Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.
 

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot
Queridos leitores,
 
             Estou aqui, mais uma vez, para informá-los sobre o que tem acontecido com nossos amiguinhos, trazendo sempre matérias instrutivas da nossa parceira de luta Fátima Borges e, como prometido, a lista de empresas que não fazem testes em animais.
              Também resolvi  incluir entrevista com animais, idéia da nossa querida Leila Míccolis.  A proposta original era entrevistar animais de famosos, mas  como ainda não tive essa oportunidade, resolvi fazer com uma bem perto, a minha Sacha. Já escrevi um pequeno diário com um dia na vida dela e agora gostaria de entrevista-la, acho que assim fica mais pessoal.

Entrevista:
B ( sou eu ) – Sacha queria que você falasse um pouco sobre sua  alimentação... do que gosta... do que pode e não comer, etc.
S ( a própria)  - Eu sou uma cadela muito saudável e por isso estou aqui, firme e forte, com meus quase 13 anos, uma senhora enxuta. Só como ração importada e light, pois, como sou idosa, não posso abusar das gorduras e tenho que manter a forma também. Por mim  só comeria besteiras, tipo chocolate, biscoito, pão e, principalmente, carne, mas como minha mãe não deixa... vou me contentando com essa ração mesmo.
B – O que você costuma fazer durante o dia...
S – Eu durmo o dia inteiro, ainda mais nesse friozinho, fico na minha cama, com minha toalha e só saio de lá na esperança de que algo gostoso que minha mãe esteja comendo caía no chão, ou pra tomar meu remédio da homeopatia, que é docinho e eu amo... Quando minha mãe fala  - Sacha, o remédio!... e escuto aquele barulhinho no vidro,  fico alucinada e acordo rapidamente. Esse remédio é camomila, pra eu tentar ficar um pouco mais calma, e como minha mãe e avó são alternativas, teve que ser homeopatia.
B – O que você mais gosta de fazer..
S –  Eu adoro comer , passear e ficar com minha mãe e minha avó me fazendo cafuné... não tem nada melhor... ah... já ia esquecendo, tomar remédio também.
B – o que você pensa sobre os outros animais
S – Sinceramente, não me interesso, não gosto nem deixo de gostar... eles me incomodam um pouco, tentam interagir e não gosto que fiquem me cheirando, sou meio fresca. Minha mãe diz que penso que sou gente, mas não sei se é isso, é que gosto da minha privacidade. Mas também não faço mal a nenhum deles e acho um absurdo quem faz.
B – E sobre adoção...
S – É muito interessante, são tantos animais precisando, com frio, tristeza, dor. Muitos foram abandonados e se não encontrarem um lar, com certeza terão um fim trágico, servindo de cobaias em pesquisas ou sendo sacrificados em CCZs. Todos merecem abrigo, ninguém é melhor do que ninguém, sei que sou de raça, mas sou muito simples, detesto preconceito. Nesses dias frios, fico pensando nos coitadinhos sem um lar, uma cama quentinha e uma família que os ama... sou muito sortuda mesmo!

Essa foi uma prévia — as perguntas irão mudando e o ponto de vista também, pois outros animais serão entrevistados e a Sacha responderá, futuramente, a  novas perguntas que forem pertinentes.
 

Agora, uma matéria não tão “agradável”, da Fátima, mas muito necessária. Afinal de contas, essa é uma coluna que tem como principal foco a defesa animal e me sinto na obrigação de conscientiza-los, informa-los. Pois eu mesma não sabia da metade do que era feito contra os animais, só fiquei sabendo depois que entrei nesse mundo dos protetores. Acho que é muito fácil ignorar — porque é chocante, é doloroso. Mas é importante, pois se esperarmos que o governo faça algo, mude o que está errado, vamos ficar esperando sentados. Mesmo que a gente não possa mudar as coisas do jeito que gostaríamos e com a rapidez  que sonhamos, pelo menos podemos deixar a apatia de lado e não usar produtos que fazem testes em animais, não votar em quem não se preocupa com eles, não ir á circos que os exploram, não compactuar com a farra do boi, nem com sacrifício de animais em rituais religiosos, etc. Podemos mudar boicotando tudo isso, soltando a voz, fazendo abaixo assinados, etc. Porque se nos acomodarmos, vamos nos sentir culpados de fechar os olhos para aqueles que só nos dão amor e estão sofrendo atrocidades inadmissíveis, pensem nisso...

A Farra, mais que sangrenta, do boi...
SANTA CATARINA, o berço da vergonhosa
FARRA NACIONAL!

       Santa Catarina, quem diria, um dos Estados considerados mais civilizados do nosso Brasil, ainda acorrentado a uma dita tradição bárbara e medieval como a FARRA-DO-BOI.
      Alguns defensores desta prática sangrenta afirmam que ela faz parte de uma herança cultural. Mas para Oswaldo Rodrigues Cabral, historiador de renome, a FARRA-DO-BOI não passa de um “caso de polícia”. De acordo com Franklin Cascaes, folclorista de maior prestígio local e especialista na cultura do lugar, a Farra representa um “vampirismo medieval”.
      Proibida desde 03/06/1997, pelo Supremo Tribunal Federal, por considerá-la contra a Constituição Brasileira, a FARRA-DO-BOI acontece todos os anos em mais de trinta comunidades deste Estado. Segundo o Coronel Valmir Cabral, chefe do Estado Maior e Sub-comandante da Polícia Militar, em acusação feita ao Diário Catarinense, os Prefeitos e Vereadores de cidades localizadas no litoral de Santa Catarina são coniventes ou até mesmo financiam esta atividade considerada crime pela justiça.
      Ironicamente, as barbaridades feitas com os bois doados por políticos, donos de hotéis, donos  de restaurantes, criadores de gado etc., acontecem na semana da Páscoa e se estendem até a sexta-feira SANTA, embora  algumas comunidades a realizem para festejar casamentos, aniversários, e outras datas consideradas especiais.

O SUPLÍCIO DO BOI:
         Inicialmente, o animal é confinado por dias com água e comida ao alcance dos olhos e longe da boca para aumentar o seu desespero. Após dias sem comer nem beber, é despejado de um caminhão no meio da rua, onde “pacíficos cidadãos” armados de facas, porretes, pedras, chicotes, lanças e outras armas, preferencialmente cortantes, dão início à perseguição feroz, como verdadeiros vampiros sedentos de sangue, seguidos por velhos, mulheres, crianças! Eu disse crianças!!! Todos à prática sangrenta!!! Uma verdadeira aula de violência e insensibilidade, onde se aprende a torturar desde cedo seres inocentes e indefesos. Haja visto que muitas crianças já praticam suas farrinhas com  animais menores como filhotes de gatos e bodes.  Segundo o Diário Catarinense, de 13 de abril de 1987, nada escapa. Crimes cometidos por crianças, mas guiadas por adultos -  os mestres.
     O primeiro objetivo dos farristas é quebrar os chifres dos bois à pauladas, para em seguida, perfurar-lhes os olhos. Se o animal foge para o mar, onde sabe que morrerá afogado, é arrastado de volta, muitas vezes, já sem o rabo que lhe foi arrancado do corpo, tamanha a violência de seus agressores. O mais revoltante, é que os farristas, fazem questão absoluta de manter o animal vivo, até a sexta-feira SANTA, para que o divertimento não termine antes e, mesmo sem os olhos, sem os quatro cascos que são cortados, sem o rabo, ensangüentado e com dores dilacerantes, se ele ainda respira, a farra continua sob os olhos cegos da lei de um Estado tão bonito, mas manchado com o sangue da FARRA-DO-BOI!
       Em seu último dia de suplício, correndo às cegas, com vários ossos quebrados, com inúmeros cortes pelo corpo, o boi ainda tenta se defender, mas tropeça, cai e é transformado numa poça de sangue enorme, tão grande quanto as belezas de Santa Catarina.
      A lição foi passada à geração futura, os políticos têm seus votos garantidos, a impunidade protegendo e incentivando à violência. Hoje animais, amanhã, quem sabe???
     — Salve, Santa Catarina! Livrai-nos da Santa crueldade humana! Diriam os bois, se pudessem!

      Se você também sente vergonha deste barbarismo brasileiro, em pleno século XXI, escreva para o Sr. Luiz Henrique da Silveira ( Governador de Santa Catarina) e mostre todo o seu repúdio à FARRA-DO-BOI.
End: Rua José da Costa, 193
Cep: 88020-170  Florianópolis – SC.
Email: camich@pm.sc.gov.br

 
FONTES:
http://www.farradoboi.org/farra/
http://www.dialdata.com.br/farradpbpo/welcome.htm/
http://www.pea.org.br
http://geocities.yahoo.com.br/daaj2004/farradoboi.html
 

Por: Fátima Borges Pereira – Vice-presidente da ong DAAJ (Defesa Animal e Ambiental com apoio Jurídico)
Caixa postal nº 70595 - CEP: 22741-970 - Rio de Janeiro

Como prometido, a listagem das empresas sem crueldades – Vamos comprar com quem...

Lista de Compras da PEA - Produtos Sem Crueldades Última Atualização em 18/06/04
Para facilitar a vida de nós consumidores, a PEA criou uma Lista de Compras baseada nas empresas que não testam em animais. Essa lista está em Constante Atualização!
Imprima, divulgue, consuma produtos sem crueldades!
Os produtos estão descritos na ordem marca/empresa.

*  Empresas que Pararam de Testar em Animais - Continuam sob Investigação
** Empresas Nacionais
 
Higiene Oral
Anti-Séptico Bucal: Contente**Creme Dental: Contente**, Glister/Amway, Ki-Pasta/Skala**, Oral B/Gillette Company*, Tigrama, Welleda
Escova de Dente/Fio Dental: Contente**, Glister/Amway, Oral B/Gillette Company*
Refrescante Bucal: Glister/Amway

Utilidades

Absorvente: Nova/Davene**, Sym/Santher**
Guardanapo: Gala/Santher**, Santepel/Santher**, Snob/Santher**
Lenço de Papel: Kiss/Santher**
Papel Higiênico: Charme/Santher**, Personal/Santher**, Pétala/Santher**
Repelente: Citronium/Weleda
Toalha de Papel: Snob/Santher**
Vaselina: Granado**

Banho
Óleos para Banho/Corpo: Ahava, Clarins of Paris, Corpo a Corpo/Davene**, Dr. Tozzi**, Lush, Skala**
Sais para Banho: Ahava, Dr. Tozzi**, Lavalma**, Lush

Sabonete (Líquido/Barra): Ahava, Alba Botânica/Avalon, Avon, Body Series/Amway, Clinique, Davene**, Dr. Tozzi**, Estée Lauder (EL), Granado**, Holos/Ypê**, Lush, Nívea/Beiersdorf, St Yves
Shampoo/Condicionador: Ahava, Alba Botânica/Avalon, AquaMarine/Revlon, Avon, Botany e Tree/Skala**,  CitréShine/Amitée, Crisan/Wella, Dr. Tozzi**, Estée Lauder (EL), Farmaervas**, Flex/Revlon, Florestas**, Frizzly/Embeleze**, Granado**, Koleston/Wella, L'anza, Lush, LyoPlant/Mahogany**, Mahogany**, Maxi Trat/Cosinter**, Mocotó/Embeleze**, Nívea/Beiersdorf, Red Aple/Cosinter**, Santinique/Amway, Semprebella/Embeleze**, Silver Brights/Amitée, Skala**, St Yves, The Body Shop, Thicker Fuller Hair/Amitée, Tigrama, Veraloe/Cassiopéia**, Weleda, Wellapon/Wella, Zero Frizz/Amitée

Cosméticos
Creme de Barbear: Alba Botânica/Avalon, Clarins of Paris, Clinique, Nívea/Beiersdorf, Weleda, Wiser/Amway
Creme Hidratante: Ahava, Alba Botânica/Avalon, Avon, Body Series/Amway, Clarins of Paris, Clinique, Herbalife, Le Corps Actif/Chanel, Leite de Aveia/Davene**, Maxi Belle/Cosinter**,  Nívea/Beiersdorf, Red Aple/Cosinter**, Skala**, St Yves, Veraloe/Cassiopéia**, Victoria Secrets
Desodorantes: Alba Botânica/Avalon, Avon, Body Series/Amway, Clarins of Paris, Clinique, Estée Lauder (EL), Granado**, Kevin Nichols/Mahogany**, Nívea/Beiersdorf, Nova/Davene**, Red Aple/Cosinter**, Pólo By Kim/Davene**

Descolorante de Pêlos: Blondor/Wella, Cia. do Sol/Embeleze**

Esmalte: Anticipate/Amway, Avon, Chanel, Estée Lauder (EL), Nívea/Beiersdorf, Revlo
Maquiagem: Anticipate/Amway, Avon, Chanel, Christian Dior, Clarins of Paris, Clinique, ColorStay/Revlon, Contém 1g**, Estée Lauder (EL), NewComplexion/Revlon, Nívea/Beiersdorf, Revlon, The Body Shop, Tracta/Farmaervas**, Victoria Secrets

Perfumes/Colônias: Alma Viva/Davene**, Avon, Chanel, Christian Dior, Clarins of Paris, Clinique, Contém 1g**, Donna Karan Beaty/Estée Lauder, Lauder Beaty/Estée Lauder Beaty/Estée Lauder Beaty/Estée Lauder Beaty/Estée Lauder Beaty/Estée Lauder Beauty Co., Occasion/Amway, Revlon, Victoria Secrets, Wiser/Amway
 

Um último assunto, também muito IMPORTANTE

O Rio Grande do Sul aprovou lei que permite sacrificar animais em rituais religiosos. Lembrando que A VIDA É VALOR ABSOLUTO, peço que todos votem neste endereço
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,5580,OI348857-EI306,00.html

Abraços felinos.


Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras