Christina M. Herrmann  

Christina M. Herrmann é poeta, webdesigner. Carioca, vive atualmente na Alemanha. Comunidades no orkut: "Café Filosófico das Quatro", "Sociedade dos Pássaros-Poetas" ambas de entrevista e "Orkultural" em parceria com Blocos Online.
Endereço do Blog, reunindo todos os seus sites e comunidades: http://chrisherrmann.blogspot.com

 Coluna 86 - 2ª quinzena de junho de 2009
(atualizações: todo dia 8 e 24 de cada mês)
 

HOMENAGEM A DENISE MORAES

Nesta série trazemos pessoas que têm ou tiveram passagem pelo Orkut, menos ou mais conhecidas, mas que através de obras artísticas trouxeram a muitos encantamento, respostas ou novas perguntas.

DENISE MORAES - BIOGRAFIA

Denise Moraes, nascida em 18.10.1956, natural de Vitória - ES.  Com formação superior em Letras ( Português/Literatura )  e outros cursos extracurriculares.

Iniciou - se na pintura brincando na adolescência.  Mais tarde fêz curso de pintura acadêmica clássica em O/S/T.  Seu estilo é o impressionismo leve e revela traços de primitivismo romântico, análise do historiador e professor da UFES, Ernesto de Souza Pachito.

Com certa dose de autodidatismo, experimenta materiais recicláveis, como: pó - de - serra, pó de minério, areia, barro, madeira e outros que trazem inspiração para pintura em tela, tecido, parede, porcelana, etc. Nos quais busca  pela pesquisa, novos suportes para arte, fugindo do academicismo clássico na tela plana.  Além da pesquisa, há composições de resultados belíssimos como o trabalho de colagem em MDF e de pedaços de lonas emendados.  O virtuosismo que possui, a distingue dos outros artistas no cenário das artes plásticas.

Além desses, outros temas são trabalhados como a natureza morta, marina, fundo do mar, flores, paisagem.

Ministrou aulas de pintura em seu ateliê.

Participou de 30 exposições individuais e 25 coletivas em galerias, espaços culturais, entre elas: FAFI, Projeto TAMAR, Shoppings, SINDIAPPES, CST e suas obras integram acervos da Assembléia Legislativa - ES, UFES, Correios, PETROBRAS, Restaurante São Pedro ( Patrimônio Histórico ), Centro Educacional Leonardo Da Vinci.

Foi solidária com o Leilão Beneficente da  ACACCI, na Galeria Ana Terra e  Yázigi.

A pintora utiliza a pintura não somente para homenagear, mas também para denunciar e preservar.

Atualmente é integrante do grupo Itinerante " A Amazônia é  Nossa ", que tem apoio do cantor Byafra no blog, com sua música " Tupy or not Tupy ".   Estando na 4ª mostra em Barueri - SP.

Participa das reuniões da AFESL.   Retirou suas poesias da gaveta, tendo poesia publicada e ilustra e - books com suas obras.

Recebeu " Menção Honrosa " em artes plásticas e poesia.

Álbum de fotos no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?uid=5175846424755756712

 

UM PEQUENO TRECHO DA ENTREVISTA COM DENISE MORAES NO CAFÉ FILOSÓFICO DAS QUATRO

MARCELO MOURÃO: Fale de seus planos para o futuro.  Há projetos novos sendo  idealizados por você no momento?

DENISE: Resolvi tirar minhas poesias da gaveta e estou escrevendo poemas novos e crônicas.

Há um projeto de continuar levando poesia para os asilos, participar de saraus, eventos culturais.

Não descarto a intenção de expor meus quadros no exterior.

CHRIS HERRMANN: Você que lida com Artes, o que mais admira num colega artista plástico ? E escritor ?

DENISE: O que admiro num artista, é a capacidade de  transportar para obra toda sua sensibilidade, quer seja homenageando,  exaltando ou denunciando. O artista tem liberdade de usar a arte de expressão e deve fazê - lo.   Ser criativo e lutar pelo que o povo clama, usando  canais de divulgação para alertar.

O primordial, é  não caminhar sozinho, ser solidário com o colega, ter espírito de união.  Dessa forma, colherá muitos frutos.

Da mesma forma penso o que um escritor pode e deve fazer pela arte.  Os nossos escritores do passado exaltaram, criticaram e homenagearam a pátria.

Atualmente podemos conferir os que escrevem com veracidade.

O engajamento das artes plásticas com o escritor, tem sido de vital importância no contexto.

BYAFRA: Você conhece a obra de Francis Bacon ?

Como você vê essa tentativa de expressar o interior através das tintas?

Será que existe alguma forma de fazer uma pintura que se possa transformar em sons e dessa forma se chegar aos deficientes visuais?

Obrigado Denise, você é uma pessoa sempre gentil e de sensibilidade à flor da pele.

DENISE: Eu conheço algumas obras do pintor contemporâneo Francis Bacon.   Pintou figuras trágicas, atormentadas físicas e emocionalmente.  Usando um colorido pálido em seu trágico tema.

Os traumas de guerra, da infância dramática, a época, os fatos com os quais conviveu.  Seus temas ainda costumam chocar-nos como a pedofilia, a violência, o horror, etc.

Com maestria, transmitiu seus sentimentos, apesar de ser mais criticado do que admirado na época.

Expressar a sonoridade através das tintas é o resultado de uma vibração que impressiona nossos órgãos físicos e produz em consequência, um fenômeno virtual, numa sensação  que acarreta bem-estar moral e espiritual.

Segundo Platão, a música é uma lei moral.  Dá alma ao universo, asas ao pensamento, saída  da imaginação, encanto à tristeza, alegria e vida a todas as coisas.  Ela é a essência da ordem e eleva em direção a tudo que é bom, justo e belo, deslumbrante, apaixonada e  eterna.

As notas musicais são simbolizadas por cores. O dó simboliza azul-celeste. O mi a força do amor.

Eu mesma fecho os olhos e tateando algumas telas, sinto que transmitem algo.

Certa vez, minha tia que perdera a visão, ficou tateando uma tela  minha e sorria enquanto isso.  Fiquei atenta a esse fato.  Eu por exemplo, sei o que estou a tocar, porém, ela não.  Percebi a alegria, enquanto seus dedos deslizavam sobre a tela.  Os tons eram suaves.  

Acredito que o tato possa remeter a algum lugar.   Com o método braile, o deficiente visual pode desvendar um mundo antes desconhecido.  Sua sensibilidade é mais aguçada e, acredito nessa teoria.

Byafra, sendo você compositor e sensível, creio ter feito tal experiência.

Quanto aos sons emitidos através das tintas, deveria ser feito um estudo mais aprofundado e, não parar na teoria de Bacon.


**************************************


LEIA A “SACIEDADE DOS POETAS VIVOS DIGITAL” de BLOCOS ONLINE

Volumes [1] - [2] - [3] - [4] - [5] - [6] - [7] - [8]


* * *

DICAS E EVENTOS ORKULTURAIS

Acesse o fórum de debates e eventos da nossa comunidade:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4952440

* * *

CLIQUE AQUI PARA INTEIRAR-SE DAS COMUNIDADES PARCEIRAS DA COLUNA ORKULTURAL
(é preciso participar do orkut para poder acessar o link)

Arquivo de colunas anteriores:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10 , 11, 12, 1314, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82 , 83, 84, 85                

Voltar