PRISCILA  SENA

Médica Veterinária do gatil da Suipa, especialista em Patologia Clínica de pequenos animais, Plantonista da Help Vet, autora e co-autora de trabalhos científicos publicados, entre eles: Diagnóstico de Tumor Venéreo Transmissível Cutâneo Canino através do Método de Punção por Agulha Fina; Determinação do Perfil Hematológico para Mico Leão Dourado, Livre de Patógenos Específicos na Reserva de Poço das Antas.

 

 

 

 

ronronos  e  latidos

Coluna nº 25 - 22/5/2009
(próxima 11/6)

A educação de um cão

É muito importante que o cão saiba seu nome e que responda quando é chamado. E isto não é tarefa de um dia, e sim ROTINA.
Significa que o cão tenha um horário para as refeições, os descansos, o exercício e os momentos de brincar. Que coma a mesma hora para educar seu aparelho digestivo, e também que vai à rua na mesma hora.
Leve-o sempre a um lugar pré-determinado para que faça suas necessidades, antes e depois da brincadeira, ao amanhecer e à noite, mas não esquecendo que isto somente após o protocolo de vacinação.
Comece a levá-lo na rua realizando passeios curtos, podendo aumentar a Kilometragem” aos poucos. Não o esforce demais, e não leve seu animalzinho para passear nas horas quentes do dia.

Uma dica: o método da caixa.

Consiste em uma caixa apropriada para dormir e estar, seu filhote deverá aprender que a “caixa” ocupa um lugar muito especial na sua rotina diária. Ele deve vê-la como sua casa, e não como um castigo, o refúgio para onde vai quando esta só. Logo entenderá as palavras “sair” e “caixa”, também aprenderá a preferir sua caixa a qualquer cama. Enquanto você o treina, permita que ele percorra a casa. Com esse método seu filhote pode estar educado ao fim de 4 a 6 semanas.

Quando os donos trabalham:

Estar sozinho é estressante para um filhote. È como deixar uma criança em seu primeiro dia no jardim de infância.

Treine-o: pegue suas chaves, diga-lhes adeus e volte em 2-3 minutos depois. Aumente gradualmente a duração de suas ausências.

Deixe o rádio ligado ou a televisão para que ouça conversação e música. E quando voltar, cumprimente-o com muito carinho, da mesma forma com que ele o/a receberá.

Até a próxima.



Colunas anteriores
01, 02, 03, 04, 05, 06 , 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24    


início

cão

gato