revistas O Cruzeiro e Manchete, e fez história ao criar nos anos 1950 o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, que mais tarde deu origem ao suplemento cultural "Caderno B". Em 1964, deixou o JB e tornou-se diretor da revista "Senhor". Nos anos 1960, foi diretor de telejornalismo da TV Globo, logo após a inauguração da emissora. Como poeta, publicou: "Paixão segundo Barrabás", "Maria Bethânia Guerreira Guerrilha", "Joana em Flor", "Viva o Dia", "Cantares Prazeres", e "Lagartixa escorregante na parede de domingo". Sua última obra foi "Sagradas Escrituras", trazendo a compilação de 64 anos de trajetória reunida em 1200 páginas de poemas, publicada em 2010; com ela, Jardim obteve o 2º lugar do Prêmio Jabuti na categoria Poesia, em 2010. Do primeiro casamento teve dois filhos: Teresa (também poeta) e o filho falecido Joaquim. Viúvo, casou-se com a jornalista Elaina Maria Daher, e deixou três filhos: Rafael, Gabriel e Micael. Desde 1988 residia em Brasília. Na véspera de seu aniversário de 80 anos (quatro anos atrás) foi homenageado pela Câmara Legislativa como Cidadão honorário de Brasília, no foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional.
Notícia envia por Márcia Sanchez Luz

RODA LITERÁRIA - Infelizmente, dia 25 de fevereiro aconteceu a última apresentação do único evento permanente de poesia em Maricá. Depois de cinco anos de atuação, a RODA LITERÁRIA não pode mais acontecer na praça, devido à falta de limpeza, iluminação e segurança. E a Sala de Leitura, onde eram realizadas as Rodas (Rua Domício da Gama nº 120 sala 103), também será desocupada. .É lamentável que isto aconteça. Esperamos que Paulo Roberto de Souza e Giselle encontrem uma alternativa viável para continuar com este projeto tão importante para nossa cidade.

NOTA DE FALECIMENTO - "Faleceu no dia 27 de fevereiro, à 1h da madrugada, aos 73 anos, o escritor gaúcho Moacyr Scliar, de falência múltipla dos órgãos. Ele havia sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) em 16 de janeiro enquanto se recuperava de uma cirurgia no intestino. Scliar está sendo velado neste domingo (27) na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, a partir das 14h. O sepultamento será amanhã, segunda-feira (28) pela manhã, em cerimônia reservada a familiares e amigos. Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre. em 1962. No mesmo ano, publicou seu primeiro livro, "Histórias de médico em formação", coletânea de contos baseados em sua experiência como estudante. O escritor fez residência Santa Casa de Porto Alegre, onde se especializando como médico sanitarista. Em 1968, publicou "O carnaval dos animais", que considerava de fato sua primeira obra. Em 1969, assumiu o cargo de chefe da equipe de educação em saúde da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, iniciou um curso de pós-graduação em medicina comunitária no Instituto de Seguro Médico de Israel. Em 1971, lançou seu primeiro romance, "A guerra no Bom Fim", um dos mais importantes de sua carreira. Integrante da Academia Brasileira de Letras desde 2003 e vencedor de quatro prêmios Jabuti (1988, 1993, 2000 e 2009), o escritor publicou mais de 80 livros entre diversos gêneros literários: romance, crônica, conto, literatura infantil e ensaio. Em 2005, lançou pela Editora Ágora "O olhar médico - Crônicas de medicina e saúde".. A obra trata de temas do cotidiano, como alimentação e exercícios físicos, sobre questões de saúde, como dor e consumo de remédios, e temas existenciais profundos como velhice e morte. Scliar acreditava que a literatura, ao menos a autêntica, versava, na maioria das vezes, sobre a condição humana, suas ansiedades, medos, paixões. "O humano está presente em tudo, mas revela-se sobremaneira na doença e nas experiências com a morte, talvez a maior angústia humana. "O medo de morrer e o sofrimento causado pela doença nos fazem mais frágeis e nos tiram as máscaras que usamos em nosso dia-a-dia", dizia".
Notícia enviada por Ana Paula Alencar, do Grupo Summus Editorial

NOTA DE FALECIMENTO - Somente hoje (3/3) soubemos do falecimento de nosso colunista Zanoto (José de Souza Pinto), no dia 21 de janeiro de 2010. Desde 1950, Zanoto mantinha a coluna "Diversos Caminhos", no Correio do Sul, de Varginha, e, desde 15 de maio de 2004, escrevia sua coluna quinsenal e depois mensal em Blocos, "Diversos Caminhos em Blocos". Em suas crônicas introduzia frases e pensamentos de alguns de seus heterônimos como P. H. Xavier e. Krug Pilard. Era Presidente de honra vitalício da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC).
Clique aqui para ler uma homenagem pessoal ao nosso querido amigo e colunista
.
Outras matérias podem ser lidas em:
http://www.blogdomadeira.com.br/uncategorized/morre-zanoto/
http://www.fotolog.com.br/vivacultura/27477784
Clique naqui para ler suas colunas em Blocos Online (Diversos Caminhos em Blocos).
Clique aqui para ler sua poesia.
Notícia enviada por Selmo Vasconcellos

NOTA DE FALECIMENTO - Faleceu em 15 de março Fernando Allah de Farias Moreira, poeta carioca residente em Brasília/DF. Fernando participa da Saciedade dos Poetas Vivos nº 6. Leia os poemas dele em Blocos Online bem como sua biografia acessando sua página individual.
Notícia enviada por Adailton Dias

NOTA DE FALECIMENTO - A poeta Alice da Matta Machado morre, no Rio, em 24/3/2011, de enfarte. Homenageie lendo-a em Blocos.

NOTA DE FALECIMENTO - "MORRE SAI BABA - Morreu na manhã deste domingo (24 de abril) um dos mais populares líderes religiosos da Índia, Sathya Sai Baba, considerado por seus seguidores como um deus vivo. De acordo com agências internacionais, ele estava na casa dos 85 anos. O líder morreu em sua cidade natal de Puttaparthi, no Sul do país, por conta de complicações no coração e nos pulmões. O guru estava hospitalizado por problemas cardíacos, pulmonares e renais. Ele estava há mais de três semanas em quadro grave de saúde e, há uma semana, contava com auxílio para respirar. Seus fiéis acreditam que ele possui poderes sobrenaturais, como fazer aparecer objetos ou curar doenças em fase terminal. A morte causou a tristeza dos devotos. Centenas de milheres de fiéis são esperados para o funeral do líder - Rogel Samuel.

NOTA DE FALECIMENTO - Ernesto Sábato (Rojas, 24 de junho de 1911 - Santos Lugares, 30 de abril de 2011) "Considerado um dos maiores escritores argentinos do século 20, Ernesto Sábato morreu na madrugada desde sábado, dia 30, aos 99 anos, em Santos Lugares, na província de Buenos Aires. "É um grande que se vai. Há 15 dias teve uma bronquite e na idade dele isto é terrível", declarou sua companheira de 30 anos e colaboradora, Elvira Gonzáles Fraga. "Ele vinha sofrendo há três anos. De alguma maneira se aproximava dos 100 anos, mas era doloroso de ver", confessou a mulher à rádio Mitre. O escritor, vencedor do Prêmio Cervantes de Literatura de 1984, seria homenageado neste domingo, dia 1º, na Feira do Livro de Buenos Aires. Sábato escreveu obras fundamentais da literatura argentina como O Túnel, Sobre Heróis e Tumbas e Abbadón, o Exterminador - René Castro". Fonte: http://www.band.com.br/entretenimento/cultura/conteudo.asp?ID=100000426666. Leiam mais sobre o autor no Wikipédia: http:// pt.wikipedia.org/wiki/ Ernesto _ Sabat

NOTA DE FALECIMENTO - "Abdias Nascimento, uma personalidade, no sentido amplo da palavra, morreu aos 97 anos de idade, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira, 23 de maio. Abdias era poeta, teatrólogo, ator, pintor, escultor, ensaísta. Abdias foi integralista, secretário de vários governos, deputado federal, senador da repúplica, doutor honoris causa, defensor da consciência negra, amava a afrodescendência e combatia, bravamente, o racismo. Abdias era um ser carregado de amor aos irmãos da negritude. Criou o teatro experimental do negro, o museu de arte negra e o movimento negro no Brasil. O dia 20 de novembro é dedicado à consciência negra, resultado da luta de Abdias Nascimento. Perde o Brasil, perde a poesia, perde a inteligência internacional. Abdias era um sábio, um de meus gurus. Saudade ave poesia!" Diego Mendes Sousa.
Junto com este texto de informação, Diego nos enviou dois poemas de Abdias, leia-os em Blocos.

NOTA DE FALECIMENTO - "É com muito pesar que eu, filho da nossa eterna e querida Angela Oiticica (Nangela Oiticica NadjaBerg Ceschim), venho avisar de seu falecimento dia 07.06.2011 as 21.30 da noite, devido a uma grave doença. ela estava a mais de um mês internada no hospital. peço descupas pela demora e forma como aviso, porem peço compreesão pela situação, peço também que se puderem avisem outros amigos dela que não estejam sabendo. Grato a amizade e o respeito que todos vcs tem e tiveram com minha querida mãe. Hare Krishna"
Notícia postada no Orkut, em 17/06/2011

GLAUCO MATTOSO COMEMOROU SEU 60º ANIVERSÁRIO ESTE ANO COM A PUBLICAÇÃO DE DOIS LIVROS EM SÃO PAULO - Eis a nota que recebemos do autor: "Duas editoras se junctaram para commemorar meus 60 annos, em junho, com um duplo lançamento festivo: a Annablume (com o sello Demonio Negro) e a Alaude (com o sello Tordesilhas). A primeira lança uma caixa com os dez volumes de poesia da serie MATTOSIANA em cappa dura, redesenhados pelo gutenborgeano Vanderley Meister; a segunda lança o inedito volume de ficção TRIPÉ DO TRIPUDIO E OUTROS CONTOS HEDIONDOS. A festa está agendada para o Barco, la em Pinheiros, e o dia 29 de junho, cae numa quarta-feira. Ja sei que haverá uma mesa com Vicente Pietroforte, Mamede Jarouche e Lourenço Mutarelli. Quem quizer pode espalhar porque o boato é quente... Horário: entre 19h e 22 h. Local: Centro Cultural Barco, Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 422, Pinheiros, Phone: 11-3081-6986". Triplos parabéns ao nosso amigo e colunista.

SERGIO FANTINI - ENTREVISTAS DE TV AGORA DISPONIBILIZADAS NA INTERNET - Quem perdeu as duas entrevistas para a TV Cultura e a Rede Minas de Sérgio Fantini, grande escritor e promotor cultural mineiro, pode agora vê-las agora via Web. A entrevista dele ao programa Entrelinhas está em: http://tvcultura.cmais.com.br/entrelinhas/sergio-fantini-entrelinhas-cmais e a concedida ao Imagem da Palavra em: http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/imagem-da-palavra/entrevista-com-sergio-fantini . Disse e repito que acho importantíssimos esses programas, para mergulharmos mais no universo ficcional do autor e, também, para conhecermos um pouco mais do pensamento deles a respeito do nosso tempo. Não percam.

HOMENAGEM A RENATA PALLOTTINI EM SÃO PAULO - No dia 20 de outubro, na Casa das Rosas, poetas, artistas e amigos prestaram homenagem aos 80 anos de Renata Pallottini . Poeta, dramaturga, ensaísta, roteirista e tradutora, Renata já tem mais de 20 livros publicados e mais de 11 peças teatrais. E apesar de muito dedicada à poesia, também exerceu intensa atividade em dramaturgia: teve obras encenadas por criadores assíduos da cena nacional, como Silnei Siqueira, Ademar Guerra, José Rubens Siqueira, Márcia Abujamra e Gabriel Villela. Também já emprestou seu talento criador — e poético — para algumas emissoras de televisão. Entre esses trabalhos ganharam grande destaque a série Malu Mulher, da rede Globo, e Vila Sésamo, da TV Cultura. O roteiro dessa festa inclui a leitura de poemas da homenageada, feita por poetas de várias gerações e alguns atores; a participação da cantora lírica Marcela Alves; a apresentação de cena do espetáculo Nos Campos de Piratininga (peça criada em parceria de Renata com Graça Berman); vídeo com imagens pouco conhecidas e divulgadas da Renata assim como trechos de poemas; e a música do premiado violonista e impecável artista que é Daniel Murray. Participaram, lendo poemas de Renata Pallottini, os atores e autores: Cléo Ventura, Graça Berman e Paulo Hesse e os poetas Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Dalila Teles Veras, Donizete Galvão, Edson Bueno de Camargo, Eunice Arruda, Frederico Barbosa, José Geraldo Neres, Luiz Roberto Guedes, Neuzza Pinheiro, Raquel Naveira, Roberto Bicelli, Rubens Jardim, Ruy Proença e Thereza Christina Rocque da Motta. O evento de comemoração foi gratuito e aberto para os admiradores e amigos.
Notícia enviada por Edson Bueno de Camargo

HOMENAGEM DE PORTELLA AO JUBILEU DO PROF. DR. MANOEL ANTONIO DE CASTRO - O Acadêmico Eduardo Portella pronunciou no dia 8 de dezembro, no Oi Futuro, conferência sobre o tema do “Humano como obra de arte”, por ocasião do jubileu do Professor  Manuel Antônio de Castro, da UFRJ.
Notícia enviada por Manuel Antônio de Castro.

NOTAS DE FALECIMENTO - Faleceram no dia 17 de dezembro o grande ator brasileiro Sérgio Britto (RJ, 29 de junho de 1923 - RJ, 17 de dezembro de 2011) e Joãosinho Trinta (São Luís/MA, 23 de novembro de 1933 - São Luís/MA, 17 de dezembro de 2011), artista plástico e carnavalesco.
Notícia enviada por Márcia Sanchez Luz

ANTOLOGIA DE POESIAS DE LÊDO IVO NO MÉXICO - Editada pela Universidade Autônoma de Nuevo León, México, acaba de ser publicada "Una antología de una antología personal", do Acadêmico Lêdo Ivo. Incluída na "Coleção Oro de los tigres", que divulga a poesia internacional contemporânea, foi traduzida pelo poeta José Javier Villarreal, que a selecionou e assina a sua introdução.

 página atualizada em 29 de dezembro de 2011

« Voltar