PANORAMA DA PROSA BRASILEIRA
CONTEMPORÂNEA - VOL. 1

PAOLA RHODEN – Nasceu no Estado do Paraná, Brasil, e foi por necessidade do trabalho que morou em diversas cidades brasileiras. Colecionou diplomas e certificados que lhe capacitaram a exercer os cargos de sobrevivência. Mas o verdadeiro aprendizado obteve no convívio entre pessoas das mais diversas culturas, as quais lhe ensinaram muito mais com suas experiências do que os bancos escolares lhe possam ter transmitido. Essa sabedoria obtida no dia a dia, ela coloca nas páginas que escreve. Foi premiada em vários concursos literários, tendo alguns textos publicados em antologias. Editou dois livros, Caminhos Sem Volta e Dezessete Anos, ambos romances, tendo por base a vivência de pessoas que lhe cruzaram o caminho. Paola reside atualmente em Brasília.

Site: http://www.paolarhoden.com

Contatos: paola.rhoden@terra.com.br
Página individual de prosa em Blocos Online
Página individual de poesia em Blocos Online

Paola Rhoden



          Paola Rhoden Uma luz na janela

Paola Rhoden A juventude e a velhice

Paola Rhoden Homem nenhum é maior


UMA LUZ NA JANELA

          Toda tarde quando voltava cansada do trabalho para minha casa, passava pelo centro da pequena praça de minha cidadezinha. Caminhando distraída pelas aléias cheias de flores, não percebia mais nada além do perfume no ar exalado pelas plantas e de uma janela que ficava ao fundo, destacando-se no escuro da tarde em seu retângulo iluminado. Todos os dias era a mesma coisa, quando entrava na praça, via ao fundo a janela e sentia o perfume no ar.
          Passaram-se semanas naquela rotina.
          Certa noite, voltando um pouco mais tarde que o costume, andei mais devagar pelas aléias perfumadas. De vez em quando parava para olhar ao redor, cheirava o ar. Mas alguma coisa estava diferente, e não conseguia imaginar no que poderia ser! Continuei andando pela praça, distraída e pensativa, até que me veio a lembrança: A JANELA!
          Ora! Vejam só! O que me chamou a atenção foi isto: "a janela estava escura". Fiquei a imaginar o que teria acontecido! Porque a janela estava escura hoje? Provavelmente as pessoas que ali moram saíram, ou já foram dormir. Parei, e fiquei a olhar na direção onde deveria estar o retângulo de luz. Fiquei ali alguns minutos, sem pensar em nada, apenas olhando naquela direção. O barulho de um carro passando em uma rua lateral tirou-me então daquele devaneio, e voltando a realidade da vida, pensei: Como o ser humano se apega às mínimas coisas! Como aquela luz refletida em uma janela desconhecida, já fazia parte de meu dia a dia! O simples fato de não estar lá naquela noite, causou-me um sentimento de perda, ao ponto de fazer-me ficar ali parada, pensando! Como muitas outras coisas e acontecimentos, essa janela já fazia parte de minha jornada pela vida.
          A vida das pessoas é feita de momentos, atos, pensamentos, luzes e sombras. Tudo medido de forma que nada esteja no caminho de cada um por acaso. Vem sempre na hora certa, nem mais cedo, nem mais tarde. Tudo tem sua razão. E vem na hora que deve ser.

1  2    3 


Nei Duclós
Retornar à capa
Paola Rhoden