PRISCILA  SENA

Médica Veterinária do gatil da Suipa, especialista em Patologia Clínica de pequenos animais, Plantonista da Help Vet, autora e co-autora de trabalhos científicos publicados, entre eles: Diagnóstico de Tumor Venéreo Transmissível Cutâneo Canino através do Método de Punção por Agulha Fina; Determinação do Perfil Hematológico para Mico Leão Dourado, Livre de Patógenos Específicos na Reserva de Poço das Antas.

 

 

 

 

ronronos  e  latidos

Coluna nº 12 - 22/09/2008
(próxima 11/10)

Alimentação para Filhotes

A velocidade em que seu cachorro vai crescer varia muito de raça para raça e é muito diferente do crescimento humano. Para os cachorros a infância e a “adolescência” são extremamente curtos, quando comparados ao período adulto. Quanto menor for a raça do seu cachorro, mas rápido ele chegará a idade e tamanho adultos.

Para se ter uma idéia, um poodle ou um yorkshire terminam sua fase de crescimento por volta dos 9 meses, sendo que nos 3 últimos meses o crescimento já é bem desacelerado. Já um filhote de Dog Alemão, vai continuar crescendo até os 18 meses!


FILHOTES COM ATÉ UM MÊS DE IDADE
Devem ser alimentados exclusivamente com leite materno. O leite produzido no início da amamentação (colostro) é riquíssimo em anticorpos. Além de adquirir uma proteção imunológica temporária, receberá também todos os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.
Se a fêmea estiver muito debilitada e/ou produzindo pouco leite, os filhotes não se desenvolverão normalmente e chorarão de fome a toda hora.
Isso é mais freqüente em cadelas que dão a luz pela primeira vez e/ou possuem uma ninhada muito numerosa. Nessas situações, inicie um desmame precoce para os “bebês” introduzindo gradativamente papinhas industrializadas formuladas especialmente para recém-nascidos, como a papinha para desmamame da Royal Canin.
Dependendo da idade, do porte e da condição física dos “bebês”, podemos oferecer essa papinha em mamadeiras especiais para cães recém-nascidos ou diretamente em tigelas rasas. Intercale diariamente 4 ou 5 refeições de papinha com o aleitamento materno.

FILHOTES ENTRE 1 E 2 MESES DE IDADE
Substitua gradativamente o leite materno ou a papinha para recém-nascidos por uma ração de boa qualidade formulada especialmente para filhotes. Uma semana é o tempo mínimo necessário para essa mudança.
Não se esqueça de umedecer bem a ração com água, a fim de facilitar a sua mastigação e deglutição. Ofereça 4 ou 5 refeições diárias.

FILHOTES ENTRE 2 E 6 MESES DE IDADE
Ofereça a mesma ração de filhotes em 3 refeições diárias. Reduza aos poucos a quantidade de água misturada na ração até deixá-la totalmente seca.
Nessa fase já podemos começar a oferecer petiscos caninos durante o “adestramento caseiro”, sempre por merecimento (reforço positivo) e com muita moderação.

FILHOTES ENTRE 6 E 12 MESES DE IDADE
Mantenha a mesma ração seca, dividida em 2 refeições diárias. Geralmente o consumo de ração diminui visivelmente, pois dependendo do porte do animal o crescimento físico do filhote já se encerrou ou é bem mais lento.
Observe atentamente a recomendação do fabricante, pois algumas marcas indicam a substituição da ração de filhotes para a ração de adultos em idades diferentes dependendo do porte (10 ou 18 meses).

Até a próxima.



Colunas anteriores
01, 02, 03, 04, 05, 06 , 07, 08, 09, 10, 11


início

cão

gato