PANORAMA DA PROSA BRASILEIRA
CONTEMPORÂNEA - VOL. 1

PAOLA RHODEN – Nasceu no Estado do Paraná, Brasil, e foi por necessidade do trabalho que morou em diversas cidades brasileiras. Colecionou diplomas e certificados que lhe capacitaram a exercer os cargos de sobrevivência. Mas o verdadeiro aprendizado obteve no convívio entre pessoas das mais diversas culturas, as quais lhe ensinaram muito mais com suas experiências do que os bancos escolares lhe possam ter transmitido. Essa sabedoria obtida no dia a dia, ela coloca nas páginas que escreve. Foi premiada em vários concursos literários, tendo alguns textos publicados em antologias. Editou dois livros, Caminhos Sem Volta e Dezessete Anos, ambos romances, tendo por base a vivência de pessoas que lhe cruzaram o caminho. Paola reside atualmente em Brasília.

Site: http://www.paolarhoden.com

Contatos: paola.rhoden@terra.com.br
Página individual de prosa em Blocos Online
Página individual de poesia em Blocos Online

Paola Rhoden



          Paola Rhoden Uma luz na janela

Paola Rhoden A juventude e a velhice

Paola Rhoden Homem nenhum é maior


HOMEM NENHUM É MAIOR

          Ser um objeto dentro do mundo, manipulado pelas raças e pelos poderes terrenos, quer sejam eles de natureza física ou da mente, é deixar-se levar pelas massas, não aproveitar o que de melhor a vida tem a nos proporcionar e não deixar transparecer o brilho de nossa alma para o mundo que nos cerca.
          Viver não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível de se contatar o verdadeiro caminho para uma vida melhor.
          Ser um homem e uma alma ao mesmo tempo, dá um pouco de trabalho, mas com algum esforço se consegue. E é claro, além de se conseguir viver melhor, também fazemos a vida dos que estão ao nosso lado ser mais agradável, quer seja de uma forma ou de outra.
          Devemos sempre levar em consideração os que nos cercam, pois deles depende também a nossa felicidade. Se os próximos estão felizes, por conseqüência somos felizes também.
          Olhamos ao nosso redor e veremos a todo o momento pessoas que dependem de nós. Nossa família em primeiro lugar, nossos amigos, as pessoas que por algum motivo pedem algo para si e que nós possamos dar, enfim, uma grande quantidade de seres depende de nossos atos todos os dias.
          Isto faz com que sejamos bem mais importantes no contexto cotidiano, assim como todas as pessoas que nos servem de algum modo também o são.
          Se pegarmos algumas das coisas que usufruímos diariamente, como roupas, calçados, comida, luz, água, telefone e tudo o mais, e analisarmos com calma quantas pessoas estão envolvidas no sistema para que obtenhamos o produto final em nossas mãos, ficaremos impressionados de a quanta gente devemos favores e dependemos para viver.
          Que tal? Conseguimos saber o total dessa gente maravilhosa que nos serve sempre, e que sem elas nenhuma dessas utilidades poderia estar disponível em nosso dia a dia, ou para que pudéssemos trabalhar em nossos empregos tranquilamente?
          Aí me pergunto: Será que agradecemos a Deus o suficiente, por essas pessoas existirem e nos servirem com tanto esmero?
          Pensando nisso, vemos que não somos os únicos a dar a alguém alguma coisa, e sim que somos mais um.
          Percebemos então, que o homem não está só e não pode viver só, num mundo onde todos somos uma única célula.
          Em um mundo onde todos somos um.

1  2    3 


Paula Rhoden
Retornar à capa
Rosy Beltrão