Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.

Coluna 53

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot

Olá queridos leitores,

Hoje além de informá-los sobre eventos em São Paulo, vou falar sobre um assunto que já está se tornando repetitivo, mas necessário. Não estou aqui com a intenção de catequizar ninguém, até porque sou a favor da liberdade, mas gostaria de mostrar porque uma pessoa pode ser vegetariana não apenas por uma questão de saúde, mas por uma questão ética. Como amo demais os animais, percebi que só poderia dizer que eles são meus melhores amigos se parasse de come-los - senão ficaria sempre uma lacuna no meu discurso.

O que mais quero para os animais é liberdade, respeito, igualdade... e como posso defender isso comendo carne se começamos a escraviza-los antes de irem para nossa mesa? É fácil ficarmos horrorizados com o caso da Preta, cadelinha brutalmente assassinada, mas para nossa alimentação, tudo bem...

Se os animais perdem o direito à vida e à liberdade, é melhor não pensar sobre o assunto pois causaria desconforto, tristeza ou, no mínimo, reflexão, por parte de pessoas sensíveis. Mais uma vez ressalto, nós comemos sem pensar... e na maioria dos casos, muito mais do que realmente precisamos, mas isso não vem ao caso.

Como boa geminiana, sempre me interessei por nutrição, assim como por diversos assuntos diferentes. Gosto de conhecer mais, pesquisar e percebi que o vegetarianismo além de fazer muito bem à saúde é o mais alto grau de proteção animal... Mas com certeza o mais complexo para uma cultura que associa comer com carne!

Coloquei aqui algumas formas de exploração animal, para que todos reflitam e percebam o que fazemos com eles, a quantidade de maus tratos gratuitos:

Os animais servem aos seres humanos ( assassinados friamente ) contribuindo com muito sangue e dor para:

Alimentação (abatedouros)
Vestuário para “peruas” (extração de peles)
Entretenimento, “esporte” (Rodeios, Farra do Boi, Touradas, Caça, Circo com animais)
Lazer (Charretes de Paquetá)
Ciência, Medicina (Vivissecção)
Excentricidade (compras de animais selvagens – contribuindo para o tráfico de animais)
Aumento dos lucros - mercadoria (quando ficam expostos em vitrines de Pet shops e depois são “jogados fora” por seus donos)
Empregar “pessoas” (trabalho em carrocinhas e ligando a câmara de descompressão - contribuindo para a perpetuação do Holocausto)
Sadismo humano (maltratar animais por prazer)

Pensem à respeito e se esqueci de algum item, pois são muitos, por favor me lembrem! Vamos mudar essa realidade trágica...

Eventos:

EXTRA EXTRA EXTRA

1.        20/05/05 – 9 às 18 hs –1° Simpósio ABRACINO de Posse Responsável – São Paulo SP

A Ass.Brasileira de Cinotécnicos convida para este simpósio a realizar-se na Câmara de Vereadores de SP. Inscrições e informações: 11-6256-2348 / 6972-0131 abracino@uol.com.br


2.        20/05/05 – 20 hs - RODÍZIO DE PIZZAS EM PROL DA UPA CAMPINAS SP

É um rodízio de pizzas doces e salgadas, deliciozíssimas. Toda a renda reverterá em favor dos animais do Canil da Prefeitura da cidade de Campinas. Haverá sorteio DE BRINDES
Local: PIZZA D'ORO II
Av. José de Souza Campos, 43 (Av. Norte-Sul - no Laurão)
Valor: R$ 18,00 por pessoa Obs.: Bebidas e sobremesa à parte
Os convites poderão ser adquiridos comigo, Sandra (19 3736-1545).
Contamos com a presença de todos.
Sandra Reynaldo - Assessora Vereador Feliciano Nahimy Filho
(19) 3736-1545 sandra.reynaldo@gmail.com


3.        29/05/05 - MOVIMENTO DE PROTEÇÃO ANIMAL MARCA PRESENÇA NA PARADA GLBT, SP

Um caminhão de som enfeitado com banners e bandeiras com mensagens da proteção animal desfilará na Parada GLBT, que deve reunir 2 milhões de pessoas na Avenida Paulista dia 29 de maio próximo. A parceria, inédita no mundo, foi uma iniciativa da ONG de defesa dos animais ORION SAINT GERMAIN que, por sua vez, convidou o FORUM NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL para o evento.

A parada GLBT de São Paulo, está completando 9 anos na Paulista, já se tornou o segundo maior evento gay do mundo. É uma oportunidade inédita para o movimento de proteção animal expandir suas fronteiras. Uma das músicas que deve animar nosso caminhão é ODEIO RODEIO, numa versão remix feita pelo próprio CHICO CÉSAR. E se ele estiver em Sampa, prometeu subir em nosso caminhão, onde também devem estar TAMMY SIMAS, do Programa Bichos e Companhia; LUISA MELL, entre outros.

Só que para fazer da sua presença uma participação realmente marcante, o movimento de proteção animal precisa de TODOS VOCÊS!! Temos que ir pra avenida!! VALE TUDO: bandeirolas, cartazes de mão, e sobretudo fantasias de animais.

Estamos também com uma camiseta bárbara, QUE VAI SER COMERCIALIZADA. E QUANTO MAIS GENTE VESTIDA DE ANIMAIS OU COM ALEGORIAS QUE LEMBREM NOSSOS AMIGOS, MELHOR !!

VAMOS PRA AVENIDA, MOÇADA !! ESTAMOS ESPERANDO !!

FONES PARA ADESÕES, RESERVA DE CAMISETAS e APOIO FINANCEIRO PARA ACABARMOS DE DECORAR O CAMINHÃO: (11) 6973-7533 – 9187-9554, com ANDREA TEMERÁRIO e-mail: presidente@orionsg.org


4.        Notícia boa da Zona norte !!! São Paulo / SP
Recebemos uma ligação da Drª Andrea Acaui, que tem clínica veterinária na Av. Água Fria, 1394 - telefone 6994.1691.
A Drª Andrea informa que realiza castração a preços diferenciados para protetores e está organizando quatro datas para Feira de Adoção ( em outro endereço) para os dias: 12 e 26 de junho e 10 e 24 de julho. O local tem capacidade para 60 animais em cada edição.
Está informando e convidando para protetores que quiserem participar. Não haverá nenhuma taxa e somente animais castrados, vacinados e vermifugados poderão participar.
Interessados deverão enviar e-mail para a Dra. Andrea - dreacaui@yahoo.com
Por favor usem o telefone da Clínica apenas para contatos de castração. Para a Feira apenas por e-mail.
O Projeto Focinhos Gelados/Quintal de São Francisco estará presente nas Feiras ajudando na conscientização para a posse responsável e venda de produtos.
Projeto Focinhos Gelados focinhosgelados@focinhosgelados.com.br


5.        LAR TEMPORÁRIO E GATIL

A todos protetores e interessados no bem-estar animal informo que estamos disponibilizando LAR TEMPORÁRIO para cães, temos algumas vagas no momento, assistimos a São Paulo e Grande São Paulo.

O GATIL para quem talvez não conhece é um lugar especial projetado para alojar gatos, recentemente construímos e estamos ampliando este espaço visto que a cada dia temos observado uma grande quantidade gatos que não encontram alojamentos.

Caso deseje mais informações pode entrar em contato pelo telefone (011)4544-2046 com Emilia.

6.        Campanha Animais sem Frio

Entidades que necessitam de doação:

ABEAC www.abeac .org.br
UIPA www.uipasp .org.br

Abrigo da Vila das ontrá (contatos com Sonia no tel: 6334-4779)

Cães da Adriana (São Bernardo do Campo – SP) – Tel: 4396-4066

e outras entidades que vcs conheçam e puderem incluir na listagem.

 Precisam de:  * Papelão;* Colchas, cobertores, paninhos;*Jornal;* Medicação (que não esteja vencida);* Casinhas e bercinhos para cães e gatos.

Entrem em contato direto com estas entidades. Não vamos deixar nossos amigos mais fiéis desamparados nas geladas.

 

Por quê ser vegetariano?!

O vegetarianismo é a tendência que mais cresce no mundo desenvolvido. Eis 21 motivos porque você deve pensar em virar vegetariano também:

1- Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.

2- A cada minuto todos os dias da semana, milhares de animais são assassinados em abatedouros. Muitos sangram vivos até morrer. Dor e sofrimento são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão)  de animais são mortos a cada hora!

3- Há milhões de casos de envenenamento por comida relatados a cada ano. A vasta maioria é causada pela ingestão de carne.

4- A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter  perfeitamente de uma dieta vegetariana.  

5- Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.

6- "Carne" pode incluir rabo, cabeça, pés, reto e a coluna vertebral de um animal.

7- Uma salsicha pode conter pedaços de intestino. Como alguém pode estar certo que os intestinos estavam vazios quando utilizados? Você realmente quer comer o conteúdo do intestino de um porco?  

8- Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!

9- Todos os dias dezenas de milhões de pintinhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem botar ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.

10- Os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.

11- É muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.

12- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.

13- Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte - assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.

14- As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.

15- Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.

16- As seguintes doenças são comuns em comedores de  carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon,  câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros  e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer .

17- Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Quando você come carne, está ingerindo estas drogas. Na América do Norte 55% de todos os antibióticos são dados a animais de corte, e a porcentagem de infecções por bactérias resistentes a penicilina avançou de 13% em 1960 para 91% em 1998.

18- Num período de vida um comedor de carne médio terá consumido 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Você deseja tanta carnificina em sua consciência!?

19- Os animais sofrem dor e medo como nós. Passam as últimas horas de sua vida trancados em um caminhão, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.

20- Animais com um ano de vida são freqüentemente muito mais racionais - e capazes de pensamento lógico  do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um ato bárbaro.

21- Vegetarianos são mais aptos fisicamente do que comedores de carne. Muitos dos mais bem-sucedidos atletas do mundo são vegetarianos.

*******

O QUE POSSO COMER!?

Você está deixando de ser vegetariano porque não sabe o que comeria se não comesse carne? Um pequeno passeio pelo mercado de seu bairro lhe mostrará não somente que há muitas frutas e vegetais diferentes, mas também porque o vegetarianismo está crescendo tão rapidamente. Há muitas refeições vegetarianas prontas à venda. 

COMO TER CERTEZA QUE SEU CORPO ESTÁ RECEBENDO AS VITAMINAS E MINERAIS QUE NECESSITA?

1- Tenha uma dieta variada e tente incluir frutas frescas, vegetais verdes, ervilhas e produtos integrais - todos excelentes fontes de vitaminas, minerais  e fibras.

2- Vitaminas são facilmente destruídas pelo cozimento, logo você deverá comer alimentos crus. Use o mínimo possível  de água quando cozer vegetais, prefira o processo a vapor (para evitar perda de vitaminas solúveis em água). Cozinhe o vegetal pelo menor tempo possível.

3- Vitaminas são freqüentemente armazenadas na casca de frutas e vegetais, logo procure comer a casca.

4- Coma nozes e sementes - elas contêm  uma grande variedade de vitaminas e minerais.

5- Livre-se das panelas de alumínio, que é um potente veneno que pode causar danos ao cérebro.

6- Vitamina B12 é encontrada em leite (consideramos o leite impróprio para consumo humano - Nota do Tradutor) e cereais.

7- Zinco é encontrado em sementes, amêndoas e vegetais verdes escuros.

LEMBRE-SE: Se você suspeita estar com deficiência nutricional em vitaminas e minerais, consulte seu médico. Nunca tome vitaminas ou suplementos minerais sem indicação profissional.

Texto extraído do livro "Food For Thought" - Dr. Vernon Coleman.  



Esta coluna é atualizada todas às segundas-feiras