PRISCILA  SENA

Médica Veterinária do gatil da Suipa, especialista em Patologia Clínica de pequenos animais, Plantonista da Help Vet, autora e co-autora de trabalhos científicos publicados, entre eles: Diagnóstico de Tumor Venéreo Transmissível Cutâneo Canino através do Método de Punção por Agulha Fina; Determinação do Perfil Hematológico para Mico Leão Dourado, Livre de Patógenos Específicos na Reserva de Poço das Antas.

 

 

 

 

ronronos  e  latidos

Coluna nº 4 - 22/05/2008
(próxima 11/06)

Você conhece a SUIPA?

Hoje irei contarei a história da Suipa, para que vocês conheçam um pouco mais sobre essa entidade protetora de animais que abriga cerca de sete mil animais.

Fundada em 27/04/1943 por elementos de várias classes sociais, inicialmente se chamava "Sociedade União Infantil Protetora dos Animais", porque os protetores traziam seus filhos para auxiliarem no tratamento dos animais no pequeno barracão na antiga Av. Castelo Branco, depois Av. Suburbana e atualmente Av. Dom Hélder Câmara nº 1801, subúrbio carioca.

No final dos anos 50, o grupo de protetores foi se modificando e os novos diretores cadastraram a SUIPA como "Sociedade União Internacional Protetora dos Animais ". Intelectuais como: Carlos Drummond de Andrade, Nise da Silveira, Roberto Marinho e outros célebres amantes da causa animal eram associados, alguns diretores e outros conselheiros, já naquela época lutavam para que o Decreto-Lei no. 24.645/1934, assinado por Getúlio Vargas fosse cumprido. Este Decreto rege:

•  Art 3º - Consideram-se maus tratos:

I - praticar ato de abuso ou crueldade em qualquer animal;

II - manter animais em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz;

III - golpear, ferir ou mutilar, voluntariamente qualquer órgão ou tecido de economia, exceto a castração, só para animais domésticos, ou operações outras praticadas em benefício exclusivo do animal e as exigidas para defesa do homem, ou no interesse da ciência;

IV - abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária.

Com mais de sessenta anos de existência, mantida apenas pelos associados, esta Entidade diariamente vem lutando a  favor  da causa animal. Sem  fins lucrativos e contra a eutanásia em qualquer espécie, a SUIPA atua incansavelmente no auxílio aos animais.

A finalidade da SUIPA é de melhorar, a cada instante, a situação de descaso e de abandono dos animais em geral e também de conscientizar às pessoas de que os animais merecem respeito, devendo ser bem cuidados e protegidos.

A Suipa recebe abandonos diariamente, podendo ao chegar número de 50 por dia, com diversas alegações, e muitas cruéis, como:

•  Mudança de endereço

•  Animal idoso e com problemas de "odor"

•  Nascimento de bebês

•  Pedido de médicos de várias especialidades

•  Separação de casal

•  Desemprego

•  Despejo

•  Animal doente e etc.

Quando adquirimos um animal temos que ter a consciência da posse responsável, temos que ter a consciência que o bebezinho cresce, fica doente, podendo ficar chato e rabugento também, e que vive cerca de 18 anos sendo cão e felino vinte e dois.

Há poucos dias vi um gatinho de 25 anos, sem nenhum dentinho na boca e segundo guardião MUITO RABUGENTO... rsrsrsr!

A Suipa possui 30 Médicos Veterinários, ao todo cerca de 160 funcionários incluindo enfermeiros, faxineiros, recepcionistas, alimentadores, atendentes, administradores. Não temos nenhum tipo de ajuda governamental, recebemos doações e somos mantidos somente por doações. Estas são de todos os tipos, em espécie, jornal, potes de sorvetes que nos servirão para colocar água e comida. Temos um bazar, em que vendemos por um preçinho ótimo roupas, móveis, eletrodomésticos, brinquedos, bijus, sapatos, artesanato, que nos são doados. Enfim! Todos nós podemos ajudar de qualquer forma, e toda ajuda será com certeza muito bem-vinda. Outra opção é a de entrar como sócio da Suipa, fazendo uma doação mensal mínima de 10,00.

São quase 70 toneladas de ração mensalmente, ???? gastos em medicamentos.

Também temos atendimento clínico veterinário à população, com preços bastante acessíveis. Na clínica temos atendimentos especializados: cardiologistas, cirurgias, ultra-sonografia, ortopedistas, odontologista, laboratório clínico.

Todos nesta entidade trabalhamos em função dos animais, em oferecer uma qualidade de vida sem medir esforços para tal.

Caso queira adquirir um animalzinho para completar sua família, lá nós temos o setor de adoção, primeiro você passará por uma entrevista, serão pedidos alguns documentos, e com certeza terá um bebezinho que lhe trará muitas felicidades.

Entre no site para conhecer um pouco mais: www.suipa.gov.br

Até a próxima.



Colunas anteriores
01, 02, 03


início

cão

gato