Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot

“De todas as espécies, o homem é o único ser que inflige dor por esporte, sabendo que está causando dor”.
Mark Twain

 

Olá queridos leitores,

Essa coluna de hoje além de trazer notícias sobre o caso urgente citado na coluna anterior, e-mails de companheiros de lista de proteção animal, ainda traz uma matéria da amiga e companheira na conscientização da população, Fátima Borges – que coloca muito bem a forma monstruosa como os casacos de peles são produzidos. Com certeza muito sofrimento, dor, falta de respeito, falta de amor, falta de sensibilidade e muita maldade são os instrumentos mais utilizados para sua confecção! E as “dondocas” usam esses casacos como se estivessem bem vestidas – quando o que carregam nas costas é o peso de várias mortes com requintes de crueldade – um cadáver que foi assassinado friamente sem merecer, só pelo fato de ter nascido animal com uma pele bonita para produção de casacos... reflita: Você pagaria esse preço, de uma VIDA em nome da futilidade?

Hoje também gostaria, através dessa matéria, de expressar minha repulsa contra qualquer ato de crueldade contra animais seja para “vestir” o Ego das madames (casacos de pele), por “esporte” (rodeios) pela “ciência – que além de não ajudar, prejudica nossa saúde (vivissecção ), entretenimento (animais em circos) etc. Diga Não, proteste, boicote – faça um protesto pacífico, mas faça! Eles não tem como se defender mas nós temos como defende-los! Quem ama os animais respeita a VIDA, seja ela qual for! Somos contra qualquer forma de violência!

Termino essa coluna parabenizando e fazendo uma homenagem pelo dia da mulher, 8 de março, a mulheres que fazem toda a diferença na minha vida e principalmente na dos animais: Maria Helena Bandeira ( minha mãe), Leila Miccolis, Fátima Borges, Andréa Lambert, Sonia, Carmem Senna, Therezinha Guedes, Ana Areas, Luiza Mell (apresentadora da Rede TV), todas as minhas amigas, entre outras protetoras que não conheço intimamente mas sei que são muito importantes para os nossos irmãos – os animais! Continuem essas mulheres fortes, corajosas, sensíveis, com esperança, muita perseverança e coração!

Abraços caninos, felinos, bovinos

Matéria da Fátima Borges:

CRUELDADE, SOFRIMENTO, SANGUE E MORTE... MISTURA BÁSICA PARA A PRODUÇÃO DE CASACOS DE PELES

Infelizmente a indústria da morte que alimenta a vaidade humana não tem nenhum interesse em divulgar o que há por trás de um casaco de peles e / ou qualquer artefato feito à custa do sofrimento e morte dos animais caçados ou criados em fazendas para este fim, pois existe o temor de que a moral e a generosidade se sobreponham a vaidade explorada por este comércio sangrento!

Mas como acredito que a verdade deva ser exposta para que as pessoas tenham o direito de optar por carregar dor e sofrimento em seus corpos ou não, exponho abaixo algumas informações a respeito das crueldades insanas para se obter a pele de um ser vivo por ganância e vaidade.

Recentemente, a organização PSA, PROTEÇÃO SUIÇA DE ANIMAIS , denunciou e provou através de filmagens com câmeras secretas, animais sendo esfolados vivos pelos chineses, inclusive cães e gatos. O horror chega a durar dez minutos, até que o animal esfolado finalmente morra – em todas as fazendas de criação para o comércio de peles, não é muito diferente, inclusive, os animais nunca são tratados por um veterinário, todos permanecem com suas feridas, fraturas expostas, infecções respiratórias, tumores, etc., nas jaulas imundas até o dia da cruel matança.

O abate, via de regra, é feito de duas maneiras: Quebrando-se a coluna cervical do animal ou através da eletrocussão anal, onde uma ferramenta é introduzida no reto do animal fritando seus órgãos internos.

Todo o tipo de artimanha é usado para se ganhar muito dinheiro com o sofrimento e morte dos animais. As focas, por exemplo, são acusadas de “ameaça” para o bacalhau, pura mentira, pois na realidade, elas são aliadas deste peixe já que se alimentam, basicamente de lulas, que são predadores naturais do bacalhau. Porém as peles claras e macias dos filhotes de focas de menos doze dias,são altamente valorizadas no comércio, daí serem abatidos à marretadas sem dó nem piedade!

 

Filhotes de foca são abatido à marretadas!

Os animais silvestres presos em armadilhas montadas pelos caçadores, chegam a comer a própria pata na ânsia de se livrarem e, quando não conseguem, passam dias sofrendo miseravelmente sem comida, água e defesa para escaparem de seus predadores naturais e, caso sejam ainda encontrados com vida por seus algozes, são pisados fortemente na altura da cabeça ou mortos a pauladas para que morram sem danificar a pele.

Para se fazer um casaco de pele de tamanho médio são assassinados:

120 arminhos, 100 chinchilas, 70 martas zibelinas, 50 martas canadianas, 30 sariguéias, 11 linces, 30 ratos almiscarados, 30 coelhos, 27 guaxinins, 17 texugos, 14 lontras, 11 raposas douradas, 9 castores... Portanto, ao invés de colocarmos em nosso corpo, astrais de sofrimento, de baixa freqüência vibratória, vamos usar nossa capacidade de distinguir o bem do mal, vamos tirar o pêlo morto de cima de nossos ombros!

O sofrimento pelo qual passa um animal para alimentar o comércio sangrento da vaidade humana é escandalosamente superior a qualquer argumento que tenhamos para continuar a incentivar este horror, mesmo porque já existe, em abundância no mercado, peles sintéticas belíssimas, algodão, náilon, vinil, etc., ninguém precisa se proteger do frio com as peles conseguidas através do sofrimento de animais indefesos.

Estudos realizados pela companhia Ford Motor, mostram que o gasto de energia para se fazer um casaco de peles de animais é até 40 vezes maior em comparação com o casaco de pele sintética e que as químicas usadas para evitar a decomposição das peles dos animais, despejadas em nossas terras e rios, são altamente tóxicas .

Vivemos numa época em que o planeta clama por justiça, vamos contribuir com a vida e não com a morte, vamos deixar os animais viverem livres, cheios de paz e alegria abençoando a natureza já tão castigada pelas mãos humanas! Afinal, todos merecemos viver em paz !

E, se você ainda acha um exagero tudo isso, veja abaixo como conferir as informações acima, visitando os sites abaixo onde os vídeos sobre a caça de focas bebês não deixam dúvidas sobre a cruel matança das mesmas .

http://www.petatv.com/tvpopud/prefs.asp?video=trapping-and-fur-farms

http://www.petatv.com/tvpopud/prefs.asp?video=beavers , cliquem em WATCH IT

 

Por Fátima Borges – Vice-presidente da ong DAAJ - DEFESA ANIMAL E AMBIENTAL COM APOIO JURÍDICO

Colaboração: Iracema Blando Hochman

Fontes:

www.pea.org.br/crueldades/peles/index.htm
http://www.ipda.pt/0/campanhas/peles.htm
http://www.nex.org.br/causas_peleteria.htm
http://www.peta.org/
http://www.1.uol.com.br/bichos/noticias/afp/ult296u315.shl

Notícias novas sobre o pedido urgente da última coluna ( e-mail recebido pela lista animais do Rio de Janeiro)

Fotolog sobre o problema: http://www.fotolog.net/viralatasnit/


Oi, pessoal! Tenho algumas notícias pra dar e alguns pedidos para fazer:

1 - A poodle mestiça (1) foi adotada hoje. Com isso, são 4 animais salvos (um deles não estava na foto)
2 - Recebi um e-mail de uma protetora de Juiz de Fora. Ela disse que queria ficar com o Dog Alemão da foto, pois tem espaço no quintal.
No entanto, ela não tem condições financeiras de mantê-lo, pois já cuida de vários outros animais. Alguém se interessaria em ser madrinha/padrinho deste animal? Ela disse que ama animais e que ele terá espaço e amor. Quem estiver interessado pode me enviar um e-mail: viralatasnit@gmail.com
Obs: ele está bocejando na foto, não está latindo. Repararam como ele abana o rabo? É só chamar que ele vem todo faceiro.
3 - Não consegui falar com o veterinário que fez a cirurgia, pois hoje ele não estava na clínica. Amanhã tentarei novamente para saber o valor que precisaremos pagar. Pra quem não viu no meu fotolog as notícias da Preta, estou copiando aqui também: ela foi operada e está bem. O veterinário disse que era câncer e o tumor estava muito grande.
Agora é torcer para ela não ter metástase e resistir ao tratamento que será iniciado.
4 - Uma pessoa se ofereceu para levar animais para Petrópolis. Alguém da cidade se candidata a adotar?
5 - Uma outra pessoa virá a Niterói na segunda-feira pegar alguns animais e levará para Bom Jesus do Itabapoana. Se tiver alguém de Campos ou outra cidade que fica no caminho interessado em ajudar, a pessoa pode levar também.
6 - Pessoal, a Rosemary vai dar carona pra 5 cachorrinhos até Resende, onde encontrarão seus novos donos, no sábado. Precisaremos de transportadores para cachorros pequenos. Quem pode emprestar? Depois os transportadores serão devolvidos, obviamente.

RECADOS IMPORTANTES (pra quem não leu os posts anteriores), MUITO IMPORTANTES!

* Quem estiver tendo problemas em ligar pra Ana Paula, mande um e-mail! viralatasnit@gmail.com

* E eu não sou a Ana Paula! Sou Ana Valle, voluntária do projeto Vira-latas de Niterói responsável pelas fotos e pela atualização do fotolog. A Ana Paula é a protetora que me passou o caso e ela que recebe as ligações. Nesse post eu expliquei tudinho:
http://www.fotolog.net/viralatasnit/?pid=8374277

*Temos mais fotos de todos os animais no nosso álbum no multiply!
http://viralatasnit.multiply.com
podem usar as fotos pra divulgar.

*CONTATOS
e-mail: viralatasnit@gmail.com
telefone: Ana Paula: 99265512


Notícia interessante recebida pelo protetor José:
Participe da Campanha "Cidade Amiga dos Animais"

O projeto "Cidade Amiga dos Animais", visa valorizar os animais na sociedade, proposta esta que também é a meta da nossa lista, a Animalivre (animalivre subscribe@yahoogrupos.com.br).

Os munícipios que se manifestarem interessados em participar desta campanha deverão ter o compromisso de desenvolverem um trabalho em prol do bem estar animal.

O bem estar animal não pode mais ser considerado pelas autoridades e pela comunidade, como um ato de caridade e, sim deve ser visto, como uma obrigação legal. O respeito ao direito dos animais precisa ser encarado como um potencial turístico, pois demonstra que existe na cidade um alto grau de civilidade.

Não adianta ficarmos apenas cobrando uma atitude das prefeituras, nem mesmo agredi-los, precisamos motivá-los a seguir o exemplo das cidades que já realizam um trabalho de valorização da causa animal. Bons exemplos são excelentes argumentos.

É mais fácil convencermos alguém a mudar de atitude frente a uma situação, através de um exemplo, que esta trazendo resultados positivos a todos, do que simplesmente agredi-los com críticas, que muitas das vezes já estão cansados de ouvi-las.

O fundamental é levantarmos a bandeira:"Turismo exige Cidadania", implicando em direitos e deveres para com todas as formas de vida.Qualidade de vida é um atrativo turístico muito forte e, precisamos incluir aqui o respeito aos animais, onde poderemos enfocar a proibição dos rodeios.

A proposta é engajar aliados, ajudando a cobrar a responsabilidade que envolve todos os cidadãos no que diz respeito ao direito dos animais.

Todos protetores dos animais poderão indicar cidades que mereçam ser destacadas e incentivadas pelo trabalho realizado no seu município.

Os protetores precisam basicamente para se engajarem à Campanha, buscar junto a prefeitura informações sobre o que esta sendo feito em prol bem estar dos animais, e oferecer a Secretaria de Turismo, uma bela matéria sobre a cidade, GRATUITAMENTE, onde todos os potenciais turísticos serão divulgados, assim como, o interesse deles pela Causa dos Animais.

Normalmente as Secretarias de Turismo apreciam muito verem suas cidades sendo divulgadas, aqui o preço será pago por AÇÕES em prol da conscientização e do bem estar animal. Uma troca justa, que trará enormes benefícios a todos.

Ao ser publicada a matéria, será mencionado todo o trabalho dos protetores que buscaram associar o Turismo da sua cidade a Defesa dos Animais, demonstrando que somos pessoas interessadas e comprometidas com a cidadania, valorizando a imagem dos animais e da cidade onde moram.

A matéria será publicada aqui, na Revista Ecotour (www.revistaecotour.com.br) e também no Guia Defesa dos Animais (www.sobresites.com/animais).

Mãos a obra, vamos ao invés de simplesmente pedir apoio as prefeituras, proponha uma interessante parceria, eles ganham a divulgação dos potenciais turísticos, e nós o compromisso deles com um trabalho sério, que incentive a castração, a posse responsável, enfim o respeito pelo direito dos animais.

Esta ação concreta irá fortalecer nossa ideologia, a cada cidade publicada, provaremos o quanto é importante tentarmos mudar esta situação, onde os animais chegam a ser vistos com muito desprezo, e não representam potencial algum para a cidade.

Vamos fazer valer a frase: "O grau de civilidade de um povo se mede pela maneira que trata seus animais"

TURISMO E DEFESA ANIMAL SE FAZ ESTIMULANDO A CIDADANIA!!!!!

Contato: vininha@vininha.com
http://www.ecoviagem.com.br/colunasdoeco/def_colunasdoeco.asp?colunista=27&codigo=9602
Simple Zé - São Paulo

 

Uma última boa notícia:

Na segunda-feira passada a Câmara de Campinas aprovou o veto do prefeito aos rodeios na cidade. Exibição de animais em circos e congêneres também já é proibido lá. Parabéns ao povo de Campinas e a seus representantes!


Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras