COLUNA DE VÂNIA MOREIRA DINIZ

Nº 29 - 6/11/2007
(próxima: 20/11/2007)

          


Precisamos Continuar...

Acho que todos nós escrevemos porque amamos falar por intermédio da literatura. Não sei como foi a primeira experiência de vocês com as letras e quando descobriram que escrever era tão importante como receber o oxigênio que nos garante a vida. A minha, foi aos seis anos quando percebi o amor de meu avô escritor, aos livros.

Um dia, quando eu completei 9 anos ele reuniu todos os meus escritos e publicou-os junto com um livro seu que era lançado. Nunca esqueci esse gesto e o amor que emanava de seu coração. Mas acreditem que ele sabia ser duro enquanto eu escrevia apontando erros e pedindo-me que o fizesse outra vez, afirmando que eu jamais seria uma escritora se não tivesse persistência e soubesse ser humilde. 

Lágrimas desciam dos meus olhos, uma dor funda na alma, mas graças a tudo isso, cheguei até aqui. As expectativas de alguém que trabalha por amor em qualquer segmento são muito grandes, intensas, particularmente quando se trata de arte.

A literatura quer seja prosa ou poesia engloba muitos sonhos, por isso prossegui desde aquela época, por isso estou até hoje escrevendo independente de reconhecimentos ou palavras bonitas e elogios.

Sempre escreverei, porque sem isso não saberia viver. Claro que muitos sonhos se realizaram, tenho que agradecer momentos de felicidade extrema em que chorei de alegria. O ano passado foi particularmente especial e não olvidarei os lançamentos de meus três livros nem as pessoas que me apoiaram e estavam presentes tanto pessoalmente como por palavras enviadas. Momentos de efusão emocionada.

Sei que no Brasil não é nada fácil para o escritor, principalmente o reconhecimento de toda uma vida dedicada à literatura.

Consciente disso e desejando divulgar outros talentosos escritores montei meu site, meus grupos até porque ninguém pode ser feliz sozinho. E atualmente tenho alguns veículos de divulgação incluindo o jornal/Ecos cuja parceria com o escritor Fernando de Oliveira muito me orgulha.

Um sonho é ainda mais curtido quando engloba outros sonhos. Sonhar juntos é sempre melhor e mais encorajador e tenho feito isso em companhia de colegas que eu admiro profundamente.

Em alguns momentos de desalento passageiros pensei em acabar o grupo de literatura, esquecer meus sites e dedicar-me apenas aos meus livros, independente de qualquer divulgaçãoe longe da internet. Apenas escrevendo.

Reflito, porém em tudo que realizamos, nos dias difíceis de trabalho até de madrugada, nas inúmeras vezes que ultrapassei o esmorecimento, no amor com que realizo não só o trabalho de literatura como o de atualização, com carinho inefável. E nas pessoas que confiam em mim.

Por isso estou aqui, por isso continuo trabalhando, em prol da divulgação dos escritores, usando a literatura para dar um grito de alerta em defesa desse mundo lindo, com pessoas sensíveis e maravilhosas, natureza privilegiada e que não pode continuar sendo vítima da violência.  Para que? Por quê?

Desejo que os escritores continuem na luta, apesar da indiferença, das fases de incredulidade, lembrando sempre o quanto somos finitos, que precisamos refletir e viver um dia de cada vez. O hoje não será repetido amanhã por isso devemos vislumbrar um horizonte sempre esperançoso.

Acho que recentemente muitos acontecimentos ocorreram, esse ano foi difícil para todos nós, presenciando o barbarismo que está havendo no Brasil e no mundo. Por isso mesmo precisamos continuar e usando a literatura como nosso principal estandarte. Continuemos, nós precisamos um dos outros apesar do egoísmo e começando a combatê-lo firmemente  a partir de nós, a partir de mim.


Colunas anteriores:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28

Colunas de convidados especiais