"DIVERSOS CAMINHOS EM BLOCOS", POR ZANOTO

Jornalista famoso do Correio do Sul (Varginha/MG), desde 1950 mantém a coluna lítero-poética "Diversos Caminhos" naquele jornal.
Manteve coluna em Blocos Online de janeiro de 1998 a dezembro de 1999, e agora retorna à Internet, novamente através de nosso site.
C. Postal, 107 - 37002-970 Varginha/MG

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ÍNDICE ONOMÁSTICO, COM AUTORES CITADOS EM COLUNAS ANTERIORES

Coluna nº 27, de 15/11
(próxima: 15/12)

1. CONSUMAÇÃO

"Na viagem da vida,
o perigo é voltar"
(A. Garret)

Chego e não há ninguém me esperando,
Tivesse que partir, para onde iria?
0 tempo passa: eu dentro dele me consumo.
Ama aos outros como a ti mesmo, disse Jesus.
Difícil. O possível é manter os olhos abertos.
Múscias tocam em minha cabeça.
O baile esta vazio.

Eduardo Waack (Matão/SP)

2. LOUCURA - A loucura que me fez louco / me acompanha me seduz/ me alimenta/ faz do meu o seu-reluz / o beijo/ o corpo/ o espírito (Lucimar Cardozo, in "AVESSO").

3. Nada entre eles foi casual. Marearam encontro às 19:30 horas no restaurante. Pra ele, o dia foi de intenso trabalho.Conseguiu, ainda, escrever quatro poemas. O tio dela, que chegou de Salvador, estourou um "Moet & Chandon" para comemorar. Enquanto isto, ele encontrou em cima da mesa de trabalho este pensamento de Bete Coelho (atriz e diretora de teatro): "O essencial em um ator é a verdade. Para ele, a verdade tem de ser o princípio, não o fim".

4. A luz salta do teto e escorre parede abaixo. Mandaria um recado para Teresinha Morango. Não, não vai ser possível traduzir aqueles versos de Apollinaire. Tânia Diniz passa sorridente pela rua Alagoas. Esta tarde traz em seu bojo remotas lembranças, esta tarde que agora ilumina a entrada do shopping. De repente, alguém se lembra de Lil Abner (o Ferdinando). E me lembro também. 0 fato e que a história é tão simples que ninguém a entende.

5. A CAMINHO DAS ÍNDIAS - A paisagem/ de meu país/ navega/ em estio (Wagner Torres, BH/MG, in "Papoulas caboclas sobre águas virgens") *** O mercador de peles, no Cairo, está descalço. *** Eduardo Sued é um pintor que busca dar forma ao vazio. Como isso é possível? *** O detetive-filósofo Lew Archer procura a moral por trás das escabrosas estórias que investiga. Será que vai achar? *** O velho fica emperdigado a tarde inteira, imóvel e calado. O gato tenta lamber seu rolex.

6. me pousa distraído o poema
eu ocopado
o poema grita

aspirino-me

(Edival Perrini - Curitiba/PR)

7. Enfim, eu podia dizer como Danilo Gomes: "No tumulto barroco dos lençóis,/ teu corpo é uma garça estirada,/ feita de colina brancas/ e de frêmitos"... Quem mandou você sair correndo e não responder minha pergunta! O namorado, por exemplo, ficou terrivelmente enciumado e brabo mesmo por ter dado passeio de mini-saia na rua. Olho da moçada nem piscava. Sem dúvida, menina, seu corpo e feito de colinas brancas e de frêmitos.

8. A. P. (Belo Horizonte) me enviou foto que continha belíssimo desenho de Sônia Corrêa. Acabo de escrever para Kátia Abreu Souza em São Paulo (SP),
pedindo que ela consiga para mim o livro ELOGIO DO HOMEM, de Ana Cândida Costa, lançado pela Cortez, em 1990. Me disseram que se trata de excelentes poemas. Quero ver.

9. INTERDITO

foi-me vedado o dia
em que todas as coisas
não seriam mais
que um regaço
percorrendo a infância

às cegas
tateando o horizonte tonsurado
hei de encontrar este dia

ah deixai-me estar aqui
a espera deste dia

Iacyr Anderson Freitas (J. de Fora/MG), do livro "Primeiro Livro de Chuvas").

10. Um abraço para o contista e escritor Caio Porfírio Carneiro (SP/SP) pelo ótimo conto "A lagoa" (reminiscência) que só hoje li. Gostei muito. *** POEMA - A
tudo o que e solitário/ Lanço agora o anzol: / Dai resposta a impaciência da chama (Franklin Jorge, Natal/RN). *** MÁGOA - A nódoa / dentro da alma, /
escarlate/ roxa,/ negra,/ para sempre (Ana Pires, Feíra de Santana/BA).

11 . Júlio La Barca, depois de comentar o livro "Chicabum", de Antonio Bivar, que leu no último fim-de-semana, se referiu ao poema "Programa", de Vera Maya (RJ/RJ), publicado em "Blocos" 22, recorri imediatamente a um exemplar desse número, no meu arquivo, e li: "Hoje acordei assim: / muito mal
intencionada./Planejei todos os lances:/ olhares, odores, palavras,/ gestos, sabores excêntricos, trilha sonora e cenário. // Hoje, tu não me escapas".

12 o manto desta noite
                            esparsos fulgores enfeitam —
                                           relâmpagos!

(Tânia Diniz/BH, in "Bashô em nós", haicais)

Enquanto isto, Krug Pilard repete Antônio Barreto: "A Terra é um desperdício,/ Quando o Homem se chacina"...

Arquivo de crônicas anteriores:
00, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 , 21, 22, 23, 24 , 25

« Voltar