Coluna de Rogel Samuel 
Rogel Samuel é Doutor em Letras e Professor aposentado da Pós-Graduação da UFRJ. poeta, romancista, cronista, webjornalista.
Blog pessoal: http://literaturarogelsamuel.blogspot.com/

Nº 280 - 2ª quinzena de junho de 2015
(atualização quinzenal, dias 10 e 25)

A PANTERA

22.

Em Paris, encontrei meu tio no “Bistro Duplex”, que fica em baixo do “Hotel du Petit Louvre”. Estava com um café na mesa. Parecia um parisiense.

Sua alegria foi grande.

Sentamo-nos com ele e ouvimos suas novidades ainda ali com as malas no chão. Meu tio já tinha comprado um lote de livros e de Cds.

– Não existe mais a Paris do meu tempo, disse ele, triste.

– Acabou com a guerra, respondi. E perguntei:

– Quanto tempo mais quer ficar aqui?

– Uns seis anos!

E caímos na gargalhada.

Sim, estávamos felizes.

– Ótimo, respondi. Posso arranjar isso.

E dias depois aluguei um apartamento ali perto, na rue Violet, onde nos alojamos. Era um sala e quarto, mas tinha um bom hall de entrada. A sala era dividida por um biombo desbotado. Eu e Jara ficamos no quarto, meu tio na sala, um jogo de sofás, perto da cozinha e do banheiro. Comprei uma máquina de costura usada. Depois desses ajustes, tudo ficou ótimo e passei a desenhar, cortar e costurar um vestido para Jara e fiz um magnífico sobretudo para meu tio. Ele adorou e disse-me que eu era o gênio da moda.

E realmente vinha-me, cada vez mais, um desejo antigo, infantil de costurar. Meu tio queria que eu me tornasse estilista de moda.

– Estamos em Paris, disse ele. A capital da moda. É isso que você faz muito bem.   Assim, incentivado por ele, matriculei-me na “Ecole de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne”. Ali estudei estilo, desenho de figurino, silhueta, movimento, posições do corpo, criação de uma coleção pessoal, montagem, acabamento e modelismo. O curso, mantido em colaboração com agentes do mundo profissional, habilitava os alunos a aprofundar seus conhecimentos de técnicas de design de vestuário, tradicionais e contemporâneas, com abordagem criativa para modelar e desenvolver suas habilidades estilísticas através de registros de uma coleção pessoal e para complementar oferecia o conhecimento do ambiente dos negócios econômicos do setor da moda. Na realidade, preparavam-nos para ser um empresário da moda. Era tudo o que eu queria.

Logo vi que tinha muito a aperfeiçoar, mas eu era muito bom naquilo que aprendi ainda menino. E me interessava e ia desenvolvendo.

Um dia um professor, vendo-me trabalhar na gola de um casaco, me perguntou:

– Com quem você aprendeu a fazer isso?

– Com minha mãe, respondi.

– Quem era ela? Coco Chanel?

E rimos.

De certo modo era verdade. Minha mãe era discípula de Chanel à distância.

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